Equipes multidisciplinares: 4 dicas para melhorar resultados na gestão

ProMoveMelhorias de ProcessoEquipes multidisciplinares: 4 dicas para melhorar resultados na gestão

Qualquer gestor de equipe perde noites de sono pensando na fórmula mágica para contar com colaboradores produtivos e entrosados. A dúvida se agrava ainda mais quando são equipes multidisciplinares, ou seja, que demandam necessidades diversas.

Elas são mais produtivas e eficientes, uma vez que ter colaboradores de diferentes níveis e áreas de conhecimento é muito rico — mas, também, pode ser bastante desafiador. Entretanto, existem diversas empresas que fazem isso com o pé nas costas. Afinal, qual o segredo para isso? Quais as habilidades e competências necessárias?

Para melhorar sua gestão de equipes multidisciplinares, fique atento a essas 4 dicas incríveis e veja seus resultados atingirem as nuvens. Vamos lá!

1. Delegue funções específicas

Para que sua gestão seja produtiva, é essencial que você delegue funções de acordo com os níveis e conhecimentos de cada colaborador. Sem essa regra básica, todo o trabalho pode ruir.

Você deve saber das áreas e das especialidades de cada um para estipular as tarefas que estejam alinhadas ao conhecimento e à experiência de cada um. Além dos funcionários se sentirem motivados, já que têm suas competências estimuladas, isso agiliza o trabalho e reduz custos na empresa.

Nesse sentido, uma dica válida é mapear as funções e entender qual área é responsável por cada processo.

2. Conheça seus funcionários

Se você está trabalhando com colaboradores tão variados, é imprescindível conhecê-los — afinal, você não está lidando com um grupo homogêneo.

Durante a rotina na empresa e, principalmente, durante as reuniões, você deve ficar atento às características dos integrantes da equipe. Se você achar que não conhece seus funcionários o suficiente, não hesite em chamá-los para conversar — formal ou informalmente.

3. Dê o seu feedback

O retorno do líder é essencial para motivar o colaborador — tendo em vista que o feedback funciona como a diretriz do trabalho e faz com que o profissional entenda os pontos que devem ser melhorados ou, até mesmo, abandonados.

Desse modo, promova reuniões periódicas e relevantes, a fim de mostrar ao seu funcionário que ele é parte essencial para uma boa produtividade. É importante, também, estar sempre à disposição para ouvir o que o ele tem a dizer — você não deve ver a opinião ou dúvida do colaborador como perda de tempo. Esse conhecimento pode ser crucial na entrega de um trabalho

Pensando na otimização, você pode usar técnicas de gerenciamento de tempo para reservar lacunas na sua rotina, destinadas à troca de informações com seus funcionários.

4. Lembre-os da coletividade

Lembre seus colaboradores de que o coletivo é prioridade. Fale sobre o interesse do grupo e sobre a importância de cada membro na grande engrenagem da companhia que você gerencia. Enfatize e valorize a importância que eles têm no andamento do trabalho.

Isso pode parecer óbvio para você, mas nem sempre eles entendem que são essenciais na rotina da empresa.

Como você pôde ver, coordenar equipes multidisciplinares é um dos principais desafios dos gestores, já que eles precisam estar atentos às diferentes demandas e conseguir compreender os diversos setores de uma empresa.

Que tal, agora, ajudar seus amigos que podem estar passando pelas mesmas dificuldades? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e promova a melhoria do setores de gestão de pessoas! Até a próxima!

Sobre o Autor

Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2015). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atua desde 2011 em projetos de consultoria em melhoria de processos de gestão e engenharia de software. É implementador certificado do modelo MPS para Software e Serviços e avaliador adjunto do MPS para Software.