Use gamification para gerar engajamento nos funcionários

ProMoveGamificationUse gamification para gerar engajamento nos funcionários
engajamento nos funcionários

O reconhecimento profissional é fundamental para que um colaborador se mantenha engajado na realização das atividades e projetos dentro da empresa. Mas essa não é uma tarefa fácil para os gestores, pois, normalmente, eles têm que administrar perfis diferentes de pessoas, com diferentes motivadores e gatilhos de proatividade.

É preciso estar atento às reações dos funcionários, pois um time desanimado vai acabar em procrastinação, estresse e, eventualmente, improdutividade. Essa sensação de sobrecarga, combinada com a falta de estímulos, é uma combinação letal para qualquer negócio!

Para conseguir um melhor engajamento dos colaboradores, muitas empresas já estão adotando uma técnica que tem tudo para trazer de volta o ânimo das suas equipes: a gamification (gamificação, em português).

Acompanhe este artigo e fique por dentro do que é e como ela pode ser a ferramenta que faltava para colocar sua empresa de volta nos trilhos. Boa leitura!

O que é gamification?

A gamificação é um conceito que propõe a aplicação de mecanismos e dinâmicas de jogos em outros universos fora do tabuleiro ou do videogame (isto é, tornar outros aspectos da nossa vida tão estimulantes quanto um jogo).

No caso de uma empresa, a estratégia é fantástica para o desenvolvimento organizacional. Essas técnicas ajudam a gerenciar o comportamento e as ações de cada funcionário e promover uma competitividade sadia entre eles.

Ao utilizar os conceitos da gamification, os gestores já perceberam que ajuda — e muito! — na criação de soluções, no aumento da interação entre colegas e no atingimento de metas. O resultado é o melhor engajamento dos colaboradores não só com suas tarefas do dia a dia, mas também com os objetivos do time.

Powered by Rock Convert

Como gerar engajamento dos colaboradores?

Além de saber o que é a gamificação, é essencial entender como inseri-la no ambiente profissional para que funcione e faça todo mundo embarcar nessa ideia. Veja algumas formas de fazer isso e conquistar os melhores resultados para suas equipes.

Desafios

O modelo mais comum aplicado nas empresas é a promoção de desafios internos. O funcionário que cumprir uma série de atividades antes dos demais, por exemplo, recebe uma recompensa. Isso motiva as pessoas a otimizarem seu tempo e a serem mais eficientes.

Sistema de pontos

Outra ideia que pode funcionar no dia a dia é adicionar pontuações específicas para tarefas e metas, criando um ranking dos colaboradores para acompanhar atividades e metas batidas. Isso estimula a competitividade entre os participantes, mas também faz com que o time se ajude mais para alcançar determinado número.

Objetivos

Pode-se também inserir a estratégia de objetivos diários, que funciona da seguinte maneira: todos os dias a equipe deverá cumprir determinadas tarefas em busca de resultados. Nesse modelo, o objetivo não é um prêmio específico, como no primeiro modelo apresentado, mas o desenvolvimento e melhora de indicadores importantes para a empresa.

Progressão

Você também poderá inserir o modelo de progresso (como no videogame mesmo), em que os participantes percebam que estão passando de nível a cada desafio vencido. Nesse caso, é preciso que fique claro que o colaborador está melhorando e avançando, então use os feedbacks como ferramenta.

Com o uso da gamificação, aos poucos a motivação e interação da equipe vão aumentar e trazer bons resultados para o grupo e para a empresa. O engajamento dos colaboradores é um elemento fundamental para a saúde de qualquer negócio, e certamente vai elevar a qualidade do que você entrega ao mercado.

Que tal pôr em prática tudo isso agora mesmo? Confira as nossas 7 dicas de gamification que aumentam a produtividade da equipe.

About the author

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.