Imagem de destaque

Escrito por: Mariano Montoni

Quando: 4 de outubro de 2019

Como será o futuro da Inteligência Artificial?

Quem nunca assistiu ao filme “O Homem Bicentenário”, precisa fazê-lo para ter uma ideia do convívio de humanos e robôs. Ficção? Talvez há alguns anos, mas hoje? Nem tanto. Nesse artigo, você vai entender que o futuro da Inteligência Artificial está mais próximo do que imagina.

Se antes parecia “absurdo” ver a rapidez das máquinas ao efetuar cálculos complexos, hoje elas são capazes de aprender, como as learning machines, sem mencionar deep learning.

Estou falando grego? Calma, esse é apenas o começo de grandes transformações que estão por vir.

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma ramificação da ciência da computação que estuda formas de desenvolver mecanismos que aprendam e simulem o raciocínio humano.

Quanto mais informações são inseridas nessas máquinas, mais assimilam o modo humano de pensar, fazendo desse aprendizado, uma constante.

Realmente. Aquilo que víamos em filmes de Hollywood achando que estava em um futuro distante, ficção científica, na verdade, estão se tornando obsoletos, mais rapidamente do que prevíamos.

A ficção virou realidade, e são inúmeras as áreas impactadas por essa verdadeira revolução tecnológica que está só começando.

Qual é o futuro da Inteligência Artificial?

Especialistas sugerem que a tendência natural é a de que a Inteligência Artificial terá uma maior participação no cotidiano das pessoas. Desse modo, conheça alguns projetos em andamento:

  • Carros sem motorista. O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos já iniciou estudos sobre as regras para esse tipo de mobilidade. Depois, será a vez de ônibus, táxis, caminhões sem motoristas e até aviões sem piloto. Tem coragem?;
  • Membros cibernéticos. Pessoas que tiveram membros amputados serão beneficiadas com outros mais fortes e ágeis, assemelhando-se cada vez mais aos do corpo humano;
  • Risco zero. Atividades laborais arriscadas e que colocam a saúde de trabalhadores em perigo, como é o caso da fabricação de equipamentos industriais, inclusive por envolver condições insalubres serão realizadas por robôs, ainda que controlados remotamente, por humanos, como drones, por exemplo;
  • Assistentes virtuais. Aprendendo a interagir com humanos de modo mais eficiente, os assistentes virtuais e chatbots não só atenderão, mas também darão sugestões personalizadas à medida que aprende seus hábitos, inclusive tomando decisões sem necessidade de receber instrução para isso. Já pensou chegar em casa após um dia estafante e junto com você uma pizza quentinha do seu sabor favorito? Surpresa!;
  • Identificação. Você não precisará mais andar com RG, CPF, CNH e cartões de crédito, uma vez que as transações comerciais serão feitas por reconhecimento facial, dispensando-se o porte de documentos físicos;
  • Cuidados Médicos. Imagine-se na fila de emergência de um hospital com um robô fazendo a triagem. Eles serão capazes de diagnosticar sintomas dos seres humanos de modo a estabelecer a quem cabe a prioridade de atendimento;
  • Cidades inteligentes. Eficiência no transporte, softwares que aperfeiçoem o planejamento urbano, o aproveitamento de energia renovável sustentável e o uso racional da água, assim como maior segurança serão comuns entre nós. A ideia é solucionar problemas fazendo uso de tecnologia

Novos tempos. Novas necessidades.

Não podemos nos esquecer de que o futuro da Inteligência Artificial demandará mudança em nosso modo de trabalhar, de viver e de estudar.

Sim. É verdade que muita coisa já mudou, mas a maneira como aprendemos também precisa ser, mesmo porque novas habilidades serão requeridas, não havendo mais espaço para carteira e lousa, por exemplo.

Dessa forma, simuladores com ferramentas para treinamentos diversos serão usadas, incluindo-se aí, tecnologias de realidade virtual , cujo intuito será o de aumentar o nível de engajamento, imersão e personalização.

Afinal, o foco não estará mais em instituições, mas nos indivíduos que precisarão desenvolver suas habilidades em cursos personalizados. Ainda nesse quesito, o lifelong learning unido a um EAD com funcionalidades diversas será fundamental.

Seu futuro começa hoje

Poderíamos ficar aqui descrevendo inúmeros projetos em Inteligência Artificial e não terminaríamos tão cedo, pois todas as áreas do conhecimento humano têm sido impactadas por ela, e assim deverá continuar.

Seu negócio não pode ficar de fora da chamada 4ª Revolução Industrial . Há diversas soluções em TI para tornar seu negócio mais ágil e competitivo, até para enfrentar os novos tempos que virão.

Nossa empresa é especialista em gestão de TI , trabalhando com consultoria ágil (Scrum ou Kanban) e de help desk, visando redução de custos e menor número de paradas do ambiente em TI. Tem interesse? Entre em contato conosco!

Mariano Montoni

Possui mais de 20 anos de experiência em impulsionar a excelência nos processos de empresas de tecnologia, realizando mais de 150 avaliações oficiais nos modelos CMMI e MPS.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Melhorias de Processo
18 de novembro, 2024

Governança de TI: Entenda o valor da tecnologia a serviço da estratégia empresarial

Vivemos em uma era digital, onde a Tecnologia da Informação (TI) vai muito além de resolver problemas. Hoje, a Governança de TI é fundamental para o suce...
Ler artigo
Agilidade
6 de setembro, 2024

Kanban vs. Scrum: entenda as diferenças e semelhanças

No universo das metodologias ágeis, Kanban e Scrum são duas abordagens amplamente adotadas para a gestão e melhoria de processos em projetos de software e outras ...
Ler artigo
Agilidade
19 de julho, 2024

Métricas Ágeis: como medir performance, qualidade e planejamento

Frequentemente identificamos empresas no mercado que buscam metodologias ágeis como Scrum, Kanban ou XP para melhorar o desempenho e...
Ler artigo