Certificação CMMI: conheça os benefícios alcançados por empresas brasileiras

ProMoveCertificaçãoCertificação CMMI: conheça os benefícios alcançados por empresas brasileiras
Certificação CMMI: Conheça os benefícios alcançados por empresas brasileiras

Em um mercado no qual a TI se tornou centro estratégico de planejamento de negócio, ter uma equipe eficiente e um trabalho otimizado pode fazer toda a diferença. Neste post, você vai entender melhor o que é a certificação CMMI, quais são as oportunidades para as empresas brasileiras e como ela pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

O que é a certificação CMMI?

O modelo integrado de capacidade e maturidade (conhecido por sua sigla em inglês CMMI) é um conjunto de práticas desenhadas como um framework. Seu objetivo é permitir que empresas de todos os tipos otimizem seus processos tecnológicos, buscando mais eficiência e qualidade de entrega.

O modelo é americano e foi criado a pedido do Departamento de Defesa dos EUA para padronizar a seleção de fornecedores de software. Atualmente, ele se divide em três ramos:

  • CMMI-DEV, para o desenvolvimento de produtos e serviços;
  • CMMI-SVC, para o fornecimento contínuo de serviços;
  • CMMI-ACQ, para aquisição de produtos e serviços.

O objetivo dessa certificação é incentivar gestores tecnológicos, em conjunto com outros diretores da empresa, a aumentar a organização, a previsibilidade e a confiabilidade de sua produção. Seu foco está na transição entre 5 diferentes níveis de maturidade:

  • Nível 1 – Inicial: quando há pouco ou nenhum controle da TI sobre processos.
  • Nível 2 – Gerenciado: quando há um planejamento de ações, mas elas são quase todas reativas.
  • Nível 3 – Definido: quando há uma organização nos processos em uma estrutura melhor definida.
  • Nível 4 – Quantitativamente gerenciado: quando já existe controle de processos por meio de monitoramento e mensuramento, para análise de relatórios e índices comparativos.
  • Nível 5 – Otimização: quando existe controle total dos processos produtivos, incluindo inovação e otimização constante do modelo para uma competitividade crescente e exponencial.
Neste Webinar, você confere tudo sobre a nova versão do modelo CMMI e como implementar nas empresas. Mariano Montoni, sócio-diretor da ProMove Soluções e Lead Appraiser do CMMI, comanda a apresentação.

Webinar e Material CMMI Development 2.0

Qual o atual cenário do modelo no Brasil?

No Brasil, além das vantagens trazidas pela adoção do modelo, o CMMI se estabeleceu como referência para que o governo faça a aquisição de softwares. Mesmo assim, a procura pela certificação diminuiu nos últimos anos.

Alguns especialistas apontam a crise econômica no país como principal causadora da mudança, mas também há uma questão de desconfiança. Afinal, todo esse modelo foi desenvolvido há algum tempo, e alguns profissionais de TI imaginam existir uma obsolescência que torna a certificação CMMI desnecessária.

Mas é exatamente essa resistência das empresas brasileiras que pode se tornar a sua vantagem competitiva. Recentemente, o modelo foi atualizado para o CMMI Development V2.0, trazendo novas práticas para a otimização de processos baseadas em tecnologias que estão se popularizando pelo mundo.

Além de permitir a competição por contratos públicos, ter uma certificação CMMI hoje pode transformar uma empresa em referência tecnológica. Quando a crise impede muitos concorrentes de se moverem, é hora de um gestor de TI com visão de negócios buscar eficiência e otimização para ter mais qualidade e produtividade, não importa o cenário.

Quais as vantagens em se adotar a certificação CMMI?

Agora que você está devidamente contextualizado, vamos para os exemplos práticos de como a certificação pode ajudar a sua empresa a produzir mais e com mais qualidade. Veja abaixo as principais vantagens que tornam o modelo CMMI tão atraente.

Maior controle produtivo

O objetivo principal da implementação desse modelo é a capacidade de monitorar e controlar os processos de desenvolvimento e entrega de softwares e serviços. Isso significa ter uma visão geral do fluxo produtivo, desde o planejamento até a execução.

