Imagem de destaque

Escrito por: Kênia Almeida

Quando: 7 de agosto de 2017

6 dicas eficazes sobre como comandar uma equipe de trabalho

É possível obter resultados expressivos com o seu quadro de pessoal por meio de estratégias simples de liderança! Afinal, comandar bem um time corporativo faz toda a diferença. Para isso, é preciso ter estratégias eficazes, atingir suas metas e conhecer bem as características de cada integrante.

Neste artigo, traremos dicas essenciais para quem quer saber o que é preciso, principalmente, para otimizar e gerir uma equipe de trabalho. Confira!

1. Saiba ouvir

Não é nenhuma novidade que é preciso saber ouvir com atenção e sabedoria tudo aquilo que a equipe — ou o funcionário — quer passar, seja ao sugerir, seja ao apresentar algo.

A partir dessa atenção necessária, é possível explorar, em um bom sentido, o que há de melhor no indivíduo e avaliar o que há de ruim e que precisa melhorar.

Muitas vezes, você poderá se deparar com problemas e dificuldades que parecem intransponíveis, mas isso pode ocorrer também em razão de uma busca por respostas no local errado.

Nesse sentido, você sabia que seus colaboradores, que conhecem os valores, a missão e o objetivo da empresa, podem trazer soluções surpreendentes?

Também é possível, entre outros fatores, obter um equilíbrio muito maior na hora de avaliar os desempenhos e delegar tarefas, por exemplo, pois o embasamento será obtido por meio da atenção direta à equipe de trabalho.

Além do mais, terá a oportunidade de saber exatamente do que o seu time precisa em vários aspectos organizacionais.

2. Assuma responsabilidades

Ao saber ouvir, você terá muito mais facilidade em conduzir e guiar os seus comandados. Para isso, deve estar preparado para assumir responsabilidades até mesmo por alguns incidentes que não são de sua total supervisão, mas é isso que significa ser um verdadeiro líder.

Não culpe os seus colaboradores pelos problemas da equipe e procure ser honesto consigo mesmo e com as pessoas que trabalham com você.

Estabelecer uma metodologia e confiar no seu time é a melhor maneira de gerar uma dinâmica eficaz, edificar a confiança, aprimorar a organização no trabalho e resolver conflitos.

Quando todos se sentem parte efetiva do processo, fica muito mais simples fazer com que trabalhem pelo sucesso do empreendimento. As lideranças precisam transmitir uma energia positiva e instigar atitudes produtivas, engajando a todos de maneira responsável e única.

3. Passe credibilidade

Ter uma postura adequada para comandar uma equipe de trabalho corretamente implica vários aspectos. Um dos principais é a credibilidade.

Um líder é, de uma forma ou de outra, alguém em quem a equipe pode se espelhar. E, por isso, é importante manter essa postura de exemplo para que os profissionais se sintam motivados a partir do que veem em seu líder.

Mostre ao liderado (não só por meio de discursos, mas por atitudes) que ele pode confiar em você em todos os sentidos e que você realmente faz aquilo que prega. Demonstre entusiasmo na realização de tarefas e no estabelecimento de metas — mas faça isso com consciência, sem uma pressão negativa.

Por exemplo: ameaçar o cargo de alguém da equipe, em caso de não cumprimento de metas e tarefas, e fazer promessas de alcance de outros níveis de cargo para motivar os funcionários não é a melhor saída.

Ah! Além do mais, falsas promessas podem ser ruins para ambas as partes. O funcionário passa a não confiar no seu líder e sente-se à vontade para trabalhar do jeito que quiser, já que, de alguma forma, não está sendo reconhecido.

Além disso, a equipe também se constrange por ser enganada e, com isso, pode se desmotivar, tornando-se infeliz e desestimulada no trabalho. Ao contrário, um líder comprometido faz com que um time não fique estagnado e saiba que é preciso produzir e comprometer-se também.

Seja correto e honesto nessa relação superior X funcionário, para que você não transforme seu liderado em apenas um número e faça com que ele se desmotive, produzindo menos.

