Confira 4 dicas para tornar sua equipe de TI mais eficiente

ProMoveBest practicesConfira 4 dicas para tornar sua equipe de TI mais eficiente
equipe de ti

Um dos setores mais cobrados nas empresas, com certeza, é o de tecnologia. Com o avanço do universo digital, os colaboradores dessa área têm sido cada vez mais pressionados a buscar soluções inovadoras que, muitas vezes, não estão ao alcance da empresa. Por causa da cobrança desmedida, é comum que a equipe de TI apresente pessoas desmotivadas, que realizam entregas improdutivas e com baixa qualidade.

Porém, nem tudo está perdido! Existem medidas que o time de gestão pode adotar para motivar os funcionários e voltar a atingir metas e resultados. Confira algumas das principais e veja quais delas se encaixam na realidade de sua equipe. Boa leitura!

1. Trabalhe com metas claras e objetivas

Se um colaborador não sabe onde vai chegar, dificilmente terá ânimo para percorrer o caminho, e isso vale tanto para as metas individuais quanto para as coletivas. O ideal é que os projetos sejam divididos em pequenas etapas, com prazos de entrega preestabelecidos. Além disso, cada colaborador deve estar ciente de qual será sua responsabilidade em meio a um conjunto de tarefas.

Dessa forma, todos conseguem se sentir parte do time e, portanto, passam a se engajar mais na entrega. Lembre-se, também, de oferecer premiações para cada meta atingida e/ou algum tipo de bônus para os profissionais mais empenhados.

2. Invista em uma boa ferramenta para abertura de chamados

Essa é a melhor forma de interligar os colaboradores do seu setor com os outros departamentos de uma empresa. Além da instantaneidade, um software de help desk oferece a possibilidade de arquivamento e distribuição de tarefas — tudo de forma automática. Com o tempo, esses registros podem munir relatórios de produtividade para serem reportados à liderança.

Outra vantagem da ferramenta é a formalização de todos os procedimentos realizados pela equipe, evitando atritos desnecessários e possíveis esquecimentos — além, é claro, de facilitar o atendimento.

3. Ofereça oportunidades de crescimento para a equipe de TI

Para garantir que a empresa esteja operando sempre com as melhores tecnologias disponíveis e acessíveis, é fundamental reter os profissionais que mais se destacam. A melhor forma de reduzir a rotatividade e conseguir criar equipes de alto desempenho é permitir que os colaboradores cresçam e se especializem. Investir em cursos e treinamentos de capacitação é uma ótima alternativa.

Invista, também, em gestão por competências. Ajude os colaboradores a identificarem suas maiores fraquezas e limitações, além de estabelecer, com eles, as medidas para contornar a situação. Ao entender a individualidade de cada um, você estará investindo em uma equipe cada vez mais eficiente e inovadora.

4. Saiba dar feedbacks imediatos

É muito comum os casos de funcionários que insistem em erros simplesmente por acreditarem que estão fazendo a coisa certa. No fim das contas, o maior culpado pela situação é o gestor, que possui a responsabilidade de comandar e guiar sua equipe rumo ao sucesso. Os colaboradores precisam saber se estão indo bem ou se podem melhorar.

Mas atenção: o feedback precisa ser dado instantaneamente para minimizar prejuízos ou incentivar acertos. Além disso, a regrinha de ouro ainda vale:

  • feedbacks positivos devem ser dados em público;
  • feedbacks negativos devem ser repassados em conversas particulares, com um tom de incentivo, e não de repreensão.

Com essas dicas, sua equipe de TI se tornará mais eficiente, com colaboradores proativos e que buscam os melhores resultados para a empresa. Lembre-se de que a produtividade de um grande grupo é reflexo de um bom trabalho de gestão; logo, ao melhorar os resultados do time, você estará demonstrando que também se especializou como gestor.

Quais outras dicas você conhece e que podem transformar a equipe de TI em uma verdadeira máquina de resultados? Deixe a resposta nos comentários ou use o espaço para sanar alguma dúvida em relação aos tópicos abordados!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.