Imagem de destaque

Escrito por: Kênia Almeida

Quando: 14 de setembro de 2018

O que é Managed Security Services e porquê utilizar na sua empresa

O número de ataques cibernéticos cresceu 274% no Brasil, segundo a Pesquisa Global de Segurança da Informação, da PwC, lançada em 2015. Por outro lado, infelizmente, muitas empresas ainda não adotam uma postura proativa em relação à segurança da informação.

Independentemente de se ter ou não um Data Center virtual, é preciso mudar essa atitude. Descubra a seguir o que é Managed Security Services e como esse modelo de gestão pode garantir maior segurança às informações da sua empresa, além de outros benefícios. Confira!

O que é o Managed Security Services e qual seu impacto na segurança da informação?

Managed Security Services, ou Serviços Gerenciados de Segurança, em tradução livre para o português, é um modelo de gestão da segurança da informação baseado em antecipação de problemas.

Seu objetivo é tomar decisões antes que eventos danosos aconteçam. Dessa forma, evitam-se prejuízos como os vários problemas de indisponibilidade de serviços, perda de documentos importantes, déficit financeiro, entre outros.

Uma empresa que oferece Serviço Gerenciado de Segurança é chamada de Managed Service Provider ou Provedor de Serviços Gerenciados. Ela é responsável por gerenciar parte ou toda a operação de segurança da informação de uma organização, com uma equipe especializada e dedicada de acordo com as necessidades e especificidades de cada negócio.

Por que utilizar o Managed Security Services na sua empresa?

Agora que você sabe o que é Managed Security Services, descubra, a seguir, alguns dos benefícios que sua empresa pode ganhar ao adotar esse tipo de serviço.

1. Diminuição de riscos

A principal vantagem em contratar uma empresa que ofereça o serviço gerenciado de segurança é reduzir os riscos de sofrer ataques cibernéticos, que geram inúmeros prejuízos e têm se tornado cada vez mais comuns.

Com uma empresa provedora de serviços gerenciados, você não precisará mais se preocupar com várias das medidas de segurança necessárias para proteger sua empresa, como segmentar a rede.

2. Redução de custos com contratação interna

Para ter certeza de que as informações da empresa estão seguras, é preciso dedicar uma equipe especializada para realizar ações contínuas de proteção. É claro que isso pode demandar custo.

Ao contratar uma empresa provedora de serviços gerenciados, o custo com funcionários internos é reduzido consideravelmente, e a segurança é ampliada, já que existirão pessoas dedicadas exclusivamente a isso.

3. Atendimento às normas e regulamentações de segurança

Uma empresa que trabalha com serviços gerenciados pode implantar processos, como uma política de segurança da informação, e fornecer relatórios e documentos necessários para atender às requisições das principais normas e regulamentações de segurança da informação, a exemplo de PCI, SOX, ISO, entre outras.

4. Consultoria e atualizações contínuas

Não cuidar da proteção das informações continuamente é um dos erros que comprometem a segurança nas empresas. Com uma empresa de serviços gerenciados, esse problema é eliminado.

Ela é responsável por fazer as atualizações que protegem contra novas ameaças cibernéticas e oferecer consultorias para melhorar o ambiente de Tecnologia da Informação continuamente.

5. Tranquilidade e confiança

Outro motivo importante para usar Managed Security Services é ter a certeza de que uma empresa especializada está garantindo a proteção do ambiente de TI da organização. Delegar essa tarefa é ter a confiança e a tranquilidade de que as informações da empresa estão protegidas.

Neste post, você descobriu o que é Managed Security Services e como esse modelo de gerenciamento da segurança da informação pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, como a diminuição de riscos e o atendimento a normas e regulamentações.

 

Gostou das informações? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a saberem mais sobre segurança da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
9 de abril, 2024

ISO 27001: um guia para adequação à LGPD

Desde 2021, o governo criou uma nova camada de dificuldade para as organizações: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesar ...
Ler artigo
Segurança da Informação
27 de julho, 2022

Analista de Cibersegurança: Tudo o que você precisa saber para se tornar um

A preocupação com a segurança da informação passou a fazer parte da vida de todos, as empresas vêm investindo cada vez mais par...
Ler artigo
Segurança da Informação
13 de julho, 2022

Consultoria para se adequar a LGPD: Vale a pena?

A preocupação com a proteção dos dados tornou-se algo comum para a maioria das pessoas, principalmente após tornar pública a in...
Ler artigo