Imagem de destaque

Escrito por: Marcelo Costa

Quando: 14 de junho de 2018

Como aplicar uma cultura DevOps na empresa? Entenda!

Trabalhar com Tecnologia da Informação (TI) demanda um aprimoramento constante na entrega de serviços. É preciso evitar aumento de custos, atrasos, falhas durante o processo e diversos outros imprevistos. Por isso, superar os obstáculos em um setor de TI é cada vez mais necessário para que uma empresa do setor permaneça firme no mercado. E se lhe dissermos que implementar uma cultura DevOps é a solução para esses problemas?

Afinal, sem ela, muitas empresas do mercado de TI dividem os setores de desenvolvimento e de infraestrutura, se mantendo presas a uma cultura que distancia as tarefas e causa ruídos de comunicação entre as equipes, que realizam muitas atividades manuais e repetitivas.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como implementar o DevOps na sua empresa? Então, siga conosco e boa leitura!

O que é DevOps?

DevOps é uma cultura que aproxima os setores de operação e desenvolvimento. O objetivo é tornar os processos mais simples, integrar desenvolvedores e profissionais de infraestrutura, unir as equipes e aumentar as entregas aos clientes, agregando velocidade e qualidade a elas.

O termo vem da junção das palavras em inglês development e operations, que significam “desenvolvimento” e “operações”, respectivamente. É uma prática de construção de softwares que busca, portanto, unir essas duas áreas, automatizando os processos operacionais em todas as fases da engenharia do software.

A ideia é aumentar a frequência de implantações e também a segurança das liberações desses softwares, ajudando no lançamento de novas versões e padronizando todas as etapas de desenvolvimento.

A modalidade se faz necessária para que os colaboradores envolvidos nas operações tomem conhecimento a respeito da engenharia do software. Da mesma forma, com a cultura DevOps, os desenvolvedores também se integram aos processos de implementação de ferramentas.

Diversas empresas de TI lançam versões de softwares frequentemente, o que se torna bastante facilitado com a implementação da cultura DevOps. Inclusive, ela é também conhecida como implantação contínua, já que colabora com lançamentos de novas versões de software e registro de relatórios.

Antes da cultura DevOps, essas etapas de liberação e implementação eram feitas manualmente, aumentando a frequência de erros. Agora, os desenvolvedores controlam melhor o ambiente e monitoram as aplicações, o que antes não era executado por nenhuma das duas equipes.

Quais os benefícios?

Além de melhorar os serviços das empresas de TI, o DevOps proporciona uma série de benefícios. Veja abaixo.

Integração entre equipes de desenvolvimento e testes

Como já dissemos, a cultura DevOps une as áreas da TI e melhora a performance das equipes. Mas não é só isso. Ela ajuda na comunicação entre gestores e colaboradores. Essa fluidez é essencial para o bom resultado de uma empresa, independentemente do setor em que ela atua.

Processos facilitados

O DevOps consegue tornar os passos de um trabalho mais simples e econômicos. Isso acontece porque essa cultura prega a facilidade na integração de aplicações muito complexas, que demandariam equipes com dezenas de profissionais para implantação e monitoramento dos sistemas.

Tarefas automatizadas

Quando uma empresa adota a cultura DevOps, todos os trabalhos manuais passam a ser realizados de forma automatizada.

Essa economia de tempo permite que os colaboradores analisem as frequências dos erros e entendam como solucioná-los. Criar essa cultura em uma empresa de TI faz com que a melhoria constante se torne rotina na companhia.

Modernização da empresa

Não é possível dissociar a cultura DevOps e cloud computing. Essa característica moderniza uma empresa e torna arquivos e informações mais seguros. A computação na nuvem também reduz os custos, pois existe uma economia na criação e nos ambientes da aplicação e de banco de dados e, principalmente, na velocidade de expansão de novos recursos de software e hardware.

Análise de processos

Quando você simplifica e automatiza as rotinas da sua empresa, é impossível que não aconteça uma análise de como acontece o trabalho dentro da companhia. Isso faz com que os funcionários identifiquem gargalos e resolvam problemas recorrentes, que só custam dinheiro e atrasam as entregas.

