4 habilidades e competências de um gestor de TI de sucesso

ProMoveMelhorias de Processo4 habilidades e competências de um gestor de TI de sucesso

O cargo de gestor de TI exige mais do que habilidades técnicas — tendo em vista que é importante, ainda, ter competências comportamentais e capacidades de gestão bem desenvolvidas. E tudo isso pode ser obtido quando se combinam experiência, trabalho duro e persistência.

Quer saber quais habilidades e competências um gestor de TI de sucesso deve ter? Continue com a leitura e descubra agora!

1. Invista em conhecimento técnico

Ter conhecimento técnico é imprescindível para quem quer se tornar um gestor de TI de sucesso. Isso porque a equipe precisa saber que pode contar com apoio na resolução de dificuldades que eventualmente surjam durante a execução das atividades.

Portanto, vale apostar na formação técnica e buscar atualização constante. Afinal, é importante estar sempre por dentro das tendências do mercado e saber como implementá-las na empresa em que trabalha.

2. Conheça o empreendimento como um todo

Para ser um bom gestor, é essencial ter profundo conhecimento do negócio como um todo. Por isso, é importante interagir com todos os departamentos da empresa e entender quais são suas atividades.

Além disso, o profissional precisa conhecer o mercado em que a organização está inserida. Isso vai ajudá-lo a pensar em formas de otimizar a equipe para criar um diferencial para o empreendimento.

Blog Banner ProMove Online CoachingPowered by Rock Convert

Quando entende o funcionamento da companhia de forma global, o gestor de TI pode mostrar à equipe a importância do papel de cada um. Essa consciência ajuda a motivar e, consequentemente, aumentar a produtividade dos colaboradores.

3. Saiba se comunicar de maneira efetiva

Com as técnicas de comunicação certas, é possível melhorar a relação com a equipe. Assim, fica mais fácil transmitir informações de forma apropriada e delegar tarefas de maneira mais clara e efetiva, a fim de garantir que todos entendam o que deve ser feito. Além disso, é importante saber dar e receber feedbacks.

Estabelecer um bom relacionamento com a equipe e saber dar retorno sobre o trabalho dos colaboradores ajuda a obter resultados positivos para o desenvolvimento dos profissionais. Por isso, é preciso estar aberto aos feedbacks dos trabalhadores, acolher as demandas recebidas e agir efetivamente para resolvê-las, sempre que possível.

4. Descubra como agir de maneira preditiva

Resolver os problemas apenas quando eles causam prejuízos ao trabalho da equipe não é a melhor estratégia quando se busca ser um gestor de TI de sucesso. Portanto, aprender a diagnosticar e antecipar as dificuldades permite resolvê-las antes mesmo que elas prejudiquem a empresa como um todo.

Uma boa ideia é fazer reuniões de acompanhamento com a equipe e solicitar feedback constante. Existem ferramentas de diagnóstico que também podem ajudar a identificar gargalos e solucioná-los antes que eles se tornem um problema. Dessa forma, ele para de agir de maneira reativa e, em vez de apenas apagar incêndios, pode assumir uma postura preditiva.

Tornar-se um gestor de TI de sucesso exige dedicação e desenvolvimento constantes. É importante investir em habilidades técnicas e comportamentais para se transformar no profissional completo que almeja!

E então, o que você achou deste conteúdo? Para continuar seu aprendizado, fique com a gente aqui no blog e conheça dicas para aumentar a desempenho da equipe! Boa leitura!

Sobre o Autor

Mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ, Auditora ABNT e Consultora em TI pela PROMOVE. Apaixonada pela Qualidade de Software, Agilidade, Gestão do Projetos e Compliance.