Imagem de destaque

Escrito por: admin

Quando: 26 de janeiro de 2024

Inside Sistemas

A Inside Sistemas precisava aumentar a visibilidade em tempo real do desempenho da equipe, além de obter feedback cada vez mais instantâneo sobre o seu desempenho e, com isso, conhecer os pontos de melhorias individuais e/ou de equipe. Veja neste case como a ProMove ajudou a Inside Sistemas a implementar uma estratégia de gamification para aumentar o engajamento e o conhecimento da equipe.

 

Sobre a empresa

Segmento: Fábrica de Software

Porte: Médio

Objetivo: Melhorar a produtividade da equipe

A Inside Sistemas é pioneira e líder no segmento de software ERP para empresas de segurança. Ela desenvolve e aprimora o Sistema Service que otimiza os processos administrativos e gerenciais, oferecendo a seus clientes automação e agilidade na gestão das empresas desse segmento.

 

O problema

Nos últimos anos, a Inside nao tinha visibilidade em tempo real do desempenho da equipe e, se os seus colaboradores e times precisavam de algo específico para melhorá-lo em um tempo adequado.

Esse feedback era feito trimestral ou semestralmente, não atendendo à expectativa dos colaboradores nem da diretoria. Além disso, a equipe tinha metas arrojadas, em que apenas alguns analistas conseguiam alcançar. Os que não conseguiam ou batiam na trave consequentemente desanimavam.

Perceberam então, que o time precisava obter feedback cada vez mais instantâneo sobre o seu desempenho e, com isso, conhecer os pontos de melhorias individuais e/ou de equipe.

 

Solução

Como a Inside já possuia indicadores, a ProMove, após a análise dos indicadores estratégicos, apoiou a revisão de processos, a ludificação, a definição das regras do jogo e os tabuleiros (com o tema RPG – Andarilho, Aprendiz, Arqueiro, Guerreiro e Mago).

Cada colaborador poderia após a execução das tarefas dos tabuleiros-base (Andarilho e Aprendiz) seguir a trilha com que mais se alinhava: Qualidade de Atendimento, Produtividade e Ensinamento.

Hoje, o apoio da ProMove está no acompanhamento dos indicadores e na proposta de alterações nas regras e inclusão de alguns desafios com o objetivo de alcançar os objetivos estratégicos, considerando o feedback dos próprios jogadores.

 

Resultados

Após a implementação, a Inside aumentou o engajamento e o conhecimento da equipe com desafios em 200%, além de ter acesso às suas métricas em tempo real! A empresa desenvolveu parte do processo em sua própria ferramenta de controle de chamados.

Além disso, eles acessam a plataforma da Engage para realizar tarefas adicionais e acompanhar o ranking do mês.

“Hoje quando temos uma atividade extra já perguntam se vale ponto para o jogo, já faz parte do cotidiano do setor. O próximo passo é implementar uma maneira de pontuar os apoios, como temos uma cultura muito forte de colaboração, estamos estudando uma maneira de pontuar essa questão.” Karlos Kliemann, Gerente na Inside Sistemas.


Matérias Semelhantes

Gamification
17 de julho, 2017

6 passos iniciais para aumentar a motivação de equipe

Uma empresa precisa de funcionários motivados. Para isso, é preciso entender que existem fatores básicos e primitivos que devem existir antes de qualquer metodolo...
Ler artigo
Melhorias de Processo
19 de julho, 2017

Governança de TI: Obtenha crescimentos reais e saudáveis com essa estratégia!

A Promove participou há pouco tempo de um evento sobre governança em empresas familiares, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro...
Ler artigo
Melhorias de Processo
20 de julho, 2017

6 dicas cruciais para evitar falhas na gestão de projetos

Para não ocorrerem falhas na gestão de projetos, é preciso um bom planejamento e uma comunicação eficaz entre os colaboradores e as equipes. Nesse sentido, os ...
Ler artigo