5 maneiras para reduzir custos na empresa

ProMoveBest practices5 maneiras para reduzir custos na empresa
5 maneiras para reduzir custos na empresa

O sonho de todo empresário ou gestor é conseguir diminuir os gastos necessários para que tudo funcione. Afinal, reduzir custos na empresa possibilita a melhoria da infraestrutura e a contratação de novos profissionais.

Uma das maneiras de garantir isso é investindo na área de Tecnologia da Informação, que facilita o dia a dia da empresa e evita gastos. Mas como exatamente a TI ajuda nesse sentido?

Pensando em sanar suas dúvidas, preparamos este post com 5 dicas incríveis. Quer saber mais? Continue a leitura e comece já a implementar a economia na sua empresa!

1. Avalie o que você já tem

Antes de sair aceitando todos os recursos oferecidos como solução para a sua empresa, é necessário avaliar como funciona seu sistema de TI. Em geral, os gestores investem nessas soluções por um tempo e acham que tudo está garantido. O problema é que esses sistemas “envelhecem” e param de funcionar conforme o esperado.

Além disso, a falta de avaliação faz com que diversos recursos sejam implementados sem necessidade, ou seja, os sistemas se sobrepõem e nenhum funciona como deveria. Com isso, há um acúmulo de operações e muitos obstáculos na empresa.

Por isso, é preciso entender que a gestão desses recursos é determinante na hora da economia. Avalie o que você já implementou na organização e descarte o que não for mais necessário.

2. Treine sua equipe

Alguns gestores costumam ignorar o treinamento dos funcionários, acreditando que isso é perda de tempo. Ledo engano: é um investimento. Profissionais com pouco ou nenhum treinamento acabam repetindo o mesmo trabalho e errando em etapas que não precisariam de ajustes se tudo tivesse sido levado a sério.

Por isso, quando você adotar um novo sistema ou recurso em sua empresa, esteja certo de que sua equipe está capacitada para utilizá-lo. Um time treinado trabalha mais rápido e de forma mais produtiva, fazendo, inclusive, com que novas contratações possam esperar até que a situação da empresa se restabeleça.

As empresas de TI costumam oferecer o treinamento às companhias que adotam seus serviços. Portanto, aproveite esse recurso a que você tem direito!

3. Automatize sua empresa

Muitas atividades são extremamente braçais e operacionais. Elas podem ser desempenhadas por processos especializados, fazendo com que tudo funcione mais rápido e que a empresa economize com contratações.

Com a automação, você terá um ganho no tempo e nos resultados das tarefas da sua empresa. Como elas são repetidas muitas vezes, os sistemas são capazes de identificar e executar essas ações. Dessa maneira, o tempo da sua equipe poderá ser dedicado a demandas mais importantes, o que também representa uma economia financeira.

4. Aposte na nuvem

O cloud computing permite que as empresas transfiram todo ou parte de seu material e infraestrutura de TI para a nuvem. Esse recurso ajuda a economizar com softwares, manutenções e atualizações, além de não exigir grandes estruturas dos negócios.

Passar seus dados para a nuvem pode ser bastante cômodo, já que o acesso ao sistema da empresa pode acontecer de qualquer lugar com acesso à internet. Isso facilita a vida de gestores e colaboradores que precisam viajar a trabalho e não estão no escritório todo dia.

Outra vantagem do cloud computing é que as informações estão seguras por diversas ferramentas avançadas, ou seja, o risco de você perder seus dados é muito pequeno.

5. Adote o DevOps

O nome vem da união das palavras “desenvolvimento” e “operações” (development e operations, respectivamente, em inglês). Trata-se da integração das equipes de desenvolvimento e operações de uma empresa, sendo uma ferramenta que acelera as entregas e aumenta a qualidade dos serviços prestados.

Assim, o DevOps é procurado por empresas que querem reunir profissionais de diversos setores, colocando todos trabalhando juntos em busca de um melhor resultado na conclusão do software. O funcionamento do DevOps trabalha com a automação, o monitoramento das fases de construção do recurso, o teste e a liberação para implantação do software.

Viu só? A adoção de algumas medidas pode ser determinante para reduzir custos na empresa. Que tal começar hoje mesmo? Para ficar por dentro de mais conteúdo para seu negócio, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.