Imagem de destaque

Escrito por: David Zanetti

Quando: 10 de março de 2022

Automação de Desenvolvimento de Software: Por onde começar?

A automação de desenvolvimento de software, como o nome sugere, é a substituição do trabalho manual por tecnologia para acompanhar as soluções de software robustas.

Quando um software funciona de forma desorganizada e lenta, o usuário pode não ter uma boa experiência e até parar de utilizá-lo.

É por isso que a automação de desenvolvimento de software abriu caminhos para melhorar o relacionamento com o cliente, por produzir uma melhor experiência. Isso ocorre porque as atualizações tecnológicas avançaram e a demanda por melhores softwares disparou em todo o mundo.

Continue a leitura e saiba como a automação de software integrou-se ao ciclo de vida do desenvolvimento e os benefícios trazidos por essa nova abordagem.

 

A modernização de sistemas de TI legados por meio da automação de software


As três principais áreas da automação de desenvolvimento de software podem criar um impacto particularmente significativo no tempo e na produtividade de um desenvolvimento de uma aplicação.

Conheça a seguir as principais possibilidades de trabalho para a automação de software.

 

1. Automação de Refatoração de Código


Usar um processo de refatoração de código pode extrair centenas de linhas de conteúdo de dicionário de dados, código-fonte,
copybooks e parâmetros de refatoração de repositórios como Git, antes de executar a transformação e compilação do código, finalmente implantando o código convertido nos ambientes de teste. 

Isso consegue oferecer os seguintes benefícios:

  • Refatoração de código precisa, consistente e repetível de muitas linhas de código.
  • Retenção da lógica de negócios existente e da visão do usuário final para que o teste seja simplificado sem a necessidade de retreinamento do usuário final.
  • Gerenciamento de recursos, nada é deixado para trás ou desfeito.
  • Compilações automatizadas.

 

2. Automação no Desenvolvimento e Suporte


Na maioria das organizações que executam sistemas legados, o desenvolvimento, a manutenção e o suporte de código tendem a usar abordagens baseadas em arquiteturas acopladas altamente personalizadas. Eles podem ser substituídos por um estilo
DevOps baseado em Git moderno, sustentado por infraestruturas de nuvem como AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure.

Isso não só tem impactos benéficos no projeto de migração, mas também coloca os clientes em um ambiente moderno preparado para o mercado atual, pronto para capitalizar em novas oportunidades de desenvolvimento diminuindo a criação de novos débitos técnicos.

 

3. Automação de Conversão de Dados


A maioria das propriedades de mainframe tem arquiteturas de dados complexas que frequentemente evoluíram para comprometer as necessidades de resiliência, desempenho e custos. Sua arquitetura costuma ser excelente para o propósito de design, mas inflexível quando desafiada pelos requisitos modernos de negócios ágeis.

Uma parte vital de qualquer modernização de legado é migrar com eficiência os dados de legado para plataformas modernas, mantendo sua validade e integridade e melhorando a flexibilidade e o acesso. 

Os altos níveis de precisão exigidos também forçam qualquer processo a ser repetido, exigindo a necessidade de testar, testar e testar novamente.

A migração bem-sucedida de bancos de dados IDMS (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Integrado) para Oracle ou SQL Server.

 

Por onde começar a automação de desenvolvimento de software?

 

1. Gerenciamento de Banco de Dados


Em primeiro lugar, uma área que se beneficia muito com a automação é o gerenciamento de banco de dados. As ferramentas de automação podem ajudar a mapear bancos de dados para classes e modelos e garantir que as convenções de dados estejam em vigor.

 

2. Geração de Aplicativos e Interface do Usuário (UI)


As plataformas de desenvolvimento de baixo código são ótimas para otimizar tarefas comuns e repetíveis. Por exemplo, as plataformas de baixo código são ótimas para ajudar sua equipe a gerar código para oferecer suporte a várias plataformas. Isso os ajuda a evitar a codificação de padrões reusáveis. 

