6 passos iniciais para aumentar a motivação de equipe

ProMoveGamification6 passos iniciais para aumentar a motivação de equipe
Motivação de Equipe

Uma empresa precisa de funcionários motivados. Para isso, é preciso entender que existem fatores básicos e primitivos que devem existir antes de qualquer metodologia mais complexa de motivação de equipe.

Blog Banner ProMove Online CoachingPowered by Rock Convert

Só assim, existirá realmente a possibilidade de avançar no quesito motivação do time e fazer com que a engrenagem de colaboradores realmente comece a funcionar. A partir do momento em que uma organização entende que esse fator representa o mínimo que se pode oferecer aos funcionários, estará no caminho certo.

Quer saber como turbinar a produtividade do seu time e enxergar as melhorias no curto prazo? Continue a leitura e acompanhe os 6 passos para aumentar a motivação da equipe!

1. Ofereça toda a infraestrutura necessária

Trabalhar de forma confortável pode afetar — e muito — o desempenho profissional e também a saúde de um colaborador. No sentido de infraestrutura técnica, uma equipe precisa utilizar os equipamentos necessários e estar em um ambiente agradável e saudável para que o tempo renda e para que sua empresa aumente o faturamento.

É imprescindível que a companhia ofereça os melhores equipamentos que otimizem a forma de produzir uma tarefa. Como exemplo, podemos imaginar um profissional de TI que não dispõe de um sistema de agilidade para entregar mais rápido o seu software e que, como consequência, não consegue se desvencilhar daquele projeto rapidamente.

A ferramenta consiste em aplicações de técnicas para automação de processos de TI e de todo o ciclo de desenvolvimento de software, minimizando a necessidade de interação humana na avaliação da qualidade do código fonte, na execução de testes e na implantação de releases em ambientes de homologação e produção.

Ou seja, uma infraestrutura técnica de qualidade pode diminuir muito a falta de produtividade de uma equipe e, consequentemente, produzir motivação, já que não existe um desgaste físico e mental para conseguir chegar, finalmente, ao fim de um processo/projeto.

Já sobre a infraestrutura do local de trabalho, é preciso que o profissional esteja confortável e sinta prazer em estar naquele ambiente. Uma higienização adequada, assentos confortáveis e um ambiente seguro e saudável socialmente são fatores cruciais na hora de uma equipe começar a se motivar.

Para comprovar essas afirmações, temos um estudo específico sobre esse assunto, realizado pela GlobalForce (em parceria com a MarketTools). Mais de 700 profissionais contaram quais são os fatores que mais contribuem para boas relações no local de atuação e, consequentemente, para níveis maiores de produtividade e motivação.

Com todos esses aspectos funcionando, a produtividade é garantida.

2. Escute as ideias da equipe

Um fator essencial para deixar uma equipe motivada é oferecer tempo para que ela exponha ideias e desafios. Uma empresa precisa estar sempre aberta para conhecer o novo. Existem muitos funcionários com um espírito incrível de inovação, mas que não conseguem expor suas ideias por falta de espaço e interesse por parte da liderança. Isso é um erro!

Sua organização pode estar estagnada porque você não consegue ser solícito e humilde o suficiente pra enxergar no outro capacidades que você não tenha. Explore sua equipe e deixe que ela mostre o que sabe e com o que pode contribuir.

Com isso, o profissional se sentirá muito importante para a organização em que trabalha e vestirá cada vez mais a camisa da empresa, pois se verá como parte dela. Isso pode gerar um aumento de produtividade significativo. Entretanto, ouvir não é o bastante. É preciso saber o que fazer com as informações coletadas.

A equipe precisa ter um feedback da liderança a fim de saber se sua ideia agrada ou não. Além disso, é preciso dizer os motivos em casos de respostas negativas ou positivas. Não apoiar uma ideia sem explicar a razão e não parecer grato por uma grande sugestão pode acabar com a oportunidade de ensinar algo à sua equipe e também de aprender com ela.

Facilite o processo de aprovação de projetos

É importante, ademais, liderar com a consciência de que o poder de bater o martelo é só do líder. Muita burocracia para aprovação de projetos pode estagnar a inovação da empresa.

Esse stop na produção de inovação aconteceu na Microsoft, de Bill Gates. O texto “A Década Perdida”, de Kurt Eichenwald, mostra como a estratégia de motivação criada pela empresa resultou no fracasso da organização em vários aspectos.

A Microsoft criou a seguinte estratégia de motivação de equipe: quase todos os funcionários recebiam uma participação na empresa por meio de opções de ações. Isso resultava em um trabalho a todo vapor para que as ações subissem mais. Entretanto, os funcionários focavam em capitalizar todas as oportunidades para aumentar a receita. Quanto mais rápido agissem, mais ficariam ricos.

