Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) têm muitos desafios diários. Um deles é estarem sempre dispostos a inovar e procurar ferramentas para otimizar a entrega de seus serviços sem aumentar os gastos, o tempo de execução e os retrabalhos. Nesse contexto temos a automação com DevOps, que pode solucionar todos os problemas de uma companhia que passa por essas situações.
Evitar implementar a cultura DevOps pode causar muitos problemas às empresas, visto que elas se mantêm engessadas em processos obsoletos, têm comunicação ruidosa e pode ser capaz de desencadear muitos erros.
Você quer saber mais a respeito da automação com DevOps e entender como é importante implementá-la na sua organização? Fique atento ao post e prepare-se para o sucesso!
A automação com DevOps é uma cultura implementada nas empresas e que tem como objetivo unir e aproximar os times de desenvolvimento e operação. É assim porque o termo se refere à união das palavras development e operations. A ideia é simplificar processos e integrar os times para aumentar o número de entregas em menor tempo e diminuir a incidência de erros.
Na prática, isso se resume a um desenvolvimento de softwares capaz de unir as equipes, o que otimiza os processos em todas as fases até o resultado final.
Na rotina de uma empresa, o que muda é que os funcionários responsáveis pelas operações se integram e compreendem toda a engenharia envolvida no desenvolvimento de software. Igualmente, desenvolvedores entendem e participam das fases que envolvem as ferramentas e suas formas de implementação.
Antes da automação com DevOps, todas as tarefas eram feitas de forma manual, o que favorecia a incidência de erros e exigia mais tempo por parte dos funcionários. Agora, ela permite que tudo seja monitorado.
As formas de trabalho anteriores ao DevOps podem ser bastante arriscadas. Como as mudanças se acumulam e as entregas são feitas todas de uma única vez, muitos detalhes podem passar despercebidos.
A metodologia acaba com esses problemas, já que absorve as mudanças de forma muito mais rápida. Na prática, o que se vê é que não existe acúmulo de alterações, o que implica em menos riscos de erro, mais satisfação do cliente e maior agilidade na entrega do produto.
Uma empresa que trabalha com automação em DevOps consegue construir times multidisciplinares, com colabores capazes de resolver problemas mais abrangentes e que não se limitem ao setor em que atuam. As equipes conversam de forma harmoniosa e permite que os funcionários estejam presentes e conheçam os estágios de criação do software.
A automação com DevOps também exige que a empresa trabalhe com profissionais responsáveis por testes, desenvolvimento, servidores e outras áreas da TI. Tudo isso contribui para um bom desempenho e uma boa entrega para seus clientes.
Com a mudança da rotina de uma empresa, é fundamental que os profissionais de cargos de coordenação e supervisão criem um quadro de gestão eficiente. A ferramenta ajuda a diretoria a visualizar os processos e as tarefas que envolvem o desenvolvimento do produto, além de controlar o andamento dos trabalhos com maior facilidade.
Isso faz com que os erros diminuam e agiliza a entrega de documentação e a emissão de relatórios, essenciais para a análise e o planejamento de gestão.
Se você busca uma forma de simplificar as etapas de trabalho da sua empresa, a automação com DevOps pode ser a resposta que você precisava. A cultura torna os processos mais econômicos e ágeis, já que a premissa é facilitar a integração entre as equipes.
O resultado são aplicações complexas resolvidas de forma mais rápida. Sem a cultura DevOps, as empresas precisariam de muito mais colaboradores nas equipes, sempre focados em implantar e monitorar os sistemas para garantir a excelência no resultado.
Sabe aqueles trabalhos manuais incansáveis que seriam agilizados por uma ferramenta de otimização? É hora de mudar isso. A automação com DevOps permite que você implemente formas automatizadas de executar tarefas operacionais demais.
A ideia não é você demitir seus funcionários, pelo contrário. Automatizando as etapas, seus colaboradores podem passar por capacitações que os permitam desempenhar tarefas mais complexas e que realmente dependam de seus conhecimentos.
Também não podemos deixar de citar a economia de tempo que a automação proporciona. Tudo é feito de forma mais rápida, eficaz, otimizada e com muito mais chances de sucesso na entrega do software.
Quando as tarefas são automatizadas, é possível melhorar a rotina da empresa e ainda contribuir com a harmonia entre as equipes. Já imaginou parar de perder tempo com etapas que serão facilmente realizadas por sistemas e ainda poder aproveitar mais a sua mão de obra?
Uma empresa que adota a automação com DevOps certamente terá uma melhor reputação perante consumidores e possíveis clientes. Isso acontece porque aquele que contrata seus serviços entende que a companhia se preocupa com o armazenamento de dados e com a segurança das informações, já que a cloud computing tem relação estreita com essa forma de trabalho.
Além de reduzir os custos, a cultura DevOps e o armazenamento na nuvem ajudam a economizar na criação e nas formas de aplicação dos softwares, o que resulta em novos recursos de hardware e software.
Implementar uma nova cultura na empresa possibilita expandir o olhar dos gestores para as práticas diárias de trabalho. Por conta disso, fica mais fácil analisar o que é feito dentro da organização e diagnosticar problemas que, muitas vezes, podem existir há anos e nunca tiveram solução.
Esses problemas reincidentes custam dinheiro, demandam mão de obra, atrasam entregas dos softwares e contribuem com a insatisfação do seu consumidor. Tudo o que um gestor não quer, não é mesmo?
A entrega contínua é um dos pilares atuais da engenharia de software. Na prática, as equipes produzem as versões em ciclos curtos para garantir que as ferramentas sejam lançadas mais frequentemente e de forma otimizada.
A ideia é realizar os testes e liberar o software de forma rápida e com frequência maior. Isso ajuda a reduzir custos da empresa e a economizar tempo. Também é vantajoso para que os erros diminuam e que as alterações sejam entregues mais rapidamente.
Com o DevOps, é possível gerenciar o ciclo de vida dos lançamentos de software por meio da automação dos processos de lançamento. Isso possibilita que os gestores planejem e monitorem a frequência dessas liberações.
A automação de release também permite que a empresa concentre seus recursos humanos e financeiros na entrega pontual dos softwares.
O resultado disso é uma empresa com mais credibilidade e que obedece, na íntegra, todo o cronograma do projeto. Tudo isso, claro, trabalhando em conformidade e permitindo a rastreabilidade das mudanças.
Percebe como a automação com DevOps pode revolucionar a sua empresa e elevar seus lucros? Então não espere mais e entre em contato com a gente. Temos soluções incríveis para você!
Nenhum comentário aprovado.
Deixe um comentário