Imagem de destaque

Escrito por: David Zanetti

Quando: 5 de agosto de 2021

Scrum Master: O que é? Como se tornar?

O Scrum é um framework poderoso para implementar processos ágeis no desenvolvimento de software e outros projetos. Essa estrutura altamente adotada utiliza iterações curtas de trabalho e reuniões diárias para lidar com partes distintas de um projeto em sucessão até que o projeto seja concluído. O Scrum Master é responsável pela eficácia do Time Scrum. Eles fazem isso permitindo que o Time Scrum melhore suas práticas, dentro do framework Scrum.

Scrum Masters são verdadeiros líderes que servem ao Time Scrum e à organização como um todo.

No artigo de hoje explicaremos as atribuições e responsabilidades de um Scrum Master e como você pode fazer para se tornar um. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o papel do Scrum Master!

 

Definição do Scrum Master


O Scrum Master é o líder de uma equipe Scrum e é responsável por defender um projeto, fornecer orientação à equipe e ao Product Owner e garantir que todas as práticas ágeis sejam seguidas pelos membros da equipe.

O Scrum Master não apenas aborda todas as facetas do processo de desenvolvimento ágil, mas também atende ao negócio, produto, equipe e indivíduos e facilita a comunicação e colaboração entre todos esses elementos.

 

Quais suas funções?


A função de Scrum Master foi criada como parte do framework Scrum. O nome foi inicialmente planejado para indicar alguém que é um especialista em Scrum e pode, portanto, treinar outras pessoas. 

O Scrum Master também é responsável por melhorar as interações entre a equipe Scrum e a organização, a fim de maximizar a produtividade da equipe Scrum. Finalmente, o Scrum Master é responsável por organizar e facilitar as reuniões da equipe como o Daily Meeting, Sprint Planning e Sprint Retrospective.

 

Papel do Scrum Master


O Scrum Master atende ao Time Scrum de várias maneiras, incluindo:

  • Treinando os membros da equipe em autogestão.
  • Ajudando o time a focar na criação de incrementos de alto valor que atendam à DoD (Definição de Pronto).
  • Causando a remoção de impedimentos ao progresso do time.
  • Garantindo que todos os eventos Scrum ocorram e sejam positivos, produtivos e mantidos dentro do tempo determinado.


O Scrum Master atende ao Product Owner de várias maneiras, incluindo:

  • Ajudando a encontrar técnicas para definir metas de produto e gerenciamento do backlog do produto.
  • Ajudando o time a entender a necessidade de itens do backlog do produto de forma esclarecida.
  • Ajudando a estabelecer o planejamento empírico do produto para um ambientes complexos e de incerteza do mercado.
  • Facilitando a colaboração das partes interessadas, conforme solicitado ou necessário.


O Scrum Master atende a organização de várias maneiras, incluindo:

  • Liderando, treinando e orientando a organização na adoção das melhores práticas do Scrum.
  • Planejando e aconselhando as implementações de Scrum dentro da organização.
  • Ajudando os funcionários e as partes interessadas a compreender e implementar uma abordagem empírica para trabalhos complexos e indeterminados.
  • Removendo barreiras entre as partes interessadas e as equipes Scrum.

 

O Scrum Master não é um Gerente de Projetos


O Scrum pode ser difícil de entender para aqueles que estão acostumados com processos de desenvolvimento de software mais tradicionais. A falta de hierarquias, a possibilidade de a equipe ter que se autogerenciar, estimar com story points são novidades que vão contra a forma de trabalhar a que muitos estão acostumados. 

Talvez uma das coisas mais complicadas de entender é que ele propõe quebrar hierarquias. Sem ter um Gerente de Projetos que funcione como “chefe”, não há cargos intermediários, nem alguém dizendo a ninguém como trabalhar. Muitas pessoas tendem a imaginar os papéis de Product Owner e Scrum Master em uma hierarquia que os coloca como superiores à equipe, com o poder de tomar decisões irrefutáveis ​​e a autoridade para punir os membros da equipe que não estão trabalhando “adequadamente”. 

Ao tentar entender o propósito do Scrum Master, seu papel é geralmente imaginado como aquele que é responsável por muito mais coisas do que o que ele realmente faz. É uma função diferente de tudo a que estamos acostumados e a melhor maneira de entendê-la é simplesmente compartilhando as melhores práticas do mercado. 

 

Como se tornar um Scrum Master


Duas organizações bem reconhecidas, a Scrum Alliance e Scrum.org, oferecem treinamento e certificações em Scrum.

A Scrum Alliance, fundada em 2001, é uma das organizações mais influentes na comunidade ágil. É uma associação sem fins lucrativos com mais de 500.000 profissionais certificados em todo o mundo. 

A Scrum Alliance oferece as seguintes certificações Scrum:

  • Certified Scrum Master (CSM): CSMs agem como líderes servos, ajudando o resto da equipe Scrum a trabalhar em conjunto e aprender o framework Scrum.
  • Certified Scrum Product Owner (CSPO): CSPOs são indivíduos que estão mais próximos do lado comercial do projeto. Eles são encarregados pela organização de lançar o produto e espera-se que façam o melhor trabalho possível para satisfazer todas as partes interessadas. 
  • Certified Scrum Developer (CSD): A certificação CSD expõe os alunos às ferramentas e técnicas mais importantes que precisam ser aplicadas para construir um bom software na forma iterativa e incremental que o Scrum sugere.
  • Certified Scrum Professional (CSP): Um CSP desafia as equipes Scrum a melhorar a forma como o Scrum e outros métodos Agile são implementados para cada projeto.

Enquanto, a Scrum.org foi fundada em 2009 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os criadores do Scrum. Eles se definem como uma organização global, dedicada a melhorar a profissão de entrega de software reduzindo as lacunas, para que o trabalho e os produtos de trabalho sejam confiáveis.

A Scrum.org oferece certificações Professional Scrum Master (PSM) em três níveis:

  • PSM I: Os detentores do certificado PSM I provam que entendem o Scrum conforme descrito no Guia do Scrum e os conceitos de aplicação do Scrum.
  • PSM II: Os detentores de certificado PSMII provam que têm uma compreensão dos princípios básicos do Scrum e podem aplicar efetivamente o Scrum em situações complexas do mundo real.
  • PSM III: Os detentores do certificado PSMIII têm um profundo entendimento da aplicação e das práticas do Scrum e dos valores Scrum em uma variedade de situações complexas de equipe e organizacionais.

 

Considerações Finais


A adoção de métricas responsáveis de um Scrum Master facilita o fluxo de projetos, equipes e entregas. Ainda mais na área de TI, que vê seus processos se tornarem mais simples e eficientes. 

Quer saber mais sobre treinar um Scrum Master na sua empresa? A ProMove pode te ajudar, entre em contato!

 

David Zanetti

Sua expertise abrange desde a aplicação das melhores práticas do CMMI até o gerenciamento ágil de projetos, melhoria de processos e otimização de fluxos de trabalho, conduzindo as empresas a alcançarem resultados excepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
2 de maio, 2024

Certificações para empresas de TI: Saiba quais são as mais importantes

À medida que os negócios expandem e aumentam sua base de clientes, é comum que as organizações necessitem demonstrar certos níveis de gestão e governança, co...
Ler artigo
Certificação
22 de abril, 2024

Certificação ISO 27001: O que você precisa saber para implementar a norma

A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardizat...
Ler artigo
Certificação
17 de abril, 2024

O que é CMMI e como usar? Aprenda aqui!

CMMI significa Capability Maturity Model Integration (Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado) e como o próprio nome diz é um modelo ...
Ler artigo