Imagem de destaque

Escrito por: Marcelo Costa

Quando: 8 de junho de 2018

Consultoria em DevOps: por que vale a pena o investimento?

Otimizar os processos do setor de Tecnologia da Informação é o objetivo de todo gestor. Muitos já perceberam que a consultoria em DevOps é o caminho mais seguro, mas será que você já chegou a essa conclusão?

Esse é um assunto que está bastante em voga no segmento de TI. Afinal, a junção entre desenvolvimento e operações já é uma prática bastante adotada nas organizações e que pode ser aprimorada por meio dos consultores especializados.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: vale a pena apostar nessa ideia? A resposta é sim, mas ainda falta elencar os motivos que justificam esse retorno. É isso que faremos neste post a partir dos desafios do DevOps, das vantagens dessa prática e de seu funcionamento.

Então, que tal se aprofundar no assunto? Acompanhe!

Quais são os desafios do DevOps?

Essa pergunta é importante, mas requer primeiro uma conceituação do que é DevOps. Diferentemente do que muitos pensam, esse termo não se refere a uma ferramenta ou tecnologia específica. Na realidade, trata-se de um conjunto de práticas que, junto a instrumentos adequados, permite realizar uma mudança cultural no ambiente empresarial.

Nesse cenário, o DevOps surge da implantação de ferramentas voltadas ao treinamento dos colaboradores, assim como das modificações em práticas de desenvolvimento e da transformação cultural, que impacta a implementação do software.

Essa, portanto, é a base do DevOps, uma ação surgida da necessidade de sistematizar a implementação de softwares e automatizar a entrega para agilizar os resultados. Ao mesmo tempo, essa prática também permite um alinhamento maior e fundamental para efetivar a resposta de solicitação do usuário de modo eficaz e ágil.

Diante desse contexto, é preciso listar os desafios enfrentados por quem executa essa ação:

Implantação de ferramentas

O ideal é contar com instrumentos apropriados de suporte para que a concretização seja a melhor possível. As ferramentas também são imprescindíveis em diferentes etapas, como monitoramento de desempenho do software, verificação da escalabilidade, entre outras.

Automação de testes

O desafio aqui é garantir a qualidade do processo. Mesmo com uma submissão rápida, o DevOps permite que os testes sejam executados antes da entrega ao cliente, o que traz melhores resultados.

Reorganização do desenvolvimento de softwares

Uma nova configuração surgiu a partir das tecnologias em nuvem, que trouxeram mais alternativas para escalar processos. É o caso, por exemplo, de vários equipamentos e um cluster.

Nesse caso, o cloud computing permite alocar outro cluster e usá-lo de maneira dinâmica quando necessário. Como consequência, há mais possibilidades de expansão, além de esse procedimento ser mais fácil do que para empresas com infraestrutura local.

Em suma, percebe-se que o DevOps exige uma mudança cultural, porque as áreas de operações e desenvolvimento devem trabalhar de forma integrada. Isso pressupõe que as equipes compartilhem informações e tenham a mesma meta para que todos atuem em prol do mesmo objetivo.

Por que contratar uma consultoria em DevOps?

O contexto apresentado anteriormente evidencia a necessidade de contratar esse serviço. Vários fatores justificam essa demanda. Confira os principais a seguir.

Aumento da agilidade

As equipes de desenvolvimento e operações ficam alocadas em suas funções e focam o progresso de softwares complexos. Com isso, têm pouco tempo para analisar como a implementação do DevOps está sendo realizada.

A tendência é que a equipe acredite que o processo está sendo executado corretamente e em um tempo hábil, mas isso nem sempre corresponde à realidade. Já a consultoria contribui com uma visão externa e que visa à agregação de novos procedimentos, soluções e ferramentas que resolvam o problema da organização.

Capacitação da equipe

A mudança cultural exigida na equipe só é efetivada quando os colaboradores são treinados e buscam ferramentas mais adequadas, que efetivamente auxiliem seu trabalho.

Os consultores externos contribuem para essa visão e demonstram como cada profissional pode ter uma postura de autogestão para automatizar os processos que estão sob sua responsabilidade.

