Imagem de destaque

Escrito por: Mariano Montoni

Quando: 7 de maio de 2018

ProMove Soluções: implementação de CMMI Development V2.0

A implementação de CMMI é uma busca cada vez mais comum em empresas para ganhar competitividade no mercado.

Não existe busca mais desafiadora para uma equipe de TI do que a otimização de seus processos de desenvolvimento. O que muitos profissionais da área não sabem, no entanto, é que existem diretrizes objetivas e de fácil acesso que podem ajudar nesse desafio.

Neste post, vamos explicar o que significa o CMMI e como usá-lo na sua empresa para consolidar a qualidade do seu produto e serviços de TI. Vamos começar?

O que é CMMI?

Desde a década de 1990, o governo americano sentiu a necessidade de avaliar a maturidade de empresas das quais comprava softwares. Eles precisavam ser confiáveis e com performance garantida para a demanda crescente de tecnologia na gestão governamental, principalmente em seu Departamento de Defesa.

Foi dessa busca por uma avaliação mais regulamentada de softwares e serviços de TI que o Instituto de Engenharia de Software americano criou o CMMI: uma sigla para Capability Maturity Model Integration, ou modelo integrado de capacidade e maturidade.

Com a sua importância para a maior potência do mundo, o CMMI tornou-se uma referência para benchmarks de empresas no mercado tecnológico e um padrão para licitações do tipo em outros países — inclusive no Brasil.

Dentro desse modelo está o CMMI-DEV, focado em desenvolvimento de produtos e serviços. Em março de 2018, foi anunciada a nova versão CMMI Development V2.0 com revisões minuciosas que trazem uma forma mais otimizada para avaliar práticas e metodologias utilizadas dentro de departamentos de TI.

Atualmente, o CMMI Development V2.0 tem 5 níveis de maturidade no controle de processos, indo do nível 1, quando não há nenhum controle ou previsibilidade na implementação de projetos, até o nível 5, quando os processos são completamente otimizados e há um foco na melhoria contínua de processos.

Como a implementação de CMMI Development V2.0 ajuda a sua empresa?

A princípio, o CMMI foi utilizado apenas como uma avaliação para participar de licitações governamentais, mas suas definições são tão úteis no mercado que seus benefícios acabaram se estendendo para o desenvolvimento de qualquer produto ou serviço digital:

Benchmark de Desenvolvimento

Com a comparação das melhores práticas do CMMI com a forma como sua equipe opera hoje, é possível identificar com precisão em que posição sua empresa se encontra em relação a outros players do mercado. Esse é o ponto inicial de novas estratégias de otimização e economia.

Redesenho de processos

A partir dessa visão de negócio, é possível implementar o CMMI Development V2.0 para impactar significativamente a forma como seu departamento de TI entrega serviços e produtos. A adequação ao modelo traz otimização de tarefas, economia de recursos e agilidade em etapas importantes do desenvolvimento, como iteração, teste e validação.

Aumento da qualidade de entrega

O objetivo da adequação ao CMMI Development V2.0 é ter em mãos um produto ou serviço mais bem resolvido, com confiabilidade em seus processos e, consequentemente, mais qualidade na versão final.

O modelo incentiva a equipe de TI a buscar excelência e padronização em seus processos. Isso garante constância nos resultados e uma imagem mais estável de empresa eficiente perante o mercado.

Por que contratar a ProMove?

Conseguir todas essas melhorias em processos de desenvolvimento para se adequar às melhores práticas do CMMI Development V2.0 nem sempre é uma tarefa simples. A implementação de estratégias de otimização geralmente envolve muito planejamento e um conhecimento amplo sobre redesenho de processos de desenvolvimento.

Atualmente, a ProMove é reconhecida por auxiliar na implementação, bem como na avaliação do CMMI Development V2.0 como referência e benchmarking atuando em duas frentes:

  • por um lado, ajudando o governo Brasileiro a criar termos de referência para licitações e contratação de serviços tecnológicos com qualidade e confiabilidade no processo;
  • por outro, auxiliando empresas que buscam esse nível de maturidade para concorrer por contratos públicos ou se destacar no mercado com processos otimizados e qualidade de entrega.