O baixo código também é muito conveniente para automatizar a criação da interface do usuário. Usar designers com baixo código e visualmente centrados, sem habilidades de back-end ou um background de codificação formal, pode criar front-ends rapidamente. 

Isso permite que os designers criem mais interfaces do usuário e evita que os engenheiros profissionais codifiquem sem necessidade. 

 

3. Implantação e DevOps


Fora do desenvolvimento real do aplicativo, os engenheiros podem aplicar muita automação aos requisitos operacionais de lançamento de software. Para alcançar a entrega progressiva, muitas equipes agora automatizam um
pipeline para integração contínua.

 

4. Automação para Teste


O teste é crucial para revelar
bugs que de outra forma seriam negligenciados. Aqui, a automação pode ser aplicada para teste de unidade, teste de penetração, teste de carga e teste de conformidade de segurança.

 

Os benefícios da automação para o desenvolvimento de software


Quando você tem muitas pessoas trabalhando em um projeto, isso pode aumentar a complexidade do projeto. Por causa disso, as empresas estão começando a usar a automação como uma solução viável para ajudar a agilizar o processo de desenvolvimento de software e é por isso que ela oferece tantos benefícios.

 

1. Criação de um Fluxo de Trabalho


As empresas de desenvolvimento de software sempre acharam um desafio atribuir tarefas. Isso ocorre porque o desenvolvimento de software raramente é um processo linear. 

A automação ajuda na atribuição de tarefas para que todos saibam no que devem estar trabalhando a qualquer momento. 

Isso torna mais fácil para o líder da equipe ver quem está trabalhando em quê e fica mais apto a julgar o estado e o andamento de um projeto específico.

 

2. Facilidade em Integrar Novas Mudanças


Ao trabalhar em equipe, é provável que todos tenham um tipo diferente de computador ou
laptop, além de sistemas operacionais diferentes. Alguns funcionam no Windows, alguns no Mac e alguns no Linux. Todos são ambientes de desenvolvimento diferentes, provavelmente diferentes do ambiente de produção (onde o aplicativo ou software é implantado).

 

3. Facilidade em Resolver Problemas


O software quebra o tempo todo, principalmente na fase de desenvolvimento. Os testes automatizados podem detectar quaisquer anomalias e problemas antes que se tornem um problema. Ele pode ajudar a identificar exatamente onde está o problema e ajudar os desenvolvedores de software a resolver o problema e voltar a trabalhar no
branch de software principal com mais rapidez.

 

Qual é o próximo passo?


A automação abrange tudo, desde a maneira como as tarefas são atribuídas à forma como o código é testado. Como ela oferece tantos benefícios às equipes de desenvolvimento de software, incluindo ajudar a agilizar o processo de desenvolvimento, toda empresa de desenvolvimento deve encontrar maneiras de implementá-la.

Para mais textos a respeito do assunto, acesse o nosso blog e caso tenha o interesse em estruturar a automação na sua empresa, entre em contato com nossos consultores.

 

David Zanetti

Sua expertise abrange desde a aplicação das melhores práticas do CMMI até o gerenciamento ágil de projetos, melhoria de processos e otimização de fluxos de trabalho, conduzindo as empresas a alcançarem resultados excepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
28 de junho, 2024

CMMI e Agilidade: integrando abordagens para otimizar processos

No desenvolvimento de software, organizações frequentemente exploram frameworks e modelos como o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e metodologias ágeis...
Ler artigo
Segurança da Informação
24 de junho, 2024

Gestão da Segurança da Informação: Guia prático para pequenas e médias empresas

Segurança da informação é a palavra do momento. Todas as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, sejam ela...
Ler artigo
Segurança da Informação
18 de junho, 2024

CIS Controls: Um caminho essencial para higiene cibernética na sua empresa

A segurança da informação tornou-se uma preocupação central para a área de TI. Diversos ...
Ler artigo