Assim, enxergar o colaborador a partir do potencial dele, e não a partir de dinheiro, pode trazer sua equipe para bem mais perto de você.

4. Comande pelo exemplo

Ainda nesse contexto, uma das dicas mais eficazes sobre como comandar uma equipe de trabalho é dar o exemplo como um líder aberto a compartilhar e absorver o que o talento da sua equipe tem a oferecer. Essa é uma peça fundamental no trabalho de um time!

Ao liderar, é indispensável mostrar que você se importa e trabalha pelo sucesso do grupo como um todo, sem vaidades e estrelismo — todos juntos por um mesmo objetivo. Com essa atitude, você consegue fazer com que sua visão da organização seja clara, sem a necessidade de impor praticamente nada.

Atribuir regras ou processos muito rígidos pode reduzir a motivação entre os funcionários e, até mesmo, limitar a sua criatividade.

Por isso, procure lidar tranquilamente com as pressões externas, proteger o seu time, ouvir com atenção e dar o melhor exemplo, sem perder a mão de sua autoridade — guiando pelo modelo de atuação e pela sua performance.

5. Tenha equilíbrio

Contudo, para que todas essas dicas sejam realmente eficazes, é muito importante encontrar o equilíbrio. Para fazer com que sua equipe não se perca ou não se desespere em situações de crise, demonstre sabedoria na hora de tomar decisões complicadas.

Um chefe desestabilizado é como um efeito dominó organizacional: quando o líder não consegue dar conta de uma pressão no trabalho, a equipe também acaba desconcentrada e, muitas vezes, perdida e sem referência.

Além disso, o ideal é que o líder seja também um gestor e mantenha um equilíbrio entre essas duas vertentes. Veja a diferença entre os dois termos:

  • líder: responsável por influenciar pessoas para que elas atinjam as metas estabelecidas de acordo com cada característica profissional dentro da organização;
  • gestor: responsável por monitorar o trabalho da equipe e preocupar-se sempre com inovação para motivar os processos de produção de tarefas.

6. Aposte no poder da comunicação

É muito importante que a comunicação seja frequente e verdadeira, de maneira que tudo fique transparente e com um seguimento lógico para os colaboradores como um todo. Também é fundamental apostar em um termo pouco utilizado dentro do ambiente corporativo: a empatia.

Você pode — e deve — ser duro com as questões da sua empresa, porém, pode ser brando e flexível ao lidar com as pessoas. Lembre-se: liderança é também um jogo de estilo. Não é apenas o que você faz que vale, mas a forma como você faz.

O segredo é se entregar com a equipe

Para finalizar, é possível dizer que, para se tornar um líder de sucesso, é preciso um pouco mais do que estar sempre perto da equipe. É necessário também colocar a mão na massa, preocupar-se em criar e não se estagnar com os seus conhecimentos atuais, por melhores que sejam.

Busque sempre a atualização profissional para que você esteja à frente do seu tempo, motivando os seus liderados à adoção dessa mesma prática. Equilibrar-se é fundamental para conseguir obter voz no todo (equipe) e fazer com que a sua empresa realmente decole.

Essas são algumas dicas eficazes sobre como gerir uma equipe de trabalho. Gostou deste conteúdo? Então, confira também nosso artigo com 4 dicas para tornar sua equipe mais eficiente! Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
9 de abril, 2024

ISO 27001: um guia para adequação à LGPD

Desde 2021, o governo criou uma nova camada de dificuldade para as organizações: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesar ...
Ler artigo
Segurança da Informação
27 de julho, 2022

Analista de Cibersegurança: Tudo o que você precisa saber para se tornar um

A preocupação com a segurança da informação passou a fazer parte da vida de todos, as empresas vêm investindo cada vez mais par...
Ler artigo
Segurança da Informação
13 de julho, 2022

Consultoria para se adequar a LGPD: Vale a pena?

A preocupação com a proteção dos dados tornou-se algo comum para a maioria das pessoas, principalmente após tornar pública a in...
Ler artigo