4 dicas para aumentar a performance da sua equipe de TI

ProMoveMelhorias de Processo4 dicas para aumentar a performance da sua equipe de TI
Dicas para aumentar a performance da sua equipe de TI

A Tecnologia da Informação é uma área que passa por transformações e atualizações constantes, por isso, gerir o setor da equipe de ti não é tão fácil como parece. Uma vez que a prática exige um conhecimento técnico específico, é importante estabelecer uma criação de estratégias. Dessa forma é possível aperfeiçoar os processos e manter o foco nos resultados e nas pessoas.

Alguns pontos para aumentar o nível da performance da sua empresa são de grande valia para definir ações e implementar políticas que permitam um gerenciamento capaz de trazer os melhores resultados.

Pensando nisso, se você está no grupo de gestores de TI, entenda que esses pontos sugerem algumas ideias. Elas podem ser aquelas que não demandam grandes investimentos financeiros e também aquelas mais estratégicas, que visam a gerenciar melhor a sua equipe de TI. Só assim a produtividade no trabalho e o desempenho dos projetos podem ser favorecidos. Entenda!

1. Cuide do ambiente de trabalho

Essa medida objetiva deixar o ambiente mais leve, já que costuma ser sempre mais carregado de diversos computadores, cabos e servidores enormes.

Uma boa maneira de deixar esse local mais leve e harmonizado é optando por um mobiliário mais sofisticado, computadores menores e uma iluminação mais eficiente. Essas medidas contribuem para que o desenvolvimento dos processos se torne mais prazeroso e mais confortável para os colaboradores.

2. Invista em ferramentas adequadas

A infraestrutura da empresa influencia — e muito — no índice de produtividade e desenvolvimento dos processos da companhia, por isso, é importante proporcionar boas condições de trabalho para sua equipe.

A área de TI requer novas tecnologias, de modo que os softwares precisam ser eficientes. Por isso, busque sempre novidades tecnológicas, porque, além de melhorarem o desempenho geral da equipe, essas inciativas colaboram para a valorização do capital humano, geram economia de tempo e aumentam a produtividade da sua empresa.

3. Defina metas individuais e coletivas

É importante que sua equipe conheça a estratégia corporativa para desempenhar ações mais eficientes. Por isso, é necessário desmembrar os objetivos maiores em metas individuais e coletivas, a fim de que todos possam compreender as etapas de realização e conquistar melhores resultados para o que foi planejado.

Pode parecer bobagem, mas essa iniciativa potencializa o engajamento dos profissionais envolvidos na equipe de TI.

4. Ofereça feedbacks

Os feedbacks devem ser oferecidos constantemente, pois, independentemente do resultado do trabalho, é importante que o colaborador tenha um retorno e uma avaliação daquilo que foi feito.

Dar feedbacks somente quando a equipe tiver um desempenho abaixo do esperado não é estimulante. Isso pode acabar criando uma imagem de que esse retorno é algo ruim. Em contrapartida, se for criado o hábito de retornos constantes, esse estereótipo é quebrado dentro da empresa.

Por meio dos feedbacks, você também pode sugerir cursos ou atividades complementares para que o colaborador busque aprimorar seus conhecimentos. Dessa forma, é possível enxergar novas possibilidades em prol de um trabalho mais eficiente.

A equipe de TI pode crescer ainda mais quando o gestor se dispõe a orientá-la e guiá-la por meio de práticas mais adequadas.

Agora que você já sabe como aumentar a performance da sua equipe de TI, entenda como a melhoria de processos pode otimizar a rotina e os resultados. Vamos lá!

About the author

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.