Case Deloitte

A Deloitte é uma das maiores empresas globais prestadoras de serviços para os mais diversos segmentos da economia.

Em 2020, os profissionais da prática de “Operate”, da Consultoria em Tecnologia (Enterprise, Technology & Performance) da Deloitte, que oferece serviços de “Development Foundry” estabeleceu como meta alcançar o nível 3 do modelo CMMI V2.0 Development.

A ProMove ajudou a Deloitte desde a etapa de diagnóstico dos processos, passando pelo acompanhamento das ações de melhoria até a realização, em Março de 2021, da avaliação oficial Benchmark CMMI

DELOITTE

Objetivo: Alcançar o Nível 3 do CMMI V2.0 Desenvolvimento

Resultados alcançados: Realizou com sucesso avaliação Benchmark do CMMI, reduziu o retrabalho, aumentou a produtividade e qualidade dos produtos.

SOBRE A DELOITTE

A Deloitte é uma organização global de serviços profissionais estabelecida em mais de 150 países e fundada em 1845. Conta hoje com aproximadamente 345.000 profissionais em todo o mundo.

NECESSIDADE

Os objetivos de negócio da Deloitte incluem destacar-se da concorrência e aumentar a produtividade das equipes de desenvolvimento.

Devido a natureza dos projetos de alta complexidade, a empresa também identificou como objetivos de negócio aumentar o controle financeiro, a gestão e eficiência dos projetos de desenvolvimento de software.

Assim, a equipe da prática de “Operate”, da Consultoria em Tecnologia (Enterprise, Technology & Performance) da Deloitte Brasil junto com a equipe de processos identificaram a necessidade de estabelecer um projeto de melhoria de processos com a finalidade de elevar a maturidade em desenvolvimento de software das equipes, bem como ajudar a empresa a alcançar os objetivos de negócio.

SOLUÇÃO

 

Para ajudar a estruturar o projeto de melhoria dos processos da Deloitte, a equipe de processos escolheu o modelo CMMI como uma referência de melhores práticas de desenvolvimento de software.

Por ser a primeira vez que a empresa buscava aderência ao CMMI, foi decidido em conjunto com a diretoria que o escopo do projeto de melhoria seria implementar, em um prazo de 12 meses, processos de software aderentes às práticas do Nível 3 do CMMI V2.0 Desenvolvimento.

A ProMove ajudou a Deloitte a estruturar o projeto de melhoria de processos, bem como apoiou a execução de todas as atividades do projeto.

As etapas do projeto de melhoria dos processos da Deloitte foram as seguintes:

  • Diagnóstico – Nesta etapa, foi realizada uma análise da situação atual dos processos da unidade. Ao final da etapa, foi elaborado um relatório de aderência das práticas do Nível 3 do CMMI V2.0 Desenvolvimento, bem como um plano de ação para tratar os gaps.
  • Implementação – Nesta etapa, foram executadas as ações planejadas no Diagnóstico. As ações envolveram a elaboração de ativos de processos incluindo definições de procedimentos, guias e templates. Também foram realizados ajustes nas ferramentas de apoio aos processos para adequar às novas definições de processos.
  • Implantação – Nesta etapa, foram conduzidos treinamentos para todos os papéis dos projetos de software, desde treinamentos gerais nos processos, passando por treinamentos específicos em gestão de projetos, especificação de requisitos e testes e integração de sistemas, entre outros. Esta etapa incluiu também o acompanhamento do uso dos processos nos projetos. Ao longo da execução dos processos, melhorias foram identificadas e implementadas ajudando a tornar os novos processos mais adequados à realidade de cada projeto.
  • Avaliação Informal – Nesta etapa, foi realizada uma avaliação informal da situação dos processos por um especialista no CMMI não envolvido diretamente no projeto de melhoria possibilitando assim uma maior objetividade na avaliação. A partir dessa avaliação, foram realizados ajustes nos processos e foi dado o Go para a avaliação oficial Benchmark do CMMI.

RESULTADOS

Já nos primeiros meses de execução do projeto de melhoria, a unidade da Deloitte percebeu alguns benefícios com a adoção das práticas do CMMI.

Por exemplo, a implementação de procedimentos formais para tomada de decisão com base na área de prática DAR (Decision Analysis and Resolution), ajudou a mostrar para o cliente o raciocínio utilizado na tomada de decisões técnicas que tem grande impacto no projeto.

Outros benefícios quantitativos também foram percebidos nos meses seguintes a implantação dos novos processos, por exemplo, o retrabalho nos projetos alcançou o menor patamar histórico de apenas 1,5% do esforço total dos projetos.

Outros benefícios foram percebidos com relação à qualidade das especificações de requisitos. Ao final do projeto de melhoria, as especificações de requisitos elaboradas pelas equipes foram aprovadas com sucesso em mais de 90% dos critérios de controle da qualidade.

A ociosidade nos projetos também reduziu drasticamente para menos de 9% da capacidade produtiva total das equipes.

O que você está esperando para sua empresa ser a próxima?

A ProMove ajuda equipes a entregar serviços de forma mais rápida, com menor custo e mais qualidade por meio de serviços exclusivos, como consultorias em gamification, implementação de metodologias ágeis, certificações CMMI, ISO, MPS e automação com DevOps.