Escalando métodos ágeis para toda a organização – O SAFe

ProMoveAgilidadeEscalando métodos ágeis para toda a organização – O SAFe

O SAFe – Sigla de “ScaleD Agile Framework” foi criado com o intuito de expandir os conceitos, as práticas e os valores dos métodos ágeis dos processos de toda a organização.

Este framework era uma necessidade antiga das organizações, que buscavam a implantação de metodologias ágeis, mas não entendiam seu impacto pelas demais áreas da empresa, ou mesmo como fazer com que essas áreas trabalhassem em conjunto com esses valores.

Por conta da demanda crescente do setor de desenvolvimento de softwares, a ferramenta se apresenta como uma alternativa sofisticada para diminuir os problemas nas entregas das tarefas, melhorar a integração entre os módulos, minimizar os riscos e ajustar os prazos de produção.

Quer entender como o SAFe funciona e por que você deve implementá-lo na sua empresa? Veja abaixo e confira como sua equipe de desenvolvimento pode se beneficiar com ele!

Escalando métodos ágeis para toda a organização – O SAFe

A metodologia foi criada para trabalhar em todas as áreas de uma corporação. Com ela, é possível que gestores, analistas de negócios, diretoria e analistas de sistemas usem as ferramentas que antes eram de responsabilidade dos desenvolvedores e analistas de testes.

Com a integração de toda a organização em uma única estrutura, a rotina de trabalho fica mais ágil e otimizada. Isso acarreta entregas mais rápidas e mais qualidade no desempenho das tarefas.

Tudo se resume em uma imagem

Quando você acessa a página oficial do SAFe, encontra uma imagem chamada de “The Big Picture”, que mostra todos os fluxos e atividades de uma organização. Isso facilita o gestor no trabalho de análise de como funciona o framework.

A metodologia compila a estratégia com três níveis: gerencial (Portfolio), estratégico (Program) e operacional (Team), sendo cada um deles responsável por um conjunto de tarefas por ciclo.

Não custa nada

Acredite: embora estejamos falando de um framework que cumpre seu papel com excelência, não é necessário adquirir licença ou pagar mensalidades para utilizá-lo.

Todo o material de apoio fica disponível no site do desenvolvedor, fazendo com que a metodologia seja facilmente aplicável em qualquer companhia. O gestor também tem acesso à The Big Picture e a outros gráficos: basta fazer o download.

É de fácil compreensão

Tire um tempo para analisar a The Big Picture e ateste: o SAFe é fácil de usar. Pela interatividade da imagem, o gestor consegue entender rapidamente como os níveis funcionam, já que cada figura leva a um link com as explicações e os conceitos.

Não deixe, também, de conferir o link que mostra um tutorial sobre a aplicação do SAFe.

Incorpora-se a outros métodos

Não se assuste: você não precisará abandonar tudo o que sabe e utiliza para aplicar o SAFe na sua empresa. Como a metodologia unifica as estratégias SCRUM e XP (o ScrumXP), é possível gerenciar tudo muito de maneira bem mais fácil.

Toda essa explicação também está no site do desenvolvedor, na seção de materiais para download.

Tomar a decisão dos métodos e estratégias mais eficazes para otimizar o dia a dia de uma corporação é um dos maiores desafios de qualquer gestor. Por isso, o SAFe chegou para unir o que existe de melhor na literatura e na prática das empresas. Não deixe de testá-lo!

Agora que você já sabe como a Scale Agile funciona, baixe nosso e-book gratuito: “Guia Básico Sobre Como Implementar a Metodologia Ágil na sua empresa e otimize sua gestão”!

Sobre o Autor

Sócio-Fundador da ProMove - Business Innovation, empresa que presta consultoria em melhoria de processos de software em organizações de todo o Brasil. Trabalho com TI desde 2003, quando fiz parte do grupo de qualidade da COPPE-UFRJ. Já fui desenvolvedor .Net, C# e atualmente ajudo empresas que desejam melhorar sua cultura de engenharia de software para obter maior produtividade e qualidade em suas entregas de software ou de serviços de TI. Também sou especialista em modelos de maturidade e qualidade como CMMI, MPS.Br, ISO, CERTICs e entusiasta de métodos ágeis e de produção enxuta como Lean e Kanban.