Imagem de destaque

Escrito por: David Zanetti

Quando: 13 de maio de 2019

SAFe Framework: saiba como essa metodologia ágil pode beneficiar sua empresa

No ramo corporativo, a busca por agilidade em processos é bastante comum e, por conta disso, diversas soluções e metodologias de desenvolvimento ágil surgiram e foram aprimoradas ao longo dos anos. Esse é o caso do SAFe Framework, o conceito que abordaremos aqui.

Problemas que atrapalham a implementação de uma metodologia ágil são comuns e isso pode ocorrer, por exemplo, por falta de conhecimento da equipe. Nesse cenário, a metodologia costuma ser implantada em um setor, mas deixa de se espalhar pela empresa por falta de apoio ou incentivo, tornando-se bem menos eficiente do que poderia ser.

Entretanto, é possível aumentar o sucesso na implantação de métodos ágeis e, quando isso é feito da maneira certa, o aumento na motivação e do desempenho organizacional dos processos é definitivamente notável.

Quer entender melhor como isso pode ser feito e como o SAFe Framework pode ajudar? Então, continue a leitura e saiba mais!

Entenda o conceito de metodologia ágil

Decidir por metodologias ágeis vem sendo reconhecidamente um meio de executar projetos bem-sucedidos. Sabendo desse sucesso, companhias mundo a fora, dentre elas grandes players de tecnologia, como Globo.com, Spotify, Netflix e diversos outros vêm ampliando a adoção dessas práticas e não somente em suas equipes de desenvolvimento, mas também nos demais setores da empresa.

Assim, entre as principais vantagens da adoção de uma metodologia de desenvolvimento ágil, pode-se contar com uma equipe auto gerenciável, dispensando a necessidade de um gerente, mas tendo, agora, espaço para um líder que atue como facilitador da comunicação do time.

A comunicação, inclusive, é outro aspecto fundamental, visto que a troca de informações permite que os membros do setor desenvolvam suas tarefas de modo mais eficiente, evitando incompatibilidades, perda de prazos e retrabalho.

Nesse sentido, o SAFe busca ampliar ou escalar os conceitos e os benefícios da agilidade para o contexto organizacional, ou seja, para toda a organização. Trata-se de uma ideia que tem diversos aspectos do seu funcionamento separados em níveis.

O modelo parte da idéia de que que administrar negócios gera demandas estratégicas — demandas estas que deveriam estar no mapa das atividades diárias das equipes. Assim, a ferramenta facilita a escalabilidade de processos desse tipo, fazendo com que esse pipeline seja espalhado por todos os setores responsáveis de modo muito mais simples, desde a gerência até as equipes de desenvolvimento. Todos passam a trabalhar de forma integrada e com uma visão estratégica compartilhada.

A tendência para as metodologias ágeis é de crescimento, uma vez que é possível contar com processos muito mais enxutos e claros de uma forma prática e escalável. Uma escalabilidade que é vista na prática em grandes empresas como o Nubank.

Conheça as metodologias SAFe e LeSS

Existem diversas metodologias de desenvolvimento ágil que podem ser úteis no cotidiano da sua empresa. O Scrum, um dos métodos mais conhecidos e utilizados também apresenta variações que tornam sua implementação e uso ainda mais práticos, como é o caso do próprio SAFe Framework — que temos abordado aqui — e o LeSS. Saiba mais a seguir.

Scaled Agile Framework (SAFe)

O Scaled Agile Framework — o SAFe — é, sucintamente, uma extensão do Scrum com aplicação para situações empresariais. O framework une os principais princípios e ideias do Scrum com práticas do meio corporativo, como a gestão de projetos, portfólio, entre outras.

Companhias que inserem o SAFe na sua rotina de processos tendem a obter muito mais vantagem por meio da transparência e organização que a metodologia disponibiliza, facilitando tarefas que vão desde o estratégico até o operacional. Entre as principais empresas que fazem uso dessa tecnologia processual temos a Intel, HP e IBM, por exemplo.

Outro ponto positivo é ter um modelo de gestão simplificado. Seus poucos elementos — e que são comuns a todos os níveis de atuação — tornam o aprendizado e adoção mais simples e rápidos.

Large Scale Scrum (LeSS)

O LeSS — ou Large Scale Scrum — é uma versão da metodologia Scrum que, como o próprio nome deixa claro, é utilizada no desenvolvimento de produtos em larga escala, envolvendo um grande número de equipes.

O produto desenvolvido por meio desse método pode ser software ou não, ampliando as possibilidades e mostrando o quão aplicável e útil ele pode ser. O LeSS disponibiliza uma série de princípios que visam garantir, mesmo em grandes projetos, a organização e coordenação de esforços de equipes que utilizam o Scrum.

Diferenças entre SAFe e LeSS

O SAFe e o LeSS são metodologias concorrentes e baseadas no Scrum. A diferença é que o LeSS é feito para escalar a agilidade para grandes equipes sem perder as vantagens da eficiência de processos em equipes menores.

