Imagem de destaque

Escrito por: Kênia Almeida

Quando: 4 de setembro de 2018

Gestão de custos em TI: saiba como a gestão de tempo pode auxiliá-la

A redução de custos de uma empresa é um objetivo atingido com inúmeras práticas. Além de um planejamento financeiro eficiente, também é fundamental que o gestor adote medidas de gestão de tempo. Isso porque uma coisa está estreitamente ligada à outra, ou seja, a gestão de custos só consegue economizar se existe o uso inteligente do tempo.

Existem medidas que ajudam os colaboradores a manterem o foco e aumentarem a produtividade. Com elas é possível evitar gastos desnecessários, manter as contratações em um nível condizente à necessidade da empresa e garantir entregas rápidas. Tudo de acordo com o solicitado pelo cliente.

Para ajudar você nessa missão, preparamos este post com as principais dicas para aproveitar o tempo e ver o lucro da empresa aumentar. Confira!

Faça um bom planejamento

Não tem como tirar proveito do tempo na sua organização sem um planejamento. Quando você cria um cronograma eficaz, o trabalho flui. O resultado é uma equipe que soluciona problemas e trabalha menos com urgências.

Logo, procure fazer planejamentos periódicos de acordo com a sua demanda. Especifique tarefas realizadas por cada área e classifique as atividades por nível de urgência.

Utilize indicadores de desempenho

Para que você tenha uma visão da realidade da sua empresa, trabalhe com indicadores de desempenho de qualidade. Esses números mostram aos gestores onde existem gargalos. Outra vantagem é que eles podem ver em que ponto o processo está falhando, além de outros problemas.

Reúna-se com sua equipe e vejam quais métricas devem ser avaliadas para que a realidade da empresa seja traçada. Isso evita ações tomadas no impulso, que culminam em gastos desnecessários.

Com os indicadores corretos, é possível avaliar a qualidade do trabalho e investir em desenvolvimento e capacitação sempre que necessário.

Automatize os processos

Use a tecnologia a seu favor. Analise junto à diretoria e aos seus funcionários quais processos podem ser automatizados. Isso agiliza e profissionaliza algumas etapas do trabalho. Essa otimização do tempo resulta em foco, produtividade e economia e a equipe pode se dedicar ao que precisa ser manual.

Tarefas repetitivas, em geral, podem ser feitas por sistemas e softwares que se encarregam de atividades pouco funcionais.

Tenha a mente aberta, abra-se às oportunidades que a tecnologia dispõe e agilize seus processos.

Invista em comunicação eficiente

Esse é um ponto que, às vezes, não recebe atenção necessária. Grande erro. É muito importante que uma comunicação integrada e eficaz seja implementada para o sucesso do seu negócio.

Com uma interação direta é possível que seus colaboradores consigam as informações que precisam de forma rápida. Assim, não há a necessidade de ir de um setor ao outro para resolver problemas.

A comunicação pode acontecer por meio de mensagens instantâneas ou plataformas online. Converse com sua equipe e analise o que funciona melhor para eles.

Uma dica é adotar o Enterprise Resource Planning (ERP), que ajuda na comunicação interna, agiliza os trabalhos e diminui os custos.

Um entendimento eficiente é essencial para organizar as atividades. Isso contribui ativamente para a gestão de custos de uma empresa.

Organizar o tempo também é economizar dinheiro. E então, o que está esperando? Adote práticas eficientes e utilize o trabalho dos seus colaboradores de uma forma otimizada e produtiva.

Agora que você entendeu a relação entre uso inteligente do tempo e a gestão de custos, aproveite para aumentar ainda mais sua produtividade e leia sobre 5 estratégias de motivação para sua equipe de TI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
9 de abril, 2024

ISO 27001: um guia para adequação à LGPD

Desde 2021, o governo criou uma nova camada de dificuldade para as organizações: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesar ...
Ler artigo
Segurança da Informação
27 de julho, 2022

Analista de Cibersegurança: Tudo o que você precisa saber para se tornar um

A preocupação com a segurança da informação passou a fazer parte da vida de todos, as empresas vêm investindo cada vez mais par...
Ler artigo
Segurança da Informação
13 de julho, 2022

Consultoria para se adequar a LGPD: Vale a pena?

A preocupação com a proteção dos dados tornou-se algo comum para a maioria das pessoas, principalmente após tornar pública a in...
Ler artigo