Com indicadores comparativos relevantes, fica fácil entender onde estão os pontos fortes e fracos da sua equipe e do seu projeto, adaptando o desenvolvimento às necessidades levantadas.

Mais produtividade

Processos otimizados e um fluxo mais simples de trabalho sempre vão se traduzir em aumento de produtividade no mundo corporativo. Somado a isso, a certificação CMMI permite a inclusão de uma estrutura mais inteligente de comunicação interna. A empresa tem mais ferramentas para produzir e mais integração para colaborar.

Iteração constante

O que pode ser medido sempre pode ser melhorado, certo? Nos níveis mais altos do CMMI, o controle da produção é tão bem integrado ao trabalho do gestor que fica fácil buscar constantemente a melhora de processos e o aumento da produtividade que citamos anteriormente.

Ao mesmo tempo em que você busca otimizar o trabalho da sua equipe, ela tem as ferramentas necessárias para otimizar um código, polir um produto ou aprimorar a entrega de um serviço. O sucesso hoje é movido por inovação, e por isso a iteração constante é uma vantagem competitiva tão importante para quem trabalha com softwares.

Mais agilidade para atender demandas

As demandas do público acompanham a velocidade com que a tecnologia avança. Logo, empresas de sucesso nesse novo mercado são aquelas que identificam e alcançam nichos antes das concorrentes, consolidando-se como uma referência entre aquele público.

Para conseguir atingir esse ponto de agressividade, qualquer negócio precisa de uma TI organizada e pronta para responder a uma demanda o mais rápido possível. Nesse sentido, a certificação CMMI garante exatamente que você tenha a inteligência e a otimização de processos necessárias para conseguir esse feito.

Menos riscos no planejamento

Se há tanto controle na capacidade produtiva da sua empresa, os riscos no planejamento são muito menores. É possível mapear demandas e sugerir processos que atinjam seus objetivos gastando menos e com mais qualidade na entrega. Previsibilidade é uma das palavras-chave para empresas que buscam se certificar em CMMI.

Maior satisfação do cliente

Processos bem definidos e monitorados, agilidade na resposta às demandas e, principalmente, muita qualidade na entrega ao seu cliente: são essas as características de uma TI que leva a sua empresa a satisfazer o cliente com sucesso — e que se tornaram cada vez mais importantes com o passar do tempo.

Em um mercado acirrado e volátil, essa satisfação significa entregar um produto ou serviço de qualidade com preço acessível, e que supere expectativas. No caso das concorrências públicas, trata-se de uma forma de se destacar como uma solução prática, confiável e segura.

Tudo isso parte da busca de um gestor de TI por eficiência e otimização produtiva em processos tecnológicos — seja em aquisição, desenvolvimento ou fornecimento de softwares. Nesse cenário, a certificação CMMI é o caminho mais curto para atingir seus objetivos.

Confira a apresentação completa feita pelo Lead Appraiser CMMI Services, Mariano Montoni. Neste webinar ele fala sobre os conceitos básicos de gestão de serviços e deu detalhes sobre como implementar processos com CMMI Services.

Webinar CMMI Services

O que você está esperando para elevar o controle e a eficiência da sua TI? Entre em contato conosco e entenda como a ProMove pode ajudar na implementação do modelo CMMI e na avaliação da sua empresa na hora de conseguir esse importante certificado!

About the author

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.
3 Responses
  1. Diogo Silva

    Boa noite, uma dúvida me surgiu, podemos dizer então que CMMI é um modelo de certificação de organizações?

    1. Mariano Montoni

      Olá, Diogo, exato. O CMMI é usado para avaliar organizações possibilitando fazer benchmarking de empresas. Dessa forma, contratantes de serviços de software, como o governo Brasileiro e Americano, tem uma forma confiável de selecionar empresas que se preocupam com qualidade e desempenho dos processos aumentando as chances de sucesso das contratações. Recentemente, o CMMI Institute lançou uma certificação pessoal chamada de CMMI Certificate. As pessoas que forem participar da equipe de avaliação do CMMI na versão 2.0 precisam ter essa certificação. Assim, o CMMI atualmente serve tanto para certificar empresas quanto pessoas também. Espero ter respondido sua dúvida. Uma abraço, Mariano

Leave a Reply