Como aumentar o faturamento da empresa? 5 estratégias práticas

ProMoveBest practicesComo aumentar o faturamento da empresa? 5 estratégias práticas
aumentar o faturamento da empresa

Para aumentar o faturamento da empresa, é fundamental saber como utilizar bem os recursos que ela tem disponível. No entanto, isso exige diversos fatores, tais como lidar com as informações sobre o negócio da forma mais holística possível, pensando sempre em todos os setores e procedimentos, principalmente o humano.

Hoje, a fórmula para o sucesso empresarial passa por incentivar a inovação a partir do setor de TI. Dessa forma, a primeira coisa que uma corporação deve se atentar é com o planejamento da infraestrutura de TI. Afinal, sem uma base bem estruturada, o negócio não consegue prosperar.

Pensando nisso, reunimos neste post 5 dicas para que você consiga cooperar com o aumento do faturamento da sua empresa. Acompanhe!

1. Busque soluções de ponta a ponta

Integrar sua TI é essencial para que as soluções planejadas funcionem adequadamente, desde o atendimento até as entregas.

Por exemplo, implantar sistemas que alinhem vendas com a entrega dos serviços facilita a identificação de gargalos na produtividade e diminui as taxas de refação (retrabalho) de alguns procedimentos, o que torna a operação mais eficiente.

Diminuir os custos não é o objetivo primordial nesta etapa, mas sim criar brechas em que a automatização traga melhoras significativas aos produtos e serviços entregues por sua marca.

2. Treine sua equipe para que ela seja mais apta e ágil

Quanto mais objetivo for o treinamento dos colaboradores no uso dos sistemas escolhidos pelo setor de TI — sejam softwares de gestão ou soluções na nuvem (cloud) —, melhor será a performance da sua empresa.

Assim, ao ampliar o acesso à informação, o cotidiano da sua equipe será mais produtivo e apresentará menos falhas prejudiciais à qualidade dos serviços. Esse tipo de prática pode aumentar o faturamento e a competitividade da empresa a longo prazo.

3. Utilize o TI para melhorar o marketing digital do negócio

O marketing digital faz uso de diversos métodos de publicidade online como Facebook Ads e SEO, ferramentas alternativas e complementares ao marketing convencional para captar e fidelizar clientes, compreender suas dores e elaborar uma abordagem eficiente para guiá-los na compra.

É difícil mensurar quantas pessoas leem um anúncio físico — jornais, catálogos e revistas. Em contrapartida, é possível descobrir o número de indivíduos que clicaram em uma propaganda online, por exemplo.

Portanto, se você incorporar soluções de TI ao marketing digital certamente terá mais sucesso em atingir seu público-alvo.

4. Aproveite melhor os recursos disponíveis

Seus equipamentos costumam operar com o máximo de seu potencial ou é possível elevar a capacidade de processamento dos aparatos tecnológicos que seu setor/empresa já possui?

Essa é uma das táticas de TI que podem otimizar esse departamento, transformando-o em fonte de lucro. Afinal, operar bem os recursos existentes é a melhor maneira de estimular a produtividade, sem ampliar gastos.

Um departamento de TI engajado está sempre buscando novas maneiras de facilitar a rotina dos usuários e diminuir custos.

5. Encontre oportunidades de negócio com a tecnologia da informação

Ao identificar um problema, sua TI age de maneira reativa ou proativa? É de responsabilidade do setor de tecnologia acompanhar e assegurar o funcionamento das suas operações.

Porém, nele se encontram, também, grandes possibilidades de novos negócios. Soluções inovadoras de tecnologia da informação podem garantir novas oportunidades para atender às expectativas dos clientes e ampliar sua área de atuação.

Se aumentar o faturamento da empresa fica tão mais rápido e fácil com a tecnologia, por que alguns analistas e gestores ainda hesitam em investir?

A resposta pode estar na ausência de conhecimento pleno desses benefícios. Com auxílio de uma consultoria de TI, por exemplo, você pode elaborar metas e selecionar as ferramentas ideais para implantar em seu negócio, obtendo retornos cada vez melhores em termos de desempenho e competitividade.

E então, gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento da empresa? Aproveite o gancho desta leitura e conheça o que é ISO 9001 e por que ela é tão importante para as organizações!

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.