Fortalecimento das equipes

Quando uma mudança grande acontece em uma empresa, os setores se fortalecem e colaboram entre si. É o que acontece com as equipes de TI quando a cultura DevOps é adotada.

Implementar melhorias exige que os colaboradores façam análises complexas a respeito dos serviços da empresa, ajudando no aprendizado e modernizando os conhecimentos. Essas são características imprescindíveis para times bem-sucedidos e empresas consolidadas.

Qualidade na entrega

A cultura DevOps consegue aumentar a satisfação dos clientes uma vez que os softwares são entregues com muito menos falhas e bugs. Com os procedimentos automatizados e uma equipe integrada, as etapas acontecem de forma mais rápida, simples e protegidas de erros.

Como implementar a cultura DevOps na empresa?

Integre os serviços

A repetição a respeito da integração não é à toa: sem ela, não existe cultura DevOps. Para que a cultura seja aplicada, é essencial que você transforme a realidade da cultura organizacional da sua empresa. Portanto, acabe com tudo o que engessa e limita as equipes.

Os times podem continuar sendo especializados, mas é preciso que eles conheçam cada vez mais sobre os processos que envolvem seu trabalho.

Forme equipes independentes

Se você está acostumado a modelos de trabalho em que cada um aperta um parafuso, é hora de abrir a cabeça. A hora é de criar equipes multidisciplinares e autossuficientes. Cada time deve ser capaz de passar por todo o processo de criação e desenvolvimento do produto.

No início, pode parecer assustador, mas isso torna o dia a dia mais colaborativo. Equipes independentes trabalham em harmonia e evitam erros nas entregas.

Estabeleça métricas e divulgue-as

Juntos, funcionários, gerentes e gestores precisam estabelecer dados mensuráveis para comparação de resultados. Isso facilita a avaliação do desempenho da equipe e consegue mostrar à empresa como essas mudanças estão impactando as entregas.

É preciso que a avaliação a respeito dos produtos e serviços seja tangível e concreta. Só assim é possível que todos trabalhem em busca do mesmo objetivo.

Foque a satisfação do usuário final

Não importa quem seja a pessoa que vai utilizar os softwares — é essencial que a empresa se concentre em melhorar o nível dos serviços oferecidos. Então, ajude os funcionários a realizarem e automatizarem os testes. Essa iniciativa melhora a qualidade e a confiança no software entregue, sempre buscando a melhoria da usabilidade e das funcionalidades para o usuário final.

Capacite os colaboradores

Mesmo as empresas de vanguarda podem ser reticentes quanto às mudanças organizacionais que se fazem necessárias.

Por isso, informe seus funcionários a respeito do que é a cultura DevOps e capacite-os para que trabalhem dentro do que ela prega. Invista em palestras, workshops e cursos para que os processos fiquem redondinhos e atendam às suas expectativas.

Como você pode perceber, adotar uma cultura DevOps não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso ter em mente que as equipes precisam trabalhar por conta própria e sempre focadas em oferecer o melhor aos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto e implementar essas mudanças para que a sua empresa conquiste cada vez mais espaço no mercado? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que temos para você!

Marcelo Costa

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ. Trabalha com infraestrutura, avaliação e melhoria de processos de software desde 2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Agilidade
6 de setembro, 2024

Kanban vs. Scrum: entenda as diferenças e semelhanças

No universo das metodologias ágeis, Kanban e Scrum são duas abordagens amplamente adotadas para a gestão e melhoria de processos em projetos de software e outras ...
Ler artigo
Agilidade
19 de julho, 2024

Métricas Ágeis: como medir performance, qualidade e planejamento

Frequentemente identificamos empresas no mercado que buscam metodologias ágeis como Scrum, Kanban ou XP para melhorar o desempenho e...
Ler artigo
Agilidade
28 de junho, 2024

CMMI e Agilidade: integrando abordagens para otimizar processos

No desenvolvimento de software, organizações frequentemente exploram frameworks e modelos como o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e metodologias ágeis...
Ler artigo