Você sabe o que é automação com DevOps? Entenda mais sobre o assunto!

ProMoveDevOpsVocê sabe o que é automação com DevOps? Entenda mais sobre o assunto!
Você sabe o que é automação DevOps?

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) têm muitos desafios diários. Um deles é estarem sempre dispostos a inovar e procurar ferramentas para otimizar a entrega de seus serviços sem aumentar os gastos, o tempo de execução e os retrabalhos. Nesse contexto temos a automação com DevOps, que pode solucionar todos os problemas de uma companhia que passa por essas situações.

Evitar implementar a cultura DevOps pode causar muitos problemas às empresas, visto que elas se mantêm engessadas em processos obsoletos, têm comunicação ruidosa e pode ser capaz de desencadear muitos erros.

Você quer saber mais a respeito da automação com DevOps e entender como é importante implementá-la na sua organização? Fique atento ao post e prepare-se para o sucesso!

O que é a automação com DevOps?

A automação com DevOps é uma cultura implementada nas empresas e que tem como objetivo unir e aproximar os times de desenvolvimento e operação. É assim porque o termo se refere à união das palavras development e operations. A ideia é simplificar processos e integrar os times para aumentar o número de entregas em menor tempo e diminuir a incidência de erros.

Na prática, isso se resume a um desenvolvimento de softwares capaz de unir as equipes, o que otimiza os processos em todas as fases até o resultado final.

Na rotina de uma empresa, o que muda é que os funcionários responsáveis pelas operações se integram e compreendem toda a engenharia envolvida no desenvolvimento de software. Igualmente, desenvolvedores entendem e participam das fases que envolvem as ferramentas e suas formas de implementação.

Antes da automação com DevOps, todas as tarefas eram feitas de forma manual, o que favorecia a incidência de erros e exigia mais tempo por parte dos funcionários. Agora, ela permite que tudo seja monitorado.

Quais os impactos da automação com DevOps?

Modelo de serviço integrado

As formas de trabalho anteriores ao DevOps podem ser bastante arriscadas. Como as mudanças se acumulam e as entregas são feitas todas de uma única vez, muitos detalhes podem passar despercebidos.

A metodologia acaba com esses problemas, já que absorve as mudanças de forma muito mais rápida. Na prática, o que se vê é que não existe acúmulo de alterações, o que implica em menos riscos de erro, mais satisfação do cliente e maior agilidade na entrega do produto.

Equipes multidisciplinares e entrosadas

Uma empresa que trabalha com automação em DevOps consegue construir times multidisciplinares, com colabores capazes de resolver problemas mais abrangentes e que não se limitem ao setor em que atuam. As equipes conversam de forma harmoniosa e permite que os funcionários estejam presentes e conheçam os estágios de criação do software.

A automação com DevOps também exige que a empresa trabalhe com profissionais responsáveis por testes, desenvolvimento, servidores e outras áreas da TI. Tudo isso contribui para um bom desempenho e uma boa entrega para seus clientes.

Otimização e criação de quadro de gestão

Com a mudança da rotina de uma empresa, é fundamental que os profissionais de cargos de coordenação e supervisão criem um quadro de gestão eficiente. A ferramenta ajuda a diretoria a visualizar os processos e as tarefas que envolvem o desenvolvimento do produto, além de controlar o andamento dos trabalhos com maior facilidade.

Isso faz com que os erros diminuam e agiliza a entrega de documentação e a emissão de relatórios, essenciais para a análise e o planejamento de gestão.

Melhoria de processos

Se você busca uma forma de simplificar as etapas de trabalho da sua empresa, a automação com DevOps pode ser a resposta que você precisava. A cultura torna os processos mais econômicos e ágeis, já que a premissa é facilitar a integração entre as equipes.

O resultado são aplicações complexas resolvidas de forma mais rápida. Sem a cultura DevOps, as empresas precisariam de muito mais colaboradores nas equipes, sempre focados em implantar e monitorar os sistemas para garantir a excelência no resultado.

