Imagem de destaque

Escrito por: Kênia Almeida

Quando: 29 de dezembro de 2017

Automação de processos de TI: Conheça seus principais benefícios!

Uma vez inserido no mercado, é sua função como analista de informação a automação de processos de TI.

Mas você pode estar se perguntando: quais os benefícios de otimizar os processos de tecnologia da minha empresa? Como contribuir para que se tornem mais produtivos?

O mercado é estruturado por organizações diversas e trabalha com variáveis incertas.

Por isso, para que sua empresa continue competitiva e financeiramente próspera, a tomada de decisões deve sempre estar voltada para funções mais eficientes, ágeis e otimizadas.

​O termo Business Process Automation consiste precisamente em estruturar as funções organizacionais em TI de maneira a aprimorá-las.

Seu objetivo é garantir a qualidade do produto com custos reduzidos e dentro dos prazos, por meio da transformação digital da empresa e do uso de aplicações e softwares para sua otimização.

Com tudo isso em mente, quais são, afinal, os benefícios da automação dos processos de TI?

Comunicação horizontal

A cultura da empresa é peça fundamental para sua produtividade. A forma como os grupos se comunicam durante o desenvolvimento de projetos define o sucesso ou a falha dessas equipes.

Os softwares de automação, por serem integrados e possuírem aplicações em nuvem, permitem que seus times se comuniquem melhor e mais rápido. Tudo isso auxilia no desenvolvimento do produto final e na garantia de sua qualidade.

Redução de erros e riscos

Uma melhor comunicação e uma linha de produção automatizada criam um sistema de transparência na informação.

Isso leva a um aumento na performance, na responsabilização e na produtividade tanto de times específicos quanto dos indivíduos pertencentes aos times.

O risco de erro humano sempre está presente, mesmo nas equipes com maior taxa de sucesso.

Apesar disso, existem softwares e aplicações específicas para automação que ajudam as pessoas a reduzirem o risco de esquecimento de tarefas, falhas de comunicação e uma série de outros fatores que atrapalham o desenvolvimento dos projetos.

Otimização de gastos

Com a automação dos processos de TI, os gestores podem ter maior capacidade de análise sobre a eficácia ou ineficácia de funções ou departamentos específicos.

Assim, decisões podem ser tomadas acerca de gastos desnecessários e da melhor utilização tanto do capital financeiro quanto do capital intelectual da empresa.

O uso otimizado do pessoal de TI significa que os times poderão se coordenar a fim de produzirem mais valor — além de permitir mais foco sobre os projetos específicos.

Mais foco e mais valor elevarão a produtividade, não só para o setor de tecnologia, mas para toda a organização.

Maior eficiência de mercado

Como dito, toda essa otimização leva a um aumento na eficiência dos times e dos setores de TI, e, em última instância, na produtividade total da organização.

Maior produtividade gera maior competitividade no mercado e dá à sua empresa uma margem de vantagem sobre outras, que não possuem seus processos automatizados.

Num cenário difícil e incerto, a automação de processos de TI está se consolidando como uma solução bastante difundida entre grandes e médias empresas.

Cada vez mais, a otimização tecnológica aparece não só como opção, mas como dever imprescindível dos gestores e dos analistas de informação.

Com todos esses benefícios, sua empresa não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Por fim, após descobrir os benefícios da automação de processos de TI, que tal conferir nosso artigo sobre gestão de dados Big Data usando DMM?

Kênia Almeida

Bacharel em Jornalismo e Especialista em Marketing Digital. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada às redes sociais e à web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
4 de junho, 2024

Gestão Híbrida: Entenda a eficiência dos métodos ágeis com controle organizacional

Não há dúvidas de que os métodos ágeis conquistaram um lugar de destaque no ciclo de desenvolvimento das empresas, especialmente...
Ler artigo
Certificação
2 de maio, 2024

Certificações para empresas de TI: Saiba quais são as mais importantes

À medida que os negócios expandem e aumentam sua base de clientes, é comum que as organizações necessitem demonstrar certos níveis de gestão e governança, co...
Ler artigo
Certificação
22 de abril, 2024

Certificação ISO 27001: O que você precisa saber para implementar a norma

A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardizat...
Ler artigo