Como a Inflor implementou Jira SDK e Software integrados na prática de agilidade

A Inflor tinha como necessidade melhorar a visibilidade sobre aquilo que deveria ser feito e controle sobre os prazos e capacidade do time em atendê-los, além de entregar de forma mais rápida e segura as demandas de customização requeridas. A ProMove auxiliou a Inflor na implantação de um processo integrado que envolve a gestão das demandas desde a central de serviços (Service Desk), até a entrega destas demandas em forma de software, passando por todo o ciclo de desenvolvimento. Veja neste case a metodologia implementada e os resultados obtidos.

INFLOR

Segmento – Tecnologia de Gestão de Ativos Biológicos, GISagri, Consultoria SAP, Sistema de Gestão Florestal, Sistema de Gestão Agrícola e Sistema de Gestão de Investimento Social

Porte – Médio

Objetivo – Aumentar a produtividade da equipe de TI sem onerar custos

SOBRE A EMPRESA

A INFLOR é uma empresa líder no mercado de sistemas para a gestão florestal. Possui tecnologia completa e exclusiva para o gerenciamento de ativos biológicos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as pessoas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo que empresas e produtores alavanquem seus ganhos através do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental. Sua essência está na transformação da tecnologia em verdadeiras raízes.

O PROBLEMA

Nos últimos anos, a INFLOR cresceu e passou a atender uma gama bem maior de clientes de grande porte, dentro e fora do Brasil. Dado este cenário, houve um crescimento grande das demandas operacionais e os processos e métodos existentes não mais se adequação ao tamanho desta operação. Era necessário melhorar a visibilidade sobre aquilo que deveria ser feito e controle sobre os prazos e capacidade do time em atendê-los. Soma-se a isso a necessidade de entregar de forma mais rápida e segura as demandas de customização requeridas.

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA PELA PROMOVE

A ProMove auxiliou na implantação de um processo integrado que envolve a gestão das demandas desde a central de serviços (Service Desk), até a entrega destas demandas em forma de software, passando por todo o ciclo de desenvolvimento. Dentro dessa solução foram estruturados os níveis de atendimento do Service Desk, juntamente com a definição e implantação de SLAs controlados de forma automática. Foram redefinidas as responsabilidades do suporte e do desenvolvimento. Todo o desenvolvimento é baseado em Sprints que são organizadas de forma sincrona e com base num plano de releases. Todos os projetos e demandas de sustentação são controladas segundo este modelo.

Foram implantadas práticas ágeis para priorização, planejamento, estimativa, análise de capacidade e desenvolvimento. Está em andamento a implantação de práticas DevOps para aumentar a qualidade dos produtos e facilitar o deploy destes nos diversos ambientes de produção e pré-produção.

FERRAMENTA

A implementação dos processos de gestão de serviços e desenvolvimentos na INFLOR foram estabelecidos com base na suite da Atlassian Jira Service Desk e Jira Software, acompanhados de alguns plugins de apoio às especificidades da operação da INFLOR.

RESULTADOS

Apesar da implantação ainda estar em andamento, pode-se notar uma maior visibilidade sobre o que ocorre em todos os níveis da operação. Isso já traz um ganho enorme na tomada de decisão da organização. Com o passar do tempo, espera-se um aumento da produtividade do time, atendendo com mais agilidade aquilo que agregar mais valor aos clientes da INFLOR. Além disso, espera-se melhorar os níveis de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados e também com a qualidade das entregas.

“Desde do início a ProMove entendeu o nosso cenário e particularidades, conseguindo assim priorizar o que realmente é mais importante para cada momento. Apesar de estarmos no início do projeto, já conseguimos observar diversos ganhos”, Geovany Spalenza, Diretor de TI da INFLOR.