Conheça a importância do treinamento em TI a distância!

ProMoveMelhorias de ProcessoConheça a importância do treinamento em TI a distância!
Conheça a importância do treinamento em TI a distância!

Quanto seu setor investe na capacitação e atualização dos membros da equipe que o compõe? Em um mercado altamente competitivo, como o atual, a resposta para essa pergunta pode definir o sucesso do negócio.

Nesse cenário de mudanças rápidas e foco em eficiência, o treinamento em TI à distância vem se tornando uma solução eficaz para conseguir manter profissionais preparados para o futuro sem atrapalhar a produtividade no presente

Sabemos o quanto é difícil motivar pessoas a buscar conhecimento e crescimento profissional quando isso exige um alto custo financeiro, associado ao custo de tempo e deslocamento, mas os cursos à distância oferecem uma resposta bastante positiva para esse dilema.

Quer entender como isso funciona? A seguir, veja por que o ensino a distância vem se popularizando e como você pode tirar proveito desse modelo para elevar o potencial da sua equipe!

Por que o ensino à distância está se popularizando entre as empresas?

O ensino à distância, conhecido pela sigla EAD, vem crescendo em popularidade no mundo todo com o avanço da internet — tanto para cursos completos de graduação quanto em treinamentos práticos e teóricos.

Uma pesquisas do Censo da Educação Superior de 2016 mostra, ao mesmo tempo, uma estagnação, com pequena queda, nas matrículas de ensino presencial e uma expansão de 7,2% no ensino a distância.

Já o censo EAD.BR de 2017, feito pela Associação Brasileira de Ensino à Distância, apontou crescimento, em relação a 2016, de 17,6% do número de matriculados em EAD no ensino superior.

A mesma pesquisa mostrou que o número de matriculados em cursos EAD no Brasil já alcançara, naquele ano, 7,77 milhões de alunos.

Algumas características do EAD, como custo mais acessível e flexibilidade de horários para aprendizagem, são responsáveis por tal migração, mas a questão aqui é o quanto esses benefícios impactaram o mundo corporativo.

Para administradores, operadores, gestores e analistas, o treinamento à distância representa uma oportunidade real de agregar conhecimento e capacidades técnicas. Para a empresa, a educação continuada de seus colaboradores é uma forma de se defender, assim como de criar um ambiente apto a gerar inovação e diferenciais competitivos.

O novo modelo de ensino casou perfeitamente com a importância de manter a equipe sempre atualizada quanto a novas tecnologias que possam ajudar o negócio a reduzir custos, melhorar a produtividade ou aumentar a segurança da informação.

No caso da TI, o treinamento contínuo ajuda as empresas a se atualizarem, principalmente com relação a potenciais ameaças que podem afetar o negócio.

Dentro desse escopo, a própria empresa precisa rever suas práticas e processos, sendo necessário, para isso, que seu corpo de colaboradores esteja impregnado de uma nova cultura organizacional, focada em aperfeiçoamento constante, sempre tendo em conta a necessidade de gerar valor para os clientes.

Cursos de CMMI e métodos ágeis, como Scrum e Kanban, estão na linha de frente dos indutores de mudanças culturais positivas dentro do ambiente corporativo. Oferecer esses cursos aos colaboradores é uma forma eficaz de vencer resistências às mudanças, uma vez que eles próprios estarão cientes dos benefícios e da forma de fazer, o que gerará envolvimento e resultados mais robustos.

Esses profissionais estarão aptos a absorver novas tecnologias e ferramentas, que sejam capazes de auxiliar na identificação e solução de problemas. Em outras palavras, o aprendizado continuado levará a uma cultura exploratória dos problemas e das soluções, dinamizando, oxigenando e acelerando a organização.

Quais são as vantagens do treinamento em TI à distância?

Para que possamos visualizar os benefícios trazidos pelo treinamento à distância para as empresas, é necessário que percebamos como esse modelo resolve aquele problema que enfatizamos lá no começo, que é o desafio de motivar pessoas a assumirem altos custos para manter uma rotina espontânea de educação continuada.

O mais interessante é que o modelo EAD faz com que empresas e colaboradores compartilhem de formas diferentes os mesmos benefícios, com a peculiaridade de que, em comum, no fim do caminho, está o crescimento mútuo.

Vejamos, portanto, as vantagens oferecidas pelo treinamento em TI à distância.

Redução de custos

Um dos primeiros motivos que leva uma companhia a investir no treinamento de TI a distância é a diferença de gastos em relação aos cursos presenciais. No EAD, não existe custo de logística, aluguel de espaço físico e outras despesas relacionadas à reunião recorrente de várias pessoas — tanto em seminários, que exigem passagens e hospedagens, quanto num curso estendido, com manutenção e limpeza do espaço.