Adequação da empresa ao novo contexto

O DevOps será implementado de maneira personalizada. Ele nunca será exatamente igual em todos os negócios, porque cada organização tem um método de trabalho. Por isso, aplicar uma fórmula pronta pode ser um problema que impedirá o alcance do efeito esperado.

Por sua vez, a consultoria consegue ajustar os recursos disponíveis conforme as particularidades e especificidades da empresa. O resultado é um fluxo de trabalho mais adequado para o cenário da sua organização.

Como funciona a consultoria?

Esse processo atua conjuntamente com a empresa para que, no futuro, a própria organização consiga se desenvolver e gerenciar suas atividades. Portanto, o objetivo é fornecer autonomia.

Para isso, é realizado um treinamento no estilo coaching com a organização desenvolvedora de software. Esse processo varia, tanto em tempo quanto em método. Porém, a duração costuma ser de, em média, 2 anos.

Sobre a metodologia, a escolha dependerá da área e das ferramentas a serem agregadas. O mais comum é analisar os possíveis gaps e entrevistar o cliente para identificar os problemas principais na atualidade. A partir dessa ação, o consultor consegue avaliar como o restante do trabalho será desenvolvido.

A necessidade de usar métodos diferentes fica bastante visível quando há um cliente que requer atuação maior no gerenciamento de tarefas e outro que precisa aprimorar a automação de testes para desenvolver a qualidade e as métricas. Esse é um dos aspectos que faz o atendimento ser humanizado.

Esse é, aliás, um dos principais pontos a serem observados. É fundamental que o consultor ouça o cliente, observe o fluxo de trabalho e, somente depois disso, busque soluções adequadas. Essa é a melhor maneira de chegar a uma performance de mais qualidade.

Quais são os benefícios da consultoria para a empresa?

As principais vantagens obtidas para seu negócio estão listadas a seguir.

Montagem de um time adequado de DevOps

A equipe precisa ter qualidade e ser capacitada para atuar nessa área. A partir dos objetivos traçados, o consultor consegue identificar efetivamente qual é a melhor forma de fazer isso.

Estruturação da cadeia de ferramentas adotada

O DevOps depende de recursos e instrumentos apropriados para alcançar seu potencial máximo. Definir as ferramentas mais adequadas ajuda a alcançar esse resultado. Entre elas, podemos citar as de:

  • automação, como Java, JUnit e NUnit;
  • automação em testes funcionais, como o Selenium;
  • automação de deploy, por exemplo, Team Foundation Server (TFS) e Jenkins.

Elaboração de um plano de longo prazo

A consultoria oferece uma visão mais completa e a capacidade de elaborar um mapa de longo prazo do que deve ser implementado, em qual estágio deve ocorrer e o que se ganha com cada ação.

Esse planejamento ajuda a contornar os problemas diagnosticados e eliminá-los, com uma definição mais clara de onde se está, qual objetivo precisa ser alcançado e quais etapas são necessárias para atingir o propósito.

Como você pôde perceber, contratar uma consultoria em DevOps faz todo o sentido, especialmente para melhorar a escalabilidade da ação e implementação de mudanças. Então, que tal encontrar a empresa que ajudará a efetivar esse processo?

Na ProMove Business Innovation, temos uma equipe de profissionais qualificados e prontos para ajudar seu negócio a crescer. Aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e ver como podemos ajudar!

Marcelo Costa

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ. Trabalha com infraestrutura, avaliação e melhoria de processos de software desde 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
2 de maio, 2024

Certificações para empresas de TI: Saiba quais são as mais importantes

À medida que os negócios expandem e aumentam sua base de clientes, é comum que as organizações necessitem demonstrar certos níveis de gestão e governança, co...
Ler artigo
Certificação
22 de abril, 2024

Certificação ISO 27001: O que você precisa saber para implementar a norma

A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardizat...
Ler artigo
Certificação
17 de abril, 2024

O que é CMMI e como usar? Aprenda aqui!

CMMI significa Capability Maturity Model Integration (Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado) e como o próprio nome diz é um modelo ...
Ler artigo