Imagem de destaque

Escrito por: Rafael Rodrigues

Quando: 29 de junho de 2018

Metodologia Lean: melhore sua produtividade com essa estratégia

Um dos maiores objetivos de gestores é encontrar formas de tornar o trabalho do dia a dia mais ágil e produtivo, pois gerenciar projetos e pessoas diferentes não é uma tarefa das mais fáceis. Dentro das possibilidades que facilitam essa gestão está a Metodologia Lean, uma cultura que atravessa os anos como sendo uma das mais eficientes e utilizadas pelas empresas.

A Metodologia Lean contribui para que os colaboradores estejam integrados e que as etapas de um projeto fluam, evitando erros, atrasos nas entregas e até conflitos no dia a dia do trabalho. Quer saber como essa metodologia funciona e como você pode se beneficiar da técnica? Confira o post!

O que é a Metodologia Lean?

Em tradução literal, “lean” pode ser compreendido como “enxuto”. É o que a metodologia prega, de fato, já que incentiva a empresa e o gestor a utilizarem somente o que for necessário para a finalização de um trabalho. A ideia é enxugar recursos para que um projeto aconteça de forma leve e mais ágil.

Nesse sentido, a Lean TI é bem diferente da TI tradicional: enquanto a segunda incentiva a formação de especialistas que dominam algumas áreas da tecnologia, a Lean afirma que o conhecimento geral e multifuncional é o mais eficaz. Isso faz com que os funcionários de uma equipe consigam desempenhar qualquer papel e, portanto, resolver qualquer problema.

Mas não é só isso! A metodologia Lean estimula os profissionais a serem independentes, a implementarem melhorias e a corrigirem problemas quando há oportunidade. Essa autonomia melhora e agiliza o desempenho, colaborando para entregas mais rápidas e otimizando o processo produtivo.

É importante ressaltar que, enquanto o modelo tradicional foca somente na redução de custos, a Metodologia Lean prega que toda melhoria deve também estar alinhada aos objetivos da empresa. Nesse sentido, a grande relevância do Lean não está apenas na implementação de metodologias e ferramentas, mas também na mudança e no amadurecimento da cultura corporativa que é gerada nas áreas de TI das empresas.

Parece básico, mas muitas empresas deixam de olhar as necessidades reais de um projeto e acabam tendo prejuízo. É necessário, portanto, focar em maneiras de reduzir custos na empresa — algo que é possível por meio de análise e da simplificação do fluxo de trabalho.

Como aplicar a metodologia?

Para aplicar a Metodologia Lean, é preciso implementar novas visões de trabalho e conhecer algumas ferramentas. A seguir, veja como você pode fazer isso:

Mapeamento das etapas

O primeiro passo para enxugar recursos é criar seu modelo de trabalho. Você pode utilizar o Canvas, recurso que cria o diagrama das etapas e ajuda o gestor a visualizar o que e de quem ele precisa para concluir e desenvolver um projeto.

Documentar os processos de TI é essencial para que um gestor consiga entender onde ficam os gargalos e os recursos desnecessários.

5S

Essa é uma ferramenta de organização que pode ser aplicada de maneira bem simples. Basta organizar o local de trabalho para que o fluxo seja padronizado e para que a produtividade aumente.

Produção Just in Time (JIT)

A produção JIT está baseada no cliente, ou seja, a entrega do trabalho deve acontecer quando, onde e como o cliente quer. Isso melhora a produção de tarefas e enxuga recursos desnecessários, já que acontece sob demanda.

Kaizen

Esse método está focado em melhorar cada etapa de um trabalho individualmente. Ele é benéfico porque só deve ser acionado quando algo precisa melhorado, dependendo das necessidades da empresa e ajudando na melhoria de cada setor.

Manutenção Produtiva Total

Também chamada de TPM (Total Productive Maintenance), a metodologia envolve todos os colaboradores de uma empresa para eliminar os desperdícios identificados pelos gestores.

Os programas de manutenção preventiva têm como finalidade tornar os processos padronizados, confiáveis, rápidos e com maior nível de qualidade. Essa melhoria generalizada da empresa, além de fazer o trabalho fluir, é um ótimo passo para motivar sua equipe.

Os principais objetivos da TPm são “Quebra Zero”, o “Defeito Zero” e “Acidente Zero”. Atingindo esses objetivos é possível ter benefícios como aumento de produtividade, redução de desperdícios e aumento da qualidade do produto

Agora que você conhece mais sobre a Metodologia Lean, que tal começar a aplicar na sua empresa hoje mesmo? Siga-nos nas redes sociais para estar sempre por dentro de dicas que otimizam seus projetos! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Rafael Rodrigues

Consultor da ProMove desde 2013, Rafael é Black Belt Lean Six-Sigma, especialista em mapeamento e melhoria de processos, implementação de ferramentas, Métodos Ágeis e Segurança da Informação. Também é auditor interno e realiza treinamentos em ISO 27001. Participa de implementações e avaliações CMMI há mais de 9 anos, além de ser implementador do modelo MPS.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Segurança da Informação
24 de junho, 2024

Gestão da Segurança da Informação: Guia prático para pequenas e médias empresas

Segurança da informação é a palavra do momento. Todas as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, sejam ela...
Ler artigo
Segurança da Informação
18 de junho, 2024

CIS Controls: Um caminho essencial para higiene cibernética na sua empresa

A segurança da informação tornou-se uma preocupação central para a área de TI. Diversos ...
Ler artigo
Agilidade
4 de junho, 2024

Gestão Híbrida: Entenda a eficiência dos métodos ágeis com controle organizacional

Não há dúvidas de que os métodos ágeis conquistaram um lugar de destaque no ciclo de desenvolvimento das empresas, especialmente...
Ler artigo