Como atingir metas em projetos? Conheça dois métodos essenciais!

ProMoveBest practicesComo atingir metas em projetos? Conheça dois métodos essenciais!
como atingir metas

Para que o setor de projetos saiba como atingir metas, é essencial que elas sejam definidas com clareza. Mas é preciso ir além: a equipe de trabalho deve conhecer bem os processos e o que é necessário para que eles sejam concluídos com sucesso.

Ao adotar métodos eficientes e conforme às necessidades organizacionais, a jornada da empresa é facilitada.

A seguir, vamos falar com você sobre o investimento em um plano de ação e, depois, detalhar dois métodos básicos para que seus colaboradores atinjam a meta idealizada. Confira o post e tire suas dúvidas!

Entenda por que investir em um plano de ação

Um plano de ação bem definido é essencial para que a equipe de projetos trabalhe com eficiência.

É necessário que a direção da empresa participe das decisões e motive seus funcionários, fornecendo as ferramentas certas e o tempo hábil para a conclusão de tarefas.

Também é fundamental que sejam adotados métodos para o cumprimento dos objetivos, de modo que todos trabalhem em congruência e organizados.

O plano de ação também ajuda a equipe a visualizar que passos devem ser tomados para que o projeto seja finalizado conforme o cliente pediu e dentro das promessas da empresa. É indispensável, portanto, que todos participem da escolha do método adequado.

Veja duas formas de como atingir metas em projetos

Agora que você entende a importância do plano para alcançar os objetivos da empresa, confira 2 métodos essenciais que vão otimizar as ações da sua equipe:

1. 5W2H

O 5W2H é um método que pode ser utilizado por qualquer pessoa e na busca de qualquer objetivo. Na gestão de projetos, ele ajuda a responder perguntas básicas sobre o trabalho. São elas:

  • O que fazer?
  • Onde fazer?
  • Por que fazer?
  • Quando fazer?
  • Quem vai fazer?
  • Como será feito?
  • Qual o custo?

Essas são informações que, embora básicas, podem não ficar claras na rotina de trabalho, principalmente se não existir planejamento.

Ter a certeza dessas respostas ajuda a equipe a entender qual é o papel de cada colaborador e como as tarefas devem ser desempenhadas para que o projeto seja finalizado.

O 5W2H também auxilia na percepção de que um grande projeto depende de pequenas tarefas que, quando executadas com excelência, oferecem resultados satisfatórios.

2. Meta SMART

A meta SMART é um dos métodos mais utilizados para que as empresas alcancem as metas e gerenciem as atividades necessárias durante o processo.

Ela está relacionada a uma sigla em inglês, que corresponde às seguintes palavras em português:

  • S, específico;
  • M, mensurável;
  • A, alcançável;
  • R, relevante;
  • T, temporal.

A técnica possibilita que gestor e equipe visualizem o objetivo de maneira prática e clara, com atividades delimitadas e prazos definidos, já que ela trabalha a partir de estimativas reais.

É possível destrinchar a sigla desta forma: por específico, o gestor deve entender que, quanto menos abrangente for a meta do projeto, mais facilmente ela será atingida.

Se você quer aumentar o faturamento, por exemplo, seja claro na porcentagem que deseja atingir.

Na parte de mensuração, é importante que a empresa estipule quanto tempo é necessário para a conclusão das etapas e quanto isso vai custar. Tal estimativa ajuda a equipe na montagem do cronograma e motiva os funcionários a atingirem o objetivo.

Já por alcançável, é preciso que o gestor entenda que é necessário traçar metas possíveis, evitando a desmotivação dos colaboradores e a necessidade de desistência do plano de ação.

Como relevante, entende-se a importância da conclusão dos objetivos para a empresa e para o projeto em questão. Ou seja, se não for importante, a meta não tem motivo para ser desempenhada.

Por fim, temporal deve ser visto como a importância do deadline para evitar a procrastinação e estimular o trabalho diário da equipe.

É preciso adotar técnicas sem medo

Adotar técnicas efetivas para organizar as atividades e entender claramente o que é necessário para atingir um objetivo é um dos desafios dos gestores de projetos.

Por isso, é fundamental conhecer a realidade da empresa e capacitar os colaboradores para utilizarem os métodos com excelência.

Entendeu como atingir metas com métodos práticos? Quer saber mais sobre o assunto e aprender soluções para seus processos? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das atualizações!

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.