As 5 certificações em TI mais procuradas pelas empresas

ProMoveCertificaçãoAs 5 certificações em TI mais procuradas pelas empresas

Em minhas palestras nas universidades, a pergunta que os alunos sempre me fazem é: qual certificação o mercado de TI dá mais valor ao profissional? Qual das certificações em TI que estão no mercado você me indica?

São perguntas cada vez mais frequentes, ainda mais em tempos de crise no Brasil, onde o investimento em educação e treinamento está sendo cuidadosamente pensado.

Para adquirir certificados, existe um investimento que, muitas vezes vai além da taxa de inscrição para realizar a prova.

Algumas certificações, como PMP, Scrum Master e ITIL, precisam ser renovadas frequentemente (normalmente de 3 em 3 anos ou quando sai uma nova versão, que é o caso do ITIL).

Neste sentido, ser certificado é sinônimo de conhecimento diferenciado e credibilidade, fatores decisivos para as empresas que contratam serviços de TI.

As alternativas são proporcionais à quantidade de siglas que muitos colocam na assinatura do e-mail.

Enfim, como a área de TI é muito ampla, selecionei 5 certificações em TI mais procuradas pelas empresas.

Documentos que são praticamente mandatórios para conseguir ter sucesso na sua área de atuação.

1.   Certificação PMP

A certificação PMP do PMI é a maior certificação da área de gerenciamento de projetos e é, com certeza, a mais solicitada pelas empresas.

Esta é uma das certificações obrigatórias para quem quer seguir a carreira de Gerente de Projetos.

Não ter o PMP pode tirar você da lista de possíveis candidatos a uma vaga, mesmo que tenha uma extensa experiência em gestão.

Nesta certificação, o profissional deve comprovar horas de experiência em liderança e gestão e; horas de formação em gerenciamento de projetos.  

Acesse mais informações sobre esta certificação.

2. Certificação CISSP

Já na área de segurança, uma das principais certificações para profissionais de segurança da informação é a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) -(ISC)².

Nestes tempos onde o Hacker é o mais temido em todo o mundo, a área de segurança de informação está sendo valorizada de forma crescente e meteórica.

Esta certificação tem como requisitos itens atuais de segurança, tais como: segurança em nuvem, segurança para mobile (sejam os aplicativos para mobile ou os dispositivos móveis) e a gestão de riscos mais comuns ligadas à área de segurança de informação.  

Esta certificação requer um mínimo de 70% de acertos para obter a aprovação em 250 questões múltipla escolha.

Uma curiosidade que vi em no site é que o candidato não pode ter antecedentes criminais, o que fez muito sentido, considerando que pessoas são os ativos de segurança mais difíceis de controlar.

Neste site, você pode encontrar guias de estudo, dicas e indicações de cursos para aumentar as suas chances de sucesso no exame da Certificação CISSP.

Veja esta matéria do exame que fala um pouco sobre a importância do analista de segurança na área de TI.

Os 7 profissionais mais disputados na área de TI

3. Certificação VMware VCP – Cloud

Na área de infraestrutura, desenvolver ou comprar serviços de Cloud Computing está virando quase que a sobrevivência para a maioria das empresas, sejam elas de TI ou não.

Isso porque o baixo custo dos serviços oferecidos nesta plataforma tem atraído e deixado praticamente todos satisfeitos com os resultados de custo x benefício obtidos.

Por isso, com esta crescente procura pela plataforma em nuvem no mercado, a certificação  VMware VCP-Cloud está sendo a mais procurada pelas empresas, apesar de ser, relativamente, a mais nova delas.

Esta certificação exige do profissional o conhecimento sobre requisitos de instalação, configuração e administração dos ambientes em nuvem, inclusive toda a parte de segurança em nuvens.  

4. Certificação MCSD

Na área de desenvolvimento, a Microsoft lidera com uma certificação já bem conhecida pelos desenvolvedores e pelas empresas que os contratam: a Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD).

Um desenvolvedor especializado em linguagens para mobile (iOS ou Android) pode escolher a empresa que vai trabalhar, pois para este profissionais ainda existem muitas ofertas abertas.

Por isso, todo desenvolvedor que desenvolve, cria e implanta sistemas Web ou para aplicativos do Windows Phone deve se dedicar, estudar e tirar esta certificação.

Esta certificação tem a particularidade de ser realizada em três etapas: programação em HTML5 (com JavaScript e CSS3); desenvolvimento de aplicações web (ASP.NET, MVC 4 e desenvolvimento em Windows Azure) e serviços web.

5. Certificação Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL Developer Certification

Já para os profissionais especialistas em banco de dados, a certificação Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL Developer Certification é a mais procurada pelas grandes empresas.

Esta certificação possui os seguintes requisitos para que o profissional possa consegui-la: possuir conhecimento na construção de aplicações na internet em Banco de dados Oracle 9i e Oracle Database 10G e possuir conhecimentos em PL/SQL.

Com a crescente busca por metodologias ágeis, não posso deixar de mencionar que as certificações Scrum Master e Product Owner estão em crescente procura pelas empresas que contratam ágil nos últimos anos.  

Pessoas que possuem estas certificações são mais valorizadas nestas empresas.

OUTRAS CERTIFICAÇÕES

As certificações CPFS (válida enquanto não for lançada outra versão mais recente) e ITIL não estão sendo tão valorizadas quanto há alguns anos atrás, mas mesmo assim, existem poucas empresas (as que compram e vendem baseados em Pontos de Função) que valorizam e contratam estes profissionais.

A certificação CFPS (válida por três anos) em particular é exigente em relação a aprovação
(entre 80% e 89% de nota), sua prova é cheia de “pegadinhas” e tem um custo bem
alto. Por isso, poucos se aventuram a tentar esta certificação.   

Já a certificação ITIL é bem mais simples que a CFPS, já que as pegadinhas não estão
tão presentes e o custo é bem mais acessível.

Já vi empresas solicitando concorrências e editais, mas já faz alguns anos que esta exigência vem caindo.

Mas, como esta certificação aborda itens de governança de TI, que vem sendo usados cada vez mais pelas empresas, acredito que estudar o ITIL deva fazer parte dos planos de qualquer profissional de TI, mesmo que não queira fazer a prova depois.

Conseguiu entender a importância das certificações para uma carreira de sucesso em TI? 

Comente aqui quais certificações a sua empresa já possui e/ou quer possuir! A ProMove pode te ajudar nisso.

 

About the author

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ (1999). Graduada em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1996). Possui experiência na coordenação de projetos, gerência de métricas, gerência e implantação de fábricas de software e de um Project Management Office (PMO). É consultora na implantação de processos aderentes a ISO 9001, Métodos Ágeis e aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção e desenvolvimento de um framework na linguagem Java. Apresentou dois painéis na RioInfo sobre a TI diante da crise global (2009) e fábricas de software (2007). Recentemente foi convidada como palestrante do ScrumGathering Rio 2015. É certificada PMP e CSM. É implementadora credenciada e avaliadora líder do modelo MPS para Software e Serviços. É Avaliadora Líder do CERTICS.
11 Responses

Leave a Reply