Um exemplo é o de que, se há uma fábrica com 60 pessoas, com o LeSS é possível escalar a agilidade processual e manter a integração em todas as equipes. Enquanto isso, o SAFe é voltado para a integração e agilidade entre departamentos.

Apesar das diferenças, a ideia de ambos métodos é abranger o maior número de colaboradores possível e trabalhar a integração entre eles.

Saiba como elas podem beneficiar o seu negócio

Inicialmente, a vantagem de contar com uma metodologia ágil tão escalável e abrangente é o mindset único que a integração traz. Todos os departamentos passam a compreender a dinâmica do trabalho sob a mesma visão, tornando a agilidade mais presente e natural no cotidiano.

Além disso, a empresa passa a notar uma melhora na velocidade de entrega dos projetos, pois, como citado, a integração evita retrabalhos e falha na comunicação entre os colaboradores.

Também vale citar visibilidade, algo que é um dos pilares das metodologias ágeis. É possível transparecer de forma muito mais objetiva quais as metas estratégicas da empresa, aumentando o comprometimento de todos com esses objetivos.

É comum que em uma empresa tradicional, o conhecimento desses objetivos seja algo restrito aos executivos e diretores de departamento. Quando isso ocorre, os outros membros de equipe não conseguem ter o mesmo comprometimento, já que nem mesmo existe uma ideia clara de onde a empresa deve chegar.

Assim, ao escalar essas práticas para outros setores do negócio, essa visibilidade é criada, aumentando o engajamento de todos da companhia.

Entenda as principais vantagens de adotar metodologias ágeis

Contar com metodologias ágeis nos processos empresariais é uma prática que oferece diversas vantagens, tanto a curto quanto a longo prazo. Confira a seguir as principais vantagens em aderir a essa tendência.

Menos retrabalho

As metodologias ágeis permitem entregas mais frequentes, o que ajuda a reduzir o retrabalho da equipe, já que o cliente poderá fornecer mais feedbacks, validando o produto final em pequenas partes.

Mais transparência nos processos

As metodologias de desenvolvimento ágil ajudam a ampliar o nível de conhecimento que as equipes têm sobre o status do projeto e a qualidade dos produtos de trabalho, por exemplo. Essa gestão visual trazida pelas metodologias ágeis permite que todos os envolvidos possam ter conhecimento de tudo a qualquer momento, melhorando a produtividade e o alinhamento das tarefas desenvolvidas.

Valorização do negócio

Uma empresa com processos organizados e alinhados com a estratégia e metas permite uma maior entrega de valor ao usuário uma notável otimização de processos. Desse modo, as metodologias ágeis são o caminho certo para gestores que desejam aumentar a qualidade do que é entregue ao cliente e eliminar o gasto de tempo em coisas que não agregam valor.

Maior satisfação dos clientes

Qualquer empresa depende de clientes satisfeitos para ser bem-sucedida. Clientes satisfeitos são aqueles que são atendidos tanto em seus requisitos explícitos quanto em suas expectativas. A adoção de métodos ágeis é de grande utilidade nesta busca por atender tanto às necessidades explicitas quanto às expectativas implícitas. Produtos bem desenvolvidos, alinhados aos requisitos e entregues dentro do prazo certamente fazem com que o cliente se sinta feliz e satisfeito.

Nós, da ProMove, buscamos extrair o que há de melhor em todos da equipe, ao prestar nosso serviço de consultoria. Diversas práticas que utilizamos têm sido úteis para empresas que desejam

Utilizamos diversas práticas que, efetivamente, trazem diversos benefícios para os negócios, uma vez que realizamos uma verdadeira integração com os diversos departamentos interessados no produto, de modo que todos conseguem ter a visão necessária de como as coisas funcionam.

Entendeu como o SAFe Framework é útil para melhorar os processos empresariais? Quer saber como a ProMove pode auxiliar a sua empresa no processo de implantação das metodologias ágeis? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

David Zanetti

Sua expertise abrange desde a aplicação das melhores práticas do CMMI até o gerenciamento ágil de projetos, melhoria de processos e otimização de fluxos de trabalho, conduzindo as empresas a alcançarem resultados excepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
6 de setembro, 2024

Kanban vs. Scrum: entenda as diferenças e semelhanças

No universo das metodologias ágeis, Kanban e Scrum são duas abordagens amplamente adotadas para a gestão e melhoria de processos em projetos de software e outras ...
Ler artigo
Agilidade
19 de julho, 2024

Métricas Ágeis: como medir performance, qualidade e planejamento

Frequentemente identificamos empresas no mercado que buscam metodologias ágeis como Scrum, Kanban ou XP para melhorar o desempenho e...
Ler artigo
Agilidade
28 de junho, 2024

CMMI e Agilidade: integrando abordagens para otimizar processos

No desenvolvimento de software, organizações frequentemente exploram frameworks e modelos como o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e metodologias ágeis...
Ler artigo