A Radix estabeleceu como meta obter o nível 5 do CMMI após uma evolução contínua da maturidade dos processos. A ProMove ajudou a Radix a alcançar o mais alto nível de maturidade apoiando na implementação de melhorias inovadoras. Veja neste case como a Radix conseguiu alcançar o Nível 5 do CMMI obtendo resultados expressivos de melhora no faturamento, qualidade e produtividade.
Segmento: Fábrica de Software
Porte: Médio
Objetivo: melhorias de processos com CMMI Nível 5
A Radix é uma empresa de engenharia e tecnologia focada em inteligência operacional, melhoria de processos, planejamento e gestão de produção, a Radix desenvolve projetos inovadores para empresas de óleo e gás, siderurgia, mineração, entretenimento, defesa, educação e cultura, transportes, entre outras.
Radix pretende ser reconhecida como a principal empresa de soluções de software e engenharia no Brasil e no mercado de negócios internacionais. Seu objetivo é combinar os conhecimentos de engenharia e operacionais (OT) com tecnologia da informação (TI).
A empresa possui uma extensa lista de clientes em mais de 10 setores industriais e fornece serviços e soluções nestas 3 grandes áreas de especialização:
Desde sua fundação, em 2010, Radix desenvolve projetos desafiadores e complexos.
Em 2012, a Radix dobrou de tamanho e viu a necessidade de organizar o processo de desenvolvimento de software. No final daquele ano, Radix foi avaliada no nível de maturidade 3 do CMMI-DEV.
Em 2015, em vez de ser avaliada, mais uma vez, no nível 3, a Radix compreendeu que era tempo de evoluir sua maturidade de desenvolvimento e decidiu ser avaliada no nível 5, com os seguintes objetivos:
A ProMove ajudou a Radix a otimizar os processos eliminando gargalos e perdas.
Inicialmente, os processos da Radix não estavam preparados totalmente para o nível 5 do CMMI. Os dados gerados pelos processos não permitiam uma análise adequada do comportamento dos processos em termos de produtividade e qualidade. Por exemplo, havia dificuldade em identificar a origem de defeitos nos produtos.
Após a aplicação iterativa de técnicas estatísticas de análise de dados como gráficos de controle e Monte Carlo, foi possível reduzir a quantidade de atividades e artefatos gerados pelos processos, bem como padronizar a execução de atividades e produção de artefatos.
Os processos melhorados foram adotados em novos projetos que apresentaram um desempenho melhor estatisticamente significativo quando comparado com dados de projetos passados.
A Radix obteve resultados expressivos com o alcance do Nível 5 do CMMI no ano de 2015 como aumento de mais de 100% do faturamento anual, redução de 50% dos defeitos encontrados pelo cliente e aumento de mais de 20% da produtividade.
As figuras abaixo apresentam os resultados obtidos com a implementação do Nível 5 do CMMI na Radix.
Figura 1. Resultado de aumento do faturamento com a adoção do CMMI:
Figura 2. Resultado de redução de defeitos com o CMMI:
Figura 3. Resultado de aumento de produtividade com o CMMI:
Em 2018, a Radix foi reavaliada no Nível 5 do CMMI-DEV com a adoção de BDD (Behavior Driven Development).
A adoção de práticas ágeis com BDD ajudou a reduzir 37,8% do esforço de análise de requisitos e 81,9% do esforço de teste.
Segundo o sócio-gerente da Radix, Paulo Armando Carneiro do Rego, “os profissionais da ProMove são altamente capacitados em processos e qualidade, com ótimos conhecimentos em termos de metodologias (tanto antigas, quanto novas) e desenvolvimento de sistemas. A capacitação técnica singular da equipe da ProMove é um ponto-chave para a indicação dos serviços. Desde o início da Radix, a ProMove apoia a contínua otimização e automação de processos ajudando a reduzir custos e prazos dos projetos, além de aumentar a produtividade das equipes e a qualidade dos produtos entregues ao cliente.”
Nenhum comentário aprovado.