No ensino à distância, a equipe pode utilizar a internet da empresa ou a sua internet particular para acessar o conteúdo e assistir às aulas. Fora a matrícula, não há gastos adicionais.

Flexibilidade de horários

No cenário atual de crise no Brasil, as empresas ficam mais enxutas. Pessoas são demitidas para redução de custos, mas o trabalho tem que ser entregue de qualquer forma. Você deve dar conta das mesmas funções, ainda que conte com um número menor de funcionários.

Por isso, profissionais não podem interromper seus horários de trabalho para participar dos treinamentos. Então, o ensino à distância surge como uma estratégia para capacitar sem atrapalhar o dia a dia. O treinamento pode ser feito antes ou depois do horário de trabalho, em casa ou mesmo nos finais de semana.

Impacto positivo na produtividade

A produtividade é beneficiada em duas frentes. A primeira delas é exatamente a preservação do horário de trabalho, associada à conveniência para o funcionário. Fazer o curso online evita o desgaste do deslocamento até o local do aprendizado.

A outra frente é decorrente do próprio aprendizado, que impacta na capacidade técnica da empresa. Melhorando processos e eliminando procedimentos desnecessários a empresa ganha em produtividade.

Há, no entanto, empresas que não permitem treinamento fora do horário de trabalho. Nesse caso, o responsável pelos treinamentos deve procurar junto com os gestores a melhor composição para que os horários destinados ao treinamento não afetem a produtividade.

Foco no ensino

Como o treinamento de TI muitas vezes envolve cursos práticos e intensivos é difícil garantir a qualidade quando a aula é fixa e presencial.

O resultado é um curso corrido e sem tempo para focar no conteúdo. Se são oito horas de capacitação, elas normalmente são seguidas. Durante esse período, é claro que a pessoa fica cansada e não consegue assimilar tudo.

No EAD, por outro lado, é possível distribuir o treinamento por um intervalo de tempo maior. Há a possibilidade de fazer exercícios de fixação, dar feedbacks individualizados e ajustar o conteúdo de acordo com as deficiências das pessoas — algo impossível na correria do ensino presencial.

Possibilidade de gravar o conteúdo

Por fim, um grande atrativo dos treinamentos em TI à distância é que todas as aulas são gravadas. Além disso, existe um registro de todos os conteúdos e materiais relacionados. Se, durante o curso presencial, o colaborador perde uma aula ou não pode dar sua máxima atenção em um dia difícil, esse é um tempo desperdiçado, que raramente será recuperado.

Já no ensino à distância, o aluno poderá assistir quantas vezes quiser à mesma aula, até fixar aquele conteúdo e ter a segurança de que assimilou um conhecimento importante para o futuro de sua carreira e de toda a empresa.

Como aplicar o treinamento à distância tendo em conta suas necessidades?

Que tal começar a implementar o EAD no aprimoramento da sua equipe de TI? Para tanto, você precisa contar com uma empresa parceira, que domine a área e tenha uma visão mercadológica e estratégica da tecnologia, além de expertise na aplicação do modelo de ensino.

O treinamento em TI à distância é uma ótima forma de preparar seu departamento para ser proativo e inovador, com um olho voltado para o futuro e os dois pés no presente.

Falando em olho voltado para o futuro, gostaríamos de fazer uma sugestão a você, que é gestor de TI, e já percebeu que há caminhos que nenhuma empresa do setor pode evitar caso queira sobreviver no ambiente competitivo.

Os maiores desafios de TI estão relacionados à entrega. Gerenciar e atender às expectativas dos clientes, cumprir prazos e requisitos de projeto é uma rotina que requer método.

É isso que você encontra nos cursos de CMMI e métodos ágeis. Enquanto o CMMI é um método voltado para qualificar o planejamento, a organização e o controle nos processos de TI, gerando previsibilidade no fluxo de trabalho das equipes, os métodos ágeis, que podem ser complementares ao CMMI, buscam gerar um fluxo de entrega mais dinâmico e ágil, construído sobre uma hierarquia de prioridades, melhorando a gestão das expectativas do cliente e antecipando a ativação das soluções dentro do ambiente produtivo do contratante.

Temos outros cursos que podem ser bastante úteis para o seu setor ou negócio. Portanto, convidamos você a entrar em contato conosco, pois estamos sempre dispostos a esclarecer dúvidas e ajudar nossos clientes a encontrar caminhos e soluções de alto nível para seus negócios.

Estamos aguardando por você!

About the author

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.