Automatização de processos

Sabe aqueles trabalhos manuais incansáveis que seriam agilizados por uma ferramenta de otimização? É hora de mudar isso. A automação com DevOps permite que você implemente formas automatizadas de executar tarefas operacionais demais.

A ideia não é você demitir seus funcionários, pelo contrário. Automatizando as etapas, seus colaboradores podem passar por capacitações que os permitam desempenhar tarefas mais complexas e que realmente dependam de seus conhecimentos.

Também não podemos deixar de citar a economia de tempo que a automação proporciona. Tudo é feito de forma mais rápida, eficaz, otimizada e com muito mais chances de sucesso na entrega do software.

Quando as tarefas são automatizadas, é possível melhorar a rotina da empresa e ainda contribuir com a harmonia entre as equipes. Já imaginou parar de perder tempo com etapas que serão facilmente realizadas por sistemas e ainda poder aproveitar mais a sua mão de obra?

Empresa mais moderna

Uma empresa que adota a automação com DevOps certamente terá uma melhor reputação perante consumidores e possíveis clientes. Isso acontece porque aquele que contrata seus serviços entende que a companhia se preocupa com o armazenamento de dados e com a segurança das informações, já que a cloud computing tem relação estreita com essa forma de trabalho.

Além de reduzir os custos, a cultura DevOps e o armazenamento na nuvem ajudam a economizar na criação e nas formas de aplicação dos softwares, o que resulta em novos recursos de hardware e software.

Melhor análise das tarefas

Implementar uma nova cultura na empresa possibilita expandir o olhar dos gestores para as práticas diárias de trabalho. Por conta disso, fica mais fácil analisar o que é feito dentro da organização e diagnosticar problemas que, muitas vezes, podem existir há anos e nunca tiveram solução.

Esses problemas reincidentes custam dinheiro, demandam mão de obra, atrasam entregas dos softwares e contribuem com a insatisfação do seu consumidor. Tudo o que um gestor não quer, não é mesmo?

Quais as novas práticas utilizadas com DevOps?

Integração e entrega contínua

A entrega contínua é um dos pilares atuais da engenharia de software. Na prática, as equipes produzem as versões em ciclos curtos para garantir que as ferramentas sejam lançadas mais frequentemente e de forma otimizada.

A ideia é realizar os testes e liberar o software de forma rápida e com frequência maior. Isso ajuda a reduzir custos da empresa e a economizar tempo. Também é vantajoso para que os erros diminuam e que as alterações sejam entregues mais rapidamente.

Automação de release

Com o DevOps, é possível gerenciar o ciclo de vida dos lançamentos de software por meio da automação dos processos de lançamento. Isso possibilita que os gestores planejem e monitorem a frequência dessas liberações.

A automação de release também permite que a empresa concentre seus recursos humanos e financeiros na entrega pontual dos softwares.

O resultado disso é uma empresa com mais credibilidade e que obedece, na íntegra, todo o cronograma do projeto. Tudo isso, claro, trabalhando em conformidade e permitindo a rastreabilidade das mudanças. ​

Percebe como a automação com DevOps pode revolucionar a sua empresa e elevar seus lucros? Então não espere mais e entre em contato com a gente. Temos soluções incríveis para você!

About the author

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ. Trabalha com avaliação e melhoria de processo de software desde 2004. Foi responsável pela definição e implantação da infraestrutura, customização do processo, treinamento e administração do TFS 2010 na APPAI. Responsável pela migração de todo o ambiente para a versão TFS 2015, com a adaptação do processo para as novas funcionalidades do TFS 2015. Implantação do deploy automático e testes automatizados unitários e funcionais utilizando o TFS 2017, incluindo todos os sistemas core da arquitetura da APPAI. Responsável pela definição, customização, treinamento do processo e administração do TFS 2012 no Banco Modal.