O que é blockchain e como ele está revolucionando o mercado de negócios?

ProMoveBest practicesO que é blockchain e como ele está revolucionando o mercado de negócios?

O blockchain teve a sua visibilidade aumentada por causa do Bitcoin, a criptomoeda mais popular atualmente. Essa tecnologia está, inclusive, mudando a maneira de como as empresas e pessoas fecham acordos e realizam transações — ele se expandiu além do Bitcoin.

E será esse o assunto do nosso post. Aqui, explicaremos o que é blockchain, como funciona essa tecnologia, algumas aplicações que a usam e a sua importância para o futuro da tecnologia. Ficou interessado em aprender mais? Então, tenha uma ótima leitura.

O conceito de blockchain

O blockchain é uma tecnologia que existe desde de 2008 e que surgiu como parte da explicação sobre o funcionamento do Bitcoin. Apesar de ser antiga, ela vem ganhando destaque nos dias de hoje, funcionando como um grande registro de transações em que a comunicação entre duas partes diferentes são anotadas nesse registro — uma vez armazenado, ele não pode ser mais modificado.

Se houver tentativas de fraudes desse registro, o próprio algoritmo é capaz de detectá-lo e, por consequente, invalida as transações falsas. Como resultado, o blockchain é formado por uma cadeia única de dados que armazena todas as transações que foram previamente validadas.

A ideia do blockchain é, muitas vezes, comparada como uma ata de uma reunião sindical ou um grande livro contábil. Cada computador que calcula suas transações tem uma cópia desse livro, o que ajuda a validar as comunicações feitas por duas partes, pois é praticamente impossível alterar de forma fraudulenta todos os registros espalhados pela internet.

O resultado é uma aplicação eficiente, confiável e segura, já que é capaz de fazer verificações de redundância de dados. Boa parte dessa segurança é a garantia de que os registros só podem ser preenchidos após a validação de todas as transações. E para que esses dados sejam validados, ambas as partes envolvidas na negociação precisam fornecer dados corretos sobre a transação.

Para aumentar a segurança, todas as transações do blockchain são criptografadas. Além disso, o algoritmo fornece algumas garantias. São elas:

  • todas as transações devem chegar ao seu destino;
  • uma transação é única e não pode ser usada novamente em outra negociação;
  • as transações não podem interferirem umas com as outras.

Essas garantias permitem a construção de diversas aplicações que usem o blockchain como base. Todas elas têm o mesmo princípio envolvido no Bitcoin: transações entre indivíduos. Se na criptomoeda você paga e recebe dinheiro, o blockchain permite a mesma lógica para diferentes tipos de serviços.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o blockchain é considerado como uma das tecnologias que mudará o mundo. O motivo, segundo o fórum, é a descentralização do poder de grandes corporações que fazem transações seguras.

O funcionamento do blockchain

O blockchain tem diferentes formas de ser usados, como por exemplo, a identificação de mercadorias. Joias preciosas, barras de ouro e artefatos únicos, como quadros etc., podem ser registrados como uma sequência única no livro de registros. Artefatos registrados dessa maneira não podem ser fraudados.

Outro uso é a emissão de certificados como diplomas de universidades, por exemplo. Isso ajuda a combater falsificação de documentos únicos de pessoas e instituições. Nos hospitais, a tecnologia pode ser usada para associar médico com paciente. Exames de rotinas, prontuários eletrônicos e receitas médicas são registradas em uma cadeia de blockchain.

Os Estados Unidos e a China protagonizaram, recentemente, a primeira carga agrícola validada com uso de blockchain. Um carregamento de soja foi comercializado entre os dois países e todas as validações foram realizados usando o algoritmo.

As aplicações de blockchain e suas influências no mercado de negócios

O cenário de adoção do blockchain é bastante otimista, e tudo indica que a tecnologia vingará no mercado. O que está em questão no momento é a regulamentação das transações que são realizadas. Porém, a tendência é que haja o aumento do uso da tecnologia nos próximos anos.

E os pesquisadores já estão se preparando para isso. Novas aplicações estão sendo criadas a todo momento. A garantia de transações entre indivíduos, pessoas físicas ou jurídicas, estão desenvolvendo serviços de confiança.

Uma das grandes influências do blockchain é o barateamento de tecnologias. A seguir veremos as principais delas.

Pagamentos internacionais

Os pagamentos e transações bancárias são caras e demoradas, principalmente quando se trata de um pagamento internacional. O motivo é o câmbio que troca várias vezes durante as transferências. Os bancos fazem muitas conversões e muito dinheiro se perde no caminho.

De acordo com a Investopedia, o uso de blockchain pode reduzir em até 18% o custo de transações para o exterior. E tudo isso com uma velocidade maior que as operações realizadas hoje em dia. Sua implementação depende apenas de uma regulamentação do setor para adotar de vez essa tecnologia.

Contratos inteligentes

Quando duas partes firmam um acordo para execução de serviços, elas são feitas por meio de contratos legais validados em cartório. Os contratos inteligentes são verificados por computadores e são validados quando as duas partes estão de acordo com os termos. Tudo isso é feito de forma semiautomática e ajuda a baratear os custos relacionados com a emissão de contratos.

Para quem é contratado, os contratos inteligentes são uma forma mais segura de prestação de serviço que os acordos informais. Seu potencial é quase ilimitado, pois essa aplicação pode ser usada em qualquer modelo de negócios que contenham essas características.

Identificação pessoal

Esse é um dos grandes problemas do mundo moderno. O excesso de registros que uma mesma pessoa tem, abre uma série de brechas para fraudes. O blockchain pode ser usado para transferir e validar todas as identificações de um usuário como carteira de motorista, identidade, título de eleitor etc.

Outra aplicação é a identificação na internet para evitar crimes cibernéticos. O blockchain pode ser usado para validar um usuário ou site que esteja conectado e, dessa forma, ele se identifica, independentemente da rede de computadores ou sistemas de login em sites.

O blockchain é uma tecnologia que empolga os entusiastas devido aos seus potenciais. Várias aplicações vem sendo exploradas e novas podem surgir. Por isso, é importante estar sempre atualizado no mundo de TI e ficar por dentro da importância de novas tecnologias.

Curtiu nosso conteúdo sobre blockchain? Então não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para que outras pessoas também saibam mais sobre essa tecnologia. Até a próxima!

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.