Imagem de destaque

Escrito por: alanaguiar

Quando: 13 de julho de 2018

Como aumentar o seu networking no mercado de TI? Confira 4 dicas!

Você sabe o motivo de as empresas realizarem tantos testes e avaliações no momento do recrutamento de um novo profissional de TI? É exatamente para conhecer melhor as características da personalidade do candidato e também os conhecimentos específicos necessários para determinada vaga.

Agora, quando uma pessoa age para sempre aumentar o networking, certamente, haverá chances bem mais promissoras na hora de se empregar ou, simplesmente, de conseguir uma remuneração melhor e, até mesmo, uma promoção. Afinal, o que ela tem de bom já será de conhecimento dos colegas de profissão.

Além disso, a rede de contatos contribui para a troca de informações, o desenvolvimento de novos projetos e, é claro, aquele QI fundamental quando o monstro do desemprego surge. Para você sempre ampliar o seu networking, vamos mostrar, neste post, 4 dicas essenciais que o ajudarão a sempre manter bons profissionais de TI ao seu lado. Vamos a elas!

1. Mantenha contato

Sendo o ponto básico para aumentar o networking, a manutenção dos contatos com amigos de faculdade, colegas do primeiro estágio e companheiros de antigos trabalhos é fundamental nessa caminhada.

Vale a pena sempre bater um papo nas redes sociais, interessando-se pelas novidades da vida de quem você conhece. Trata-se de uma atitude que deve se permear nos momentos bons e não simplesmente quando você estiver em busca de uma recolocação.

Dessa maneira, os profissionais de TI perceberão a sua presença e sempre se lembrarão de você quando determinada oportunidade aparecer. Portanto, nada de ficar isolado.

2. Participe de cursos, eventos e treinamentos

A participação em cursos, eventos e treinamentos não só amplia os conhecimentos, como também coloca você diante de vários profissionais de TI, ou seja, é uma excelente oportunidade para aumentar o networking.

Assim, aproveite o momento do cafezinho ou a dinâmica em grupo para estabelecer novos contatos, mostrando sua experiência e também dedicação. Seja dinâmico, bem comunicativo e demonstre abertura para futuras parcerias. Com isso, haverá mais pessoas dispostas a ajudá-lo, assim como você poderá ser muito útil na vida de outros profissionais. Ah, não se esqueça de sempre andar com os cartões de visita!

3. Crie parcerias para desenvolvimento de projetos

As parcerias sempre contribuem para o desenvolvimento das empresas e ainda unem profissionais em busca de ideais comuns. Ao fechar um negócio com outra equipe, certamente, você notará um crescimento do seu networking, afinal, trabalhará com outros profissionais de TI, ampliando a sua rede de contatos.

A dica é importante também na busca de soluções a curto prazo, tendo em vista que várias cabeças, pensando juntas, conseguem resultados bem mais promissores.

4. Produza conteúdo

Atualmente, como muita gente tem se conectado por meio das redes sociais, nada melhor do que produzir conteúdo de qualidade sobre o mercado, as tendências e as novidades no mundo de TI. Ao criar um blog ou página em uma determinada rede social, você perceberá o aumento do seu networking. Afinal, haverá dúvidas de leitores e troca de experiências, enfim, é uma boa alternativa para ampliar a rede de contatos.

Além de seguir as nossas dicas, lembre-se sempre de manter o bom senso, ouvindo, com atenção, os demais profissionais de TI e também mantendo-se sempre disponível para solucionar determinadas dúvidas ou simplesmente para indicar um contraponto, sempre com cautela e educação nas palavras.

Dessa forma, certamente, você vai aumentar o networking, criando mais oportunidades e a certeza de que está no caminho certo!

E aí, gostou do nosso post? Que tal agora ficar por dentro das 5 estratégias de motivação para sua equipe de TI? Não deixe de se atualizar!

alanaguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Blog
9 de outubro, 2025

Technology Readliness Review (TRL): como medir maturidade tecnológica com a escala utilizada pela NASA

O Technology Readiness Level (TRL), criado pela NASA nos anos 1970, é uma escala usada mundialmente por agências e instituições para cla...

Ler artigo
DevOps
17 de setembro, 2025

Métricas, Cultura e Engenharia de Plataforma: a tríade para um CI/CD eficiente

Apesar da popularização do DevOps e do uso cada vez mais difundido das práticas de CI/CD, muitas organizações continuam estagnadas em n...

Ler artigo
Melhorias de Processo
27 de agosto, 2025

Governança de TI na prática: do caos à excelência operacional

A governança de TI é a principal responsável por alinhar tecnologia aos objetivos de negócio, garantir conformidade com normas e reduzir...

Ler artigo