Imagem de destaque

Escrito por: Rafael Rodrigues

Quando: 23 de março de 2018

Metodologia agile: 5 erros que devem ser evitados ao implementá-la

O mundo corporativo exige rapidez nas decisões e processos para atender às demandas atuais, que estão em constante evolução. Nesse cenário, surgiu a metodologia agile, que traz dinamicidade para priorizar a adaptação rápida às mudanças.

Sendo um contraponto aos métodos tradicionais, a ideia da sistemática ágil é apresentar vários benefícios, como redução de custos, aumento da produtividade e do retorno do investimento (ROI), além de melhorias na qualidade de produtos e serviços.

Apesar de todas essas vantagens, a implementação da metodologia ágil nem sempre é simples. Ela exige diversas mudanças e, dessa forma, alguns erros podem ocorrer ao longo do processo. Por isso, vamos listar os 5 principais que você deve evitar.

Quer saber quais são? Acompanhe a partir de agora:

1. Ignorar colaboradores e clientes

As mudanças implementadas precisam ser discutidas com todos os interessados antes de serem colocadas em prática.

A imposição da mudança sem o consentimento dos interessados oferece barreiras porque traz desconforto aos colaboradores e clientes. Isso acarreta problemas na experimentação, na execução de erros e no aprendizado e aprimoramento contínuo.

É importante considerar que não existe uma única resposta e que cada indivíduo possui competências diferentes.

Para evitar esse erro, compartilhe objetivos e metas pretendidos e busque o envolvimento de todos nesse assunto. Apresente os benefícios a serem conquistados e demonstre que a proposta é que cada um se autogerencie em prol de um propósito comum.

E o mais importante: reforce sempre que o envolvimento do cliente é fundamental, pois ele irá validar as mudanças, e, quanto mais cedo ele validar, menor o custo e impacto de fazer uma mudança.

2. Esquecer a cultura organizacional

O método agile exige mudanças de postura e comportamentais. Esse é um fator-chave para o sucesso da implementação. Porém, é preciso ter cuidado e fazer as alterações aos poucos.

Adotar esse princípio no maior projeto da empresa — que tende a ser mais complexo e envolver mais pessoas — pode ser um grande erro, porque a chance de falhas é maior. Por isso, o recomendado é avaliar o tamanho e a dificuldade do projeto-piloto antes de executá-lo.

Além disso, lembre-se de que a metodologia ágil exige uma verdadeira modificação cultural. Nesse processo, é normal que os problemas sejam expostos, como falta de responsabilidade ou de comunicação, desconfiança etc. Trabalhar questões pontuais — por exemplo, o microgerenciamento — pode ser interessante no início.

3. Deixar de lado a interação entre setores e com os clientes

A alta gestão deve fornecer o apoio necessário para a adoção dos métodos ágeis. É a partir disso que se deve desenvolver a interação entre os setores e com os clientes. Essa atitude é relevante porque melhora a comunicação e permite que as ações sejam mais bem-aceitas.

O resultado é um clima harmonioso no âmbito interno, o que facilita a busca do objetivo definido no planejamento estratégico. Em nível externo, é uma forma de atender melhor às necessidades dos clientes, satisfazendo-os.

Tenha em mente que eles devem interagir ativamente no desenvolvimento de produtos e serviços. Nesse processo, evite conflitos e busque soluções conjuntas, que trarão resultados positivos para ambas as partes.

4. Acreditar que a implementação da metodologia agile será fácil

Um erro de muitos gestores é ler sobre a metodologia agile, adotar algumas práticas e achar que já fez o suficiente. Assim, a equipe começa a, por exemplo, desenvolver sistemas em sprints de 1 a 3 semanas, fazer reuniões diárias em pé e cortar requisitos em histórias de usuários.

Essas atitudes podem contribuir, mas o resultado positivo surtirá efeito somente durante determinado período. Depois, haverá uma queda que desmotivará os colaboradores. Perceba que essa metodologia é muito sistematizada e todos os elementos são fundamentais para seu sucesso.

5. Ter um backlog sem finalização

O product backlog apresenta a lista de funcionalidades desejadas para um produto, e o sprint backlog contém a lista das funcionalidades priorizadas para a sprint.

Quando as funcionalidades do sprint backlog não estão bem definidas ou bem priorizadas, a tendência é a falha do sprint e a consequente desmotivação da equipe e retrabalho. Essa também é uma das causas principais para a entrega de baixo valor e para a velocidade reduzida da sprint.

Garanta que as funcionalidades estão descritas com detalhe suficiente para que o desenvolvedor consiga entendê-las completamente, e confirme sempre a prioridade das funcionalidades com o cliente.

Se possível, já planeje também para sprints futuras! Isso tudo irá aumentar a velocidade de seu time e, principalmente, agregar valor nas entregas para o cliente.

Ao evitar esses 5 erros, a metodologia agile tem mais chances de êxito e pode contribuir para os resultados positivos de modo realmente efetivo. Ainda ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo! Até mais!

Rafael Rodrigues

Consultor da ProMove desde 2013, Rafael é Black Belt Lean Six-Sigma, especialista em mapeamento e melhoria de processos, implementação de ferramentas, Métodos Ágeis e Segurança da Informação. Também é auditor interno e realiza treinamentos em ISO 27001. Participa de implementações e avaliações CMMI há mais de 9 anos, além de ser implementador do modelo MPS.BR.

Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário aprovado.


Matérias Semelhantes

Certificação
22 de abril, 2024

ISO 27001: O que você precisa saber para implementar a norma

A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardizat...
Ler artigo
Certificação
17 de abril, 2024

O que é CMMI e como usar? Aprenda aqui!

CMMI significa Capability Maturity Model Integration (Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado) e como o próprio nome diz é um modelo ...
Ler artigo
Certificação
9 de abril, 2024

ISO 27001: um guia para adequação à LGPD

Desde 2021, o governo criou uma nova camada de dificuldade para as organizações: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesar ...
Ler artigo