Imagem de destaque

Escrito por: David Zanetti

Quando: 25 de maio de 2022

Cibersegurança: Como lidar com ataques de Ransomware?

Com a transformação digital e as constantes inovações tecnológicas, a cibersegurança deixou de ser um assunto exclusivo do interesse dos profissionais de TI. Os constantes ataques ransomware que vem acontecendo nos últimos anos têm provocado alarmes para o mundo corporativo.

Apesar da popularização desses termos, ainda existem muitas dúvidas a respeito dos riscos e principalmente, como se proteger.

 

O que é o Ransomware?


Ransomware é uma espécie de malware que bloqueia os acessos dos usuários a suas contas, arquivos pessoais ou sistemas, um “sequestro digital”.

Os hackers infectam todos os dispositivos conectados à rede, muitas vezes criptografam os arquivos, impedindo a sua utilização, para liberação dos acessos é exigido um resgate.

Esse tipo de ataque vem sendo uma das maiores preocupações das organizações, sendo capaz de gerar prejuízos gigantescos, podendo levar a empresa à falência.

 

Como se proteger e evitar possíveis ataques?


A cibersegurança está fundamentada em dois pontos principais: Infraestrutura tecnológica e adequação comportamental. Não adianta investir nas melhorias tecnologias de proteção sem conscientizar os usuários acerca dos riscos.

Apesar óbvio, a melhor forma de se proteger de um ransomware é evitando que ele ocorra, investir em programas de proteção em tempo real, é fundamental. Algumas tecnologias anti-exploit são capazes de proteger programas vulneráveis.

A base de qualquer sistema básico de segurança está em um bom antivírus e um firewall, estes devem ser utilizados em suas versões profissionais, que não apresentam brechas e intermitências presentes nas versões gratuitas.

Como já mencionamos a conscientização dos usuários é essencial, porém é imprescindível um sistema de segurança específico para os e-mails, eles são, na maioria dos casos, a porta de entrada para o ransomware.

Um recurso primordial, que pode vir a salvar os dados da empresa é a utilização de backup de segurança. Crie uma rotina de backup, desta forma os arquivos estarão mais seguros.

 

O que fazer em caso de ataques de ransomware?


Em casos de ataques o mais importante é não ceder e pagar o resgate, não há nenhuma garantia que os criminosos irão devolver seus dados após o pagamento. O ideal é procurar profissionais especializados que possam te auxiliar no resgate de seus dados.

Existe a possibilidade de utilizar descriptografadores ou algum produto de segurança, em ambos os casos não é garantido que os arquivos serão recuperados, porém a infecção será eliminada.

Elaborar uma infraestrutura de cibersegurança, tendo como base o modelo de negócio da organização, sempre avaliando os riscos e desenvolvendo estratégias de segurança será sempre a melhor opção.

Como já falamos, a melhor estratégia será sempre evitar o ataque, porém é importante elaborar um plano de Disaster Recovery (recuperação de desastres), prevendo situações em que os dados e informações serão colocados em risco.

Desta forma, durante um ataque, será possível conter a ameaça, evitando que ela se espalhe pela rede, causando prejuízos irreversíveis.

 


Matérias Semelhantes

Gamification
17 de julho, 2017

6 passos iniciais para aumentar a motivação de equipe

Uma empresa precisa de funcionários motivados. Para isso, é preciso entender que existem fatores básicos e primitivos que devem existir antes de qualquer metodolo...
Ler artigo
Melhorias de Processo
19 de julho, 2017

Governança de TI: Obtenha crescimentos reais e saudáveis com essa estratégia!

A Promove participou há pouco tempo de um evento sobre governança em empresas familiares, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro...
Ler artigo
Melhorias de Processo
20 de julho, 2017

6 dicas cruciais para evitar falhas na gestão de projetos

Para não ocorrerem falhas na gestão de projetos, é preciso um bom planejamento e uma comunicação eficaz entre os colaboradores e as equipes. Nesse sentido, os ...
Ler artigo