Imagem de destaque

Escrito por: Rafael Rodrigues

Quando: 8 de maio de 2019

Metodologia Lean: quais os benefícios de aplicá-lo na empresa?

As empresas vivem um constante esforço para reduzir custos, ganhar produtividade e, consequentemente, melhorar seus resultados. Você sabia que a implementação da metodologia Lean é uma das formas mais eficazes para conquistar essas metas?

O pensamento Lean surgiu na década de 1950, no Japão, mais especificamente na Toyota. O objetivo da companhia era identificar e eliminar desperdícios, reduzindo custos, aumentando a velocidade e a qualidade da entrega dos seus produtos para os clientes.

Neste post, vamos explicar um pouco melhor o que é a metodologia Lean e quais os benefícios de aplicá-la na sua empresa. Confira!

O que é a metodologia Lean?

Mais do que uma ferramenta, o Lean é uma filosofia, uma metodologia. Como dissemos, ela tem o propósito de gerar o máximo de valor para o cliente e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício. Dessa forma, busca consumir o mínimo de recursos e aproveitar ao máximo o capital humano envolvido na realização da tarefa.

A metodologia Lean conta com certos pilares:

  • especificar valor sob a ótica do cliente, ou seja, valor agregado é o que é percebido pelo consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar;
  • alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor;
  • realizar essas atividades sem interrupções (fluxo contínuo);
  • adotar a produção puxada, ou seja, realizar as atividades somente quando alguém as solicita, evitando desperdício;
  • buscar cada vez mais eficiência.

A busca é sempre por melhor qualidade, menor custo, melhor lead time (tempo para conduzir todo o ciclo de produção) e maior segurança. Isso proporciona um ganho “moral” no mercado, considerando a visão que o cliente tem da sua empresa em relação aos concorrentes.

Por fim, a metodologia destaca a importância de entregar o produto certo, no prazo certo, na quantidade certa e no local certo. Nesse contexto, a automação de processos exerce um papel importante para atingir os altos padrões estabelecidos.

Como aplicar a metodologia Lean na sua empresa?

O primeiro passo para aplicar o Lean na sua empresa é envolver as pessoas. Todos precisam conhecer seu funcionamento e saber qual é o seu papel. Assim, é fundamental engajar as pessoas e desenvolver o conhecimento.

Além disso, a organização precisa ter propósitos claramente definidos e voltados para a criação de valor para o cliente. Veja que a expressão “valor para cliente” aparece a todo momento e não é à toa, na medida em que o Lean parte, de fato, das necessidades do consumidor.

Com o propósito estabelecido, é hora de olhar para os processos e definir quais são as mudanças necessárias nos métodos e na organização do trabalho.

Por fim, não podemos esquecer de acompanhar e medir os processos. Sem indicadores não é possível conhecer custos, fazer comparações, determinar parâmetros de sucesso nem perceber tendências.

Quais os benefícios de aplicar a metodologia Lean na sua empresa?

Com a implementação da metodologia Lean, a sua empresa pode ganhar eficiência em vários aspectos. Confira, abaixo, os principais:

  • redução de desperdícios no processo produtivo;
  • melhoria do time-to-market (tempo para um produto chegar na mão do consumidor);
  • melhoria na qualidade de produtos e serviços;
  • melhor aproveitamento de recursos da empresa;
  • aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores;
  • simplificação de processos.

Para alcançar esses benefícios, é possível utilizar várias ferramentas, como o Programa 5S, Kanban, Mapa A3, TPM (Total Productive Maintenance), Poka-Yoke, SMED, Kaizen e PDCA. Vale destacar que, embora a metodologia tenha nascido na indústria, ela pode ser aplicada em todo tipo de negócio.

Assim, vimos como a metodologia Lean pode trazer benefícios para a empresa, reduzindo desperdícios e levando a um ganho de eficiência essencial para se destacar em um mercado altamente competitivo.

Gostou do artigo? Aproveite para aprofundar seus conhecimentos e saber como melhorar sua produtividade com a metodologia Lean.

Rafael Rodrigues

Consultor da ProMove desde 2013, Rafael é Black Belt Lean Six-Sigma, especialista em mapeamento e melhoria de processos, implementação de ferramentas, Métodos Ágeis e Segurança da Informação. Também é auditor interno e realiza treinamentos em ISO 27001. Participa de implementações e avaliações CMMI há mais de 9 anos, além de ser implementador do modelo MPS.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
2 de maio, 2024

Certificações para empresas de TI: Saiba quais são as mais importantes

À medida que os negócios expandem e aumentam sua base de clientes, é comum que as organizações necessitem demonstrar certos níveis de gestão e governança, co...
Ler artigo
Certificação
22 de abril, 2024

Certificação ISO 27001: O que você precisa saber para implementar a norma

A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardizat...
Ler artigo
Certificação
17 de abril, 2024

O que é CMMI e como usar? Aprenda aqui!

CMMI significa Capability Maturity Model Integration (Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado) e como o próprio nome diz é um modelo ...
Ler artigo