Ou seja, a ProMove tem hoje a expertise mais ampla do Brasil em implementação e redesenho de processos no desenvolvimento de software. Se você deseja um processo mais eficiente para sua empresa e seu time, uma consultoria conosco pode ser a resposta para mudar o patamar do seu produto e serviços de TI.

Como funciona a consultoria de CMMI Development V2.0?

A ProMove oferece uma metodologia exclusiva de consultoria voltada para a certificação de CMMI Development V2.0, que é dividida em quatro etapas principais:

1. Diagnóstico

Como qualquer consultoria, o primeiro passo para a otimização de processos é o levantamento da situação atual da empresa. Essa etapa começa por um diagnóstico que identifica quais pontos das listas de requisitos — dos níveis 1 a 5 de cada área de prática — já estão presentes nos processos de desenvolvimento. Isso leva em torno de 1 a 2 semanas.

O que ainda não está em conformidade com as melhores práticas do CMMI Development V2.0 são pontos chamados de gaps, apresentados ao cliente por meio de um relatório. Esse documento será a origem das informações necessárias para os próximos passos.

2. Implantação

O foco da consultoria ProMove é atacar e resolver esses gaps identificados. Isso é feito com a implantação e configuração de ferramentas, redesenho de processos e revisão de templates de documentos — etapa que dura de 1 a 2 meses.

Geralmente, boa parte da execução nesse momento passa por questões de gestão de projetos. A ProMove indica, implementa e integra na equipe de TI ferramentas como Trello, Jira, Bitrix, Asana e Redmine. No nível 3, essa mudança pode dar um passo além, com softwares e processos de automação de desenvolvimento, como Selenium, Sonar e VSTS.

Essa etapa também envolve a capacitação de pessoas. Alguns treinamentos são dados às equipes de forma que elas fiquem aptas a trabalhar nesse novo modelo produtivo. A consultoria só atinge seu potencial máximo quando há pessoas engajadas nesse objetivo.

3. Execução

Diagnóstico feito, saídas apresentadas e planejamento concluído, é hora de partir para a execução da nova estratégia de otimização em desenvolvimento.

Essa etapa pode durar entre 4 e 6 meses. Ela funciona como um projeto de contínuo aprimoramento dos processos de desenvolvimento. Os processos redesenhados dependem de feedbacks em todas as partes envolvidas e são refinados ao longo do tempo. É um trabalho em conjunto entre empresa e consultoria.

4. Certificação

Essa etapa é opcional, já que não é necessária a certificação em CMMI Development V2.0 para aproveitar os benefícios que esse modelo traz para a produtividade da empresa. Mas essa parte da consultoria é recomendada para negócios que pretendem participar de licitações.

Como a ProMove auxilia o governo a definir os pré-requisitos de qualidade e confiabilidade para assinar um contrato público, nós somos a escolha perfeita para acompanhá-lo nessa jornada.

Ao final do processo, toda a documentação é coletada e enviada para a avaliação do CMMI Institute, que certifica a empresa por um período válido de 3 anos.

Ou seja, se a sua empresa quer ter mais chances em licitações públicas ou deseja apenas otimizar processos de desenvolvimento para melhorar a qualidade do seu produto, a implementação de CMMI é um modelo perfeito como guia.

E se você se interessou em buscar esse nível de otimização e confiabilidade nos processos com a implementação de CMMI V2.0, a ProMove é a escolha ideal para ajudá-lo a traçar esse caminho para o sucesso! Por que você não entra em contato conosco agora mesmo?

Mariano Montoni

Possui mais de 20 anos de experiência em impulsionar a excelência nos processos de empresas de tecnologia, realizando mais de 150 avaliações oficiais nos modelos CMMI e MPS.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
28 de junho, 2024

CMMI e Agilidade: integrando abordagens para otimizar processos

No desenvolvimento de software, organizações frequentemente exploram frameworks e modelos como o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e metodologias ágeis...
Ler artigo
Segurança da Informação
24 de junho, 2024

Gestão da Segurança da Informação: Guia prático para pequenas e médias empresas

Segurança da informação é a palavra do momento. Todas as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, sejam ela...
Ler artigo
Segurança da Informação
18 de junho, 2024

CIS Controls: Um caminho essencial para higiene cibernética na sua empresa

A segurança da informação tornou-se uma preocupação central para a área de TI. Diversos ...
Ler artigo