Entenda os impactos do Machine Learning em seus negócios!

ProMoveAutomationEntenda os impactos do Machine Learning em seus negócios!
machine-learning

O mercado de TI (tecnologia da informação) é um dos mais felizardos no que diz respeito a novas ferramentas. Os gestores agradecem, já que são recursos que facilitam o dia a dia de trabalho e garantem resultados mais eficientes. Esse é o caso do machine learning, que permite aos sistemas atuarem de acordo com cada cenário, favorecendo o nível de automação.

A ferramenta pode impactar muito o ambiente corporativo. Uma organização com mão de obra excessivamente operacional pode dar vez à tecnologia e evitar falhas nas entregas. Além de isso garantir qualidade, traz muitas vantagens no que diz respeito à satisfação do cliente.

Ainda não está muito familiarizado com o assunto? Então, leia este post! Você vai entender o que é o machine learning e como ele pode afetar positivamente o seu negócio. Confira!

O que é machine learning?

Machine learning pode ser traduzido, literalmente, como “aprendizado de máquina”. Trata-se de uma nova tecnologia que faz com que os computadores executem tarefas rotineiras sem a necessidade de programação prévia.

A ferramenta oferece a um software uma forma de ele aprender e entender padrões de funcionamento da máquina por meio de recursos de inteligência artificial. O resultado disso é um equipamento que detecta, de forma automática, qual a melhor maneira de trabalhar perante determinadas situações. O melhor: nada disso precisa de intervenção humana.

A dinâmica é baseada em dados e algoritmos que combinam as informações, como ferramentas de análise e estatísticas previamente filtradas. Uma vez armazenado o aprendizado, o machine learning pode auxiliar de diversas formas. Veja alguns exemplos:

  • filtragem contra spam;
  • ranqueamento em sites de busca;
  • reconhecimento de caracteres;
  • reconhecimento de imagens;
  • bloqueio de ameaças de rede.

Mas nem tudo é fácil. O maior obstáculo enfrentado pelos profissionais é treinar os softwares corretamente para que eles reconheçam efetivamente os padrões de trabalho. Isso dificulta porque, muitas vezes, os dados disponíveis não são tão claros, comprometendo o machine learning.

Outro problema enfrentado é que são necessárias muitas informações para que o código seja criado sem mão de obra.

Qual a finalidade do machine learning?

O principal objetivo é fazer com que a tomada de decisões seja mais objetiva e acertada, além de aumentar e otimizar a produtividade da empresa. Isso porque a ferramenta automatiza e acelera as tarefas rotineiras, evitando contratação excessiva de pessoal e melhorando os resultados.

Outra finalidade do machine learning é monitorar as atividades e seus desempenhos. Esses dados são armazenados e passam a ser reconhecidos como padrões. O resultado disso é um funcionamento mais rápido e otimizado.

Quais as principais mudanças que ele traz?

Automatização da análise de dados

As informações e os dados de uma empresa devem ser muito conhecidos por um gestor. É esse conhecimento que assegura uma decisão acertada e permite que as etapas fluam. Essa automação é especialmente benéfica no período em que vivemos, com tanta informação borbulhando.

É nisso que o machine learning atua, já que ele não só sintetiza, como também melhora a visualização de todos esses dados. O resultado disso é poder analisar as informações de forma simples, mas sem deixar de lado aspectos importantes desses dados.

Gerenciamento abrangente dos dados

Essa é uma das melhores notícias a respeito do machine learning: ele é melhor alimentado quando os dados são maiores e complexos, ou seja, funciona com mais eficiência.

Como são necessárias diversas informações para que os padrões sejam criados e replicados, o machine learning atua otimizando os resultados, sem deixar de lado nenhuma informação.

Em resumo: se o machine learning trabalha melhor com uma quantidade grande de dados, os resultados são ainda mais claros e objetivos.

Análise de conteúdo

Uma das funcionalidades do machine learning é a capacidade de analisar a relação da empresa com o seu público-alvo. Isso porque o espaço virtual permite que seja analisada uma infinidade de dados de pesquisas, avisando os gestores a respeito dos alertas que cada usuário recebe.

Também existem formas de se personalizar os conteúdos de uma campanha. Tudo para aumentar o engajamento e, consequentemente, a receita de uma empresa.

Personalização de serviços

Por meio do histórico das interações e dos dados, os algoritmos permitem identificar a preferência dos clientes de uma empresa. Mas não é só isso: ele também é capaz de ajustar os conteúdos e produtos mais indicados para seu público-alvo.

Para você ter uma ideia do funcionamento, lembre-se da Netflix. O serviço de streaming, que oferece milhares de títulos de filmes e séries a usuários do mundo inteiro, utiliza a tecnologia para armazenar como seus clientes interagem com seus serviços.

Uma forma é analisar os campos de pesquisa e, posteriormente, sugerir títulos similares. É gerado, então, um comportamento ainda mais próximo. O telespectador assiste ao título procurado e passa a ver cada vez mais os títulos oferecidos. Assim, fica mais satisfeito, já que a empresa entende o que ele quer e do que ele gosta.

Redução de custos

Com o aumento da produtividade oferecido pelo machine learning, também fica mais fácil reduzir os gastos da empresa e praticar a gestão de custos.

Uma forma de isso acontecer é por meio da aprendizagem da máquina, que substitui serviços prestados por terceiros ou por mão de obra própria por resultados mais rápidos e certeiros.

Essa economia permite que uma empresa se recupere de algum momento de crise, já que não precisará gastar com contratações e terceirizações, ao mesmo passo que aumentará sua capacidade de atender seu público-alvo.

Aumento da fidelização do cliente

Nós já vimos que o machine learning é capaz de otimizar os processos e entregar resultados mais personalizados ao seu cliente, não é mesmo? O resultado não poderia ser diferente: você terá um consumidor mais satisfeito e fiel a sua marca.

Existem inúmeras vantagens para que uma empresa implemente o machine learning em seu setor de TI. Além de melhorar a produtividade, ele é capaz de eliminar gastos e angariar novos clientes para sua companhia.

Não deixe de capacitar e treinar sua equipe para que eles estejam aptos a entender e a trabalhar com essa inovação. Desenvolva técnicas de motivação e garanta colaboradores ainda mais eficientes.

Entendeu como o machine learning pode afetar os negócios? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.