4 hábitos que atrapalham consideravelmente a sua gestão de TI!

ProMoveBest practices4 hábitos que atrapalham consideravelmente a sua gestão de TI!
gestão de TI

A TI está presente em empresas de todos os setores. Por conta disso, é de extrema importância que a gestão da área seja certeira e sempre muito eficiente para evitar retrabalhos e aumentar a produtividade da empresa.

Existem alguns hábitos mortais para uma gestão de TI de sucesso e essas práticas podem vir por conta de vícios anteriores de administração ou até por desconhecimento. Para que tudo ocorra bem e saia da forma planejada, é importante ficar atento aos trabalhos diários e ao suporte que o time de TI presta às diversas áreas de uma empresa.

Quer saber o que não pode ser feito em uma gestão de sucesso? Então confira os 4 hábitos mais comuns que precisam ser evitados!

1. Não dar atenção aos usuários

Não importa se os usuários de TI são seus colaboradores ou seus clientes, é essencial que você esteja atento aos seus anseios e problemas. As pessoas que usam seus sistemas dependem disso e ouvi-las é essencial para prestar um serviço de qualidade.

Ignorar chamados ou críticas pode desencadear uma série de problemas que acarretem baixa produtividade da empresa e até prejuízos. Por isso, fique atento! Analisar as queixas das pessoas que usam seu sistema pode ajudar você a reduzir custos e até a implementar novas ferramentas.

2. Fornecer muitos privilégios aos colaboradores

Procure não oferecer acesso indiscriminado aos dados da empresa para os colaboradores. Alguns locais podem conter informações confidenciais e que só podem ser acessadas por pessoas de confiança e muito bem treinadas.

É comum que, na rotina de trabalho, alguns gestores permitam que diversos colaboradores acessem sistemas que não devem — seja para facilitar uma tarefa ou até por não entenderem a complexidade de ceder esses privilégios.

Mesmo assim, é importante preservar as informações e dados mais técnicos e secretos. Por isso, tenha políticas claras de segurança e evite danos ou prejuízos por acesso inadequado.

3. Não estipular prazos e metas

Ter uma comunicação clara com a sua equipe é essencial para uma gestão de sucesso, principalmente no que se refere aos colaboradores de TI. Estabeleça prazos dos projetos e especifique quem ficará responsável por cada tarefa.

A transparência entre gestor e equipe otimiza os trabalhos e ajuda na solução de problemas que possam surgir, como falta de colaboradores e recursos, por exemplo.

4. Não inovar

A área de TI é dinâmica e deve estar sempre atenta às tendências. Por isso, é essencial que o gestor não se prenda às tecnologias que são utilizadas há muito tempo ou que já estejam ultrapassadas.

Muitos gestores acreditam que o comodismo pode ser benéfico, entretanto, novas ideias e tendências são criadas diariamente para aumentar a produtividade e a segurança dos processos em TI.

É importante evitar adotar sistemas e métodos defasados e se manter sempre aberto ao que o mercado oferece. Com as metodologias certas, é possível reduzir custos e erros. Além disso, é possível automatizar processos feitos manualmente — que são sempre suscetíveis a erros e a atrasos.

E aí, gostou das nossas dicas sobre os hábitos que não devem ser cometidos na gestão de TI? Ficou com alguma dúvida? Lembrou de algum exemplo para compartilhar com a gente? Então deixe seu comentário abaixo!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.