Gestão da Segurança da Informação: O que é e como aplicar?

ProMoveSegurança da InformaçãoGestão da Segurança da Informação: O que é e como aplicar?
Gestão da Segurança da Informação: O que é e como aplicar?

Na mesma velocidade em que a tecnologia avança, a chamada “indústria hacker” também cresce. A gestão de segurança da informação tornou-se urgente, independente do segmento de atuação ou do tamanho da empresa, proteger os dados coletados deve ser uma das prioridades da organização.

O que é a gestão de segurança da informação?

De uma forma resumida e clara, a gestão de segurança da informação é um conjunto de processos e metodologias desenvolvidos e implementados para proteger dados corporativos. 

Esses procedimentos têm por objetivo garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, atuando contra acessos não autorizados, mau uso, divulgações indevidas, cópias não autorizadas, destruição ou alterações.

Para que a gestão de segurança da informação flua de forma preventiva e não reativa, esses esforços são realizados de forma estratégica e coordenada, utilizando ferramentas de monitoramento, firewall, métodos de backup, antivírus e várias outras práticas.

Qual a importância da gestão de segurança da informação na empresa?

Como já mencionamos, a gestão de segurança da informação vem ganhando destaque dentro das organizações devido a sua importância para as empresas. O Brasil registra um dos maiores indicadores de fraudes e ataques virtuais do mundo, o que torna fundamental proteger os dados armazenados.

A gestão de segurança da informação está fundamentada em quatro pilares:

  • Confidencialidade:  Deve ser estabelecidos limites de acesso às informações. Apenas pessoas autorizadas pelo detentor dos direitos dos dados devem ter acessos a eles.
  • Integridade: As informações devem ter suas características originais conservadas. É preciso garantir o ciclo de vida da informação (origem, manutenção e destruição), controlando as mudanças, sempre priorizando as características de criação ou estabelecidas pelo proprietário da informação.
  • Autenticidade: Garantir a identidade de quem está produzindo e manipulando os dados.
  • Disponibilidade: As informações devem sempre estar disponíveis para uso.

Com base nesses pilares são realizados os planejamentos e implementações de metodologias, atividades, recursos e serviços dentro da organização, sempre visando a segurança das informações.

Desta forma, as empresas que possuem uma boa gestão de segurança da informação conseguem manter sua infraestrutura de TI e seus dados dentro de uma zona controlável de confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade.

Como aplicar ou melhorar a gestão de segurança da informação na sua empresa?

Separamos cinco dicas para aplicar ou melhorar a gestão de segurança da informação na sua empresa, visando um gerenciamento mais estratégico e eficaz.

1 – Tenha uma política de segurança da informação:

Tudo está relacionado a criação de normas e metodologias que devem ser adotadas pela organização. A criação de uma política de segurança da informação ajuda a tornar parte da cultura organizacional da empresa.

Essa cultura deve ser absorvida por todos, alcançando todas as camadas da hierarquia, afinal todos devem ter consciência sobre a importância de proteger os dados do negócio.

É fundamental que a política englobe o controle de acessos aos sistemas e a rede corporativa, assim como estabeleça regras para utilização dos dados. 

2 – Identifique e acompanhe os riscos de segurança da informação:

É indispensável que se tenha um conhecimento a respeito dos riscos e vulnerabilidades da empresa, identificando os pontos de melhorias, para que se possa atuar e acompanhar. 

Existem pessoas e empresas especializadas em realizar consultorias e auditorias para identificação desses pontos, dependendo do porte da empresa, essa pode ser uma ótima opção.

3 – Mantenha os recursos, serviços e métodos atualizados:

Assim como a tecnologia e inovações estão em constante evolução, a segurança da informação também deve estar. Por isso a importância de manter todos os métodos, recursos e serviços atualizados.

É possível contratar um serviço de monitoramento da infraestrutura de TI, automatizando esse processo.

4 – Possua backups e planos de contingências:

Criar uma rotina de backups é fundamental. Dê preferência a processos automatizados, sem intervenção humana. Porém a criação de cópias de segurança não elimina a necessidade de um plano de contingência, ou seja, tenha sempre um plano B.

Ter estratégias de recuperação dos dados, em caso de ataques, é primordial para qualquer negócio.

5 – Tenha uma equipe de TI estratégica:

Uma equipe de TI que atua de forma estratégica, com proatividade e sempre de forma preventiva será sempre a melhor opção. É fundamental que a equipe de tecnologia apresente uma atuação mais analítica e menos operacional, otimizando a gestão de segurança da informação.

A gestão da segurança da informação é um ponto primordial para conquistar a confiança dos clientes e o crescimento do negócio. Uma boa gestão deve fazer parte da cultura da empresa, sendo essencial para o bom funcionamento da organização.

About the author

Sócio-Fundador da ProMove - Business Innovation, empresa que presta consultoria em melhoria de processos de software em organizações de todo o Brasil. Trabalho com TI desde 2003, quando fiz parte do grupo de qualidade da COPPE-UFRJ. Já fui desenvolvedor .Net, C# e atualmente ajudo empresas que desejam melhorar sua cultura de engenharia de software para obter maior produtividade e qualidade em suas entregas de software ou de serviços de TI. Também sou especialista em modelos de maturidade e qualidade como CMMI, MPS.Br, ISO, CERTICs e entusiasta de métodos ágeis e de produção enxuta como Lean e Kanban.
2 Responses
  1. […] Sócio-Fundador da ProMove – Business Innovation, empresa que presta consultoria em melhoria de processos de software em organizações de todo o Brasil. Trabalho com TI desde 2003, quando fiz parte do grupo de qualidade da COPPE-UFRJ. Já fui desenvolvedor .Net, C# e atualmente ajudo empresas que desejam melhorar sua cultura de engenharia de software para obter maior produtividade e qualidade em suas entregas de software ou de serviços de TI. Também sou especialista em modelos de maturidade e qualidade como CMMI, MPS.Br, ISO, CERTICs e entusiasta de métodos ágeis e de produção enxuta como Lean e Kanban.PrevNext […]

Leave a Reply