No entanto, isso não durou muito tempo. As ações começaram a cair e, de repente, as inovações não eram mais sinônimo de riqueza. Com isso de lado, surgiram mais pessoas ascendendo de cargo por meio das promoções e mais burocracia e atraso na entrega de projetos.

Por isso, é importante gerar estratégias de motivação que agilizem o processo de entrega de projetos e que deixem a equipe livre e com vontade de trazer algo novo! Demonstre liderança, e não chefia!

3. Organize com a mão na massa

Por fim, para fechar sua estratégia com chave de ouro, que tal definir metas para gerar resultados? Esse método esquenta muito a produtividade e a motivação de uma equipe.

Entretanto, estabelecer regras sem participar delas pode afastar um líder de sua equipe. Inclua-se nos desafios propostos para que o funcionário veja que você está acessível a ele e que também luta para que a empresa prospere.

Seja um líder honesto. Assuma tarefas e mostre transparência e humildade diante de erros ou dúvidas, sem perder a posição de liderança. Ao educar seus funcionários com uma religião organizacional bem estruturada, será possível trazer resultados incríveis e inesperados.

A ProMove utiliza várias ferramentas de organização de trabalho. Uma delas é o Trello. A plataforma é, basicamente, um organizador de tarefas dinâmico, inspirado na metodologia ágil Scrum. Além dela, oferecemos a nossos clientes a ferramenta de gestão de projetos Redmine.

A plataforma Open Source possibilita a interligação a diferentes banco de dados, contém interface web, calendário e gráfico de Gantt, para representação visual dos projetos e prazos-limite.

Outro fator importante: pense na equipe como um todo. É preciso que seja vista a importância de todas as pessoas para o processo organizacional. Faça com que sejam percebidos, de forma saudável e adequada, os diferentes cargos na empresa e mostre que todos eles são importantes — cada um com sua função.

4. Esteja disponível para a equipe

Um dos principais fatores motivacionais para um time de colaboradores é saber que pode contar com o gestor. Ter a oportunidade de tirar dúvidas, informar o andamento dos trabalhos e até se queixar pode estreitar os laços dos funcionários com a gestão.

Para se mostrar sempre disponível, organize reuniões periódicas nas quais você possa esclarecer o que espera da equipe e abrir espaço para ouvi-la também. Esteja atento ao retorno que os funcionários dão a respeito das condições da empresa, dos prazos estabelecidos, das ferramentas de trabalho e do dia a dia com os clientes.

Claro que, muitas vezes, um gerente ou proprietário pode precisar se ausentar do escritório. Não faz mal. Gerencie o tempo que você passa na empresa ao lado dos funcionários para que seja produtivo.

Lembre-se de que você também precisa da sua equipe, portanto, trate-a com respeito e dê crédito ao que é dito, afinal, o dia a dia de trabalho é muito conhecido por seus colaboradores.

5. Estabeleça prazos possíveis

De nada adianta oferecer bons salários e infraestrutura completa se as metas da empresa são inatingíveis. Se você quer uma equipe comprometida e trabalhando a todo vapor, é muito importante que as metas sejam possíveis.

Alguns gestores adotam a prática de “camuflar” o deadline para que os colaboradores entreguem tudo antes do tempo, a fim de manter a execução das tarefas com folga. Esse é um erro dos grandes.

Essa “enganação” é fácil de ser descoberta e faz com que seus funcionários acreditem que a gestão não confia neles. Isso é extremamente maléfico para a empresa. Em vez de criar datas impossíveis de bater, estabeleça metas desafiadoras. Você vai conseguir enxergar a motivação na sua equipe e ver como o trabalho duro pode ser compensador.

Outra desvantagem é que metas impossíveis desmotivam. Estabeleça um prazo inimaginável e veja, automaticamente, uma equipe devagar e sem a confiança de que é capaz de atingir as metas da companhia.

6. Valorize os colaboradores

Valorizar os profissionais que fazem sua empresa crescer é um dos pontos principais para o sucesso. É muito importante reafirmar ao time que ele faz parte de todas as conquistas da empresa. Teça elogios, cumpra as promessas de promoções e recompense o bom trabalho.

Uma dica é criar prêmios mensais ou até trimestrais para os funcionários que atingiram metas e que nunca atrasaram, por exemplo. Os prêmios podem ser em dinheiro ou até em crédito em lojas. O valor não é tão importante, já que o que vale mais é o reconhecimento.

Existem diversas formas possíveis de motivar a sua equipe de funcionários. Com as estratégias certas e comprometimento, sua organização pode se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar. Como resultado, você verá muito esforço, muito comprometimento e números lá em cima! Converse com o setor de gestão de pessoas e estude as possibilidades.

E aí? Preparado para estimular a motivação de equipe com essas dicas? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos de solução em TI e melhoria de processos empresariais? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.