Imagem de destaque

Escrito por: Mariano Montoni

Quando: 2 de julho de 2018

Cobit: como este framework pode melhorar os processos de sua empresa?

Tomar decisões é uma das tarefas mais difíceis de um gestor de sucesso, principalmente aqueles que precisam lidar com a gestão de Tecnologia da Informação para que toda a organização trabalhe de forma eficiente.

A busca incansável por melhores resultados e pela diminuição de erros operacionais pode tornar a rotina exaustiva, mas existem formas de melhorar os processos de uma empresa. É aí que surge o Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology, um framework com foco na governança de TI.

Quer saber mais a respeito do Cobit e como você pode adotá-lo para otimizar a produtividade da sua empresa? Continue a leitura e garanta o sucesso na sua gestão de TI!

O que é Cobit?

O Cobit é um framework mantido por uma equipe de desenvolvimento da ISACA (Information Systems Audit and Control Association), uma associação independente e sem fins lucrativos de mais de 140 mil profissionais de governança, segurança, risco e garantia de 187 países. É um conjunto de práticas e recomendações para a governança do setor baseado em quatro premissas:

  • planejar e organizar;
  • adquirir e implementar;
  • entregar e suportar;
  • monitorar e avaliar.

Para garantir sua funcionalidade, o Cobit tem 34 processos e 210 pontos de controle. O framework já está na sua quinta versão e segue sendo um dos preferidos dos gestores.

Não devemos esquecer que a governança de TI é crucial para o bom funcionamento de uma empresa, já que é responsável por administrar as informações, controlar os serviços de TI e garantir que a tecnologia seja uma aliada nos processos da empresa.

Diante disso, o Cobit chegou para auxiliar a organização a padronizar seus processos de segurança da informação e a administrar problemas.

Por que devo utilizá-lo?

São muitas as vantagens de usar o Cobit para a governança de TI. Confira as principais:

Mais segurança da informação

O Cobit garante que a segurança da informação da empresa seja melhorada. Isso acontece por que ele é capaz de aumentar o controle e de difundir boas práticas na organização. Assim, é possível diminuir riscos e problemas de vazamento e comprometimento dos dados.

Maior possibilidade de melhorias

Esse framework ajuda os gestores a visualizarem quais melhorias podem ser feitas no setor de TI. É possível identificar problemas e lacunas e, dessa forma, melhorar os processos da empresa.

Criação de linguagem comum

Adotar o Cobit também ajuda a padronizar a comunicação entre todos os colaboradores de uma empresa, já que ele estabelece uma linguagem comum de trabalho. Isso resulta em informações coerentes e em menos riscos na gestão de TI.

Aumento da eficiência em TI

Uma das maiores vantagens do Cobit está no fato de que ele alinha as necessidades de uma empresa. Isso torna possível implementar melhorias necessárias para a otimização de processos, o que interfere diretamente na rotina de uma organização.

O Cobit permite que gestores visualizem quais práticas e investimentos não servem mais para a empresa, possibilitando que sejam substituídos ou extinguidos de uma vez por todas.

Como deu para perceber, o Cobit pode mudar a governança de TI da sua empresa, possibilitando melhorias, facilitando a tomada de decisões, padronizando a comunicação e sendo um aliado na sua gestão. O que está esperando para implementá-lo hoje mesmo em sua empresa?

Aproveite e conheça também as 4 habilidades e competências de um gestor de sucesso e revolucione ainda mais a situação da organização onde você trabalha!

Mariano Montoni

Possui mais de 20 anos de experiência em impulsionar a excelência nos processos de empresas de tecnologia, realizando mais de 150 avaliações oficiais nos modelos CMMI e MPS.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
6 de setembro, 2024

Kanban vs. Scrum: entenda as diferenças e semelhanças

No universo das metodologias ágeis, Kanban e Scrum são duas abordagens amplamente adotadas para a gestão e melhoria de processos em projetos de software e outras ...
Ler artigo
Agilidade
19 de julho, 2024

Métricas Ágeis: como medir performance, qualidade e planejamento

Frequentemente identificamos empresas no mercado que buscam metodologias ágeis como Scrum, Kanban ou XP para melhorar o desempenho e...
Ler artigo
Agilidade
28 de junho, 2024

CMMI e Agilidade: integrando abordagens para otimizar processos

No desenvolvimento de software, organizações frequentemente exploram frameworks e modelos como o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e metodologias ágeis